A sessão legislativa desta segunda-feira (27) se caracterizou por uma discussão mais extensa a respeito de Projetos de Lei que autorizam abertura de crédito adicional. O imbróglio tratava de parte da redação dos Projetos, que não estaria de acordo com os trâmites legais e incumbências de cada um dos poderes, legislativo e executivo. O debate, inclusive, fez com que a sessão fosse suspensa por três minutos. Ao final da discussão, que ocorreu dentro das quatro linhas do campo democrático, os projetos foram, enfim, votados.
A votação do Projeto de Lei 081/2021 também motivou discussão mais longa.
Os parlamentares também destacaram os resultados do maratonista Matheus Ehlers, que conquistou o segundo lugar na Ultramaratona 1000 KM Brasil, lembrando de incentivo financeiro disponibilizado ao atleta pelo poder legislativo municipal.
Outro destaque da sessão foi a presença do vereador Alaor Silveira, suplente do vereador Bladimir Pereira, que está resolvendo problemas particulares de saúde.
Vereador Alaor durante a sessão
Votações da Ordem do Dia:
Confira abaixo o resumo das falas dos parlamentares em tribuna:
ARLETE SILVEIRA (PP)
A vereadora iniciou falando sobre Projeto de Lei de sua autoria: “Institui em Tupanciretã o Dia e a Semana Municipal do Idoso, que será de 1/10 a 7/10. Haverá programação especial, e gostaria de convidar os idosos da comunidade que puderem se fazer presentes, observando os cuidados de prevenção do coronavírus”. Arlete também falou de campanha de arrecadação: “De 1/10 até o dia 7/10, haverá recolhimento de material de limpeza e higiene, com pontos de recolhimento da Câmara de Vereadores e no saguão da Prefeitura Municipal. Os produtos serão destinados para os lares Santa Rita de Cássia e Laura Souza”, disse, convidando a comunidade para participar. Listou ainda serviços de saúde que serão ofertados durante a Semana Municipal do Idoso, e a palestra com profissionais de saúde que finaliza a programação: "No dia 7/10, às 18h, na Casa de Cultura”.
CATITE (REPUBLICANOS)
O vereador comentou sobre evento esportivo ocorrido no Bairro Marcial Terra no domingo (26): “Dois ônibus vieram de Cruz Alta, com uma equipe de futebol. Estávamos com saudade de ter esse momento de lazer esportivo no fim de semana. Parabenizo a todos que lá compareceram e nos prestigiaram”, disse, anunciando que a Escolinha de futebol de campo da Vila Operária reinicia no próximo sábado (2), para jovens de seis a 16 anos. Catite destacou também como a escolinha era uma demanda da comunidade: “É um projeto social, sem custo algum para o atleta”. Comentou também sobre a construção de quadra esportiva na Escola Brazilina Terra: “Há vários anos viemos trabalhando em cima dessa pauta. É uma satisfação ver esse sonho da comunidade sendo realizado”. Falou sobre Indicação de sua autoria: “Que sejam disponibilizados brinquedos e aparelhos de ginástica voltados às pessoas com deficiência física ou mental. Isso irá promover inclusão social e auxiliar no desenvolvimento dessas pessoas”.
CARLOS AUGUSTO (PP)
O vereador comentou sobre incentivo ao esporte municipal: “É super importante reativar campos de futebol e atletas. Isso realmente distancia os jovens daquilo que não é legal”, disse, defendendo o incentivo de outras práticas esportivas: “Hoje, temos o Projeto 082, que é de incentivo a corredoras de rua, que participam de maratonas”. Citou também a criação do Conselho do Idoso: “Tenho a satisfação de ter criado esse conselho em 2010. Fiz a Indicação e a Lei, pois sabia da importância da pauta”.
CARINA VALAU (MDB)
A parlamentar destacou questão relativa ao transporte escolar: “Peço que seja observado o que está acontecendo com o pagamento da categoria do transporte escolar. Faz dois meses que eles estão trabalhando, com despesas para pagar, e estão sem salários. Gostaria de saber o que está acontecendo, pois verba tem”. Falou também sobre cancelamento de linha de transporte escolar: “No contrato de empréstimo, está listada as linhas. Porém, quando a linha é cancelada, como os transportadores terão dinheiro para pagar o empréstimo?”, disse, indagando também sobre como serão atendidos os estudantes que utilizavam a linha cancelada.
ALAOR SILVEIRA (PP)
Destacou sua presença como sendo em função de problema particular do vereador Bladimir, e pediu que a comunidade se vacine: “Estando protegidos, protegemos nossos irmãos. Temos de estar imunizados para poder enfrentar a pandemia. Peço que aqueles que não se vacinaram compareçam para receber imunização”. Elogiou o prefeito Gustavo Terra e sua equipe de trabalho: “Vejo no Partido Progressista (PP) crescimento da cidade. A equipe é excelente. Estradas estão boas. A equipe de vacinação e os médicos são ótimos”. Comentou sobre a situação de desemprego: “Muitas pessoas sem trabalho. É muito sério. Juntos, temos de nos unir e achar o bem-estar das pessoas do nosso município”. Também comentou sobre a situação dos cães de rua: “Peço aos donos de cães que mantenham seus cães no pátio e cuidem dos seus animais”, disse. Comentou ainda dos Jogos Campeiros, realizados na sede campeira do CTG Tapera Velha: “O importante é competir. Que continue assim. Que essa pandemia passe, e possamos ter mais lazer em Tupanciretã”.
JOCELENE AQUINO (PT)
Comentou de Indicação de sua autoria que busca incentivar a vacinação: “É uma indicação que torna obrigatória a apresentação de carteira de vacinação contra covid-19 em bares, restaurantes, academias. Sabemos que a gurizada está indo nesses lugares. Para o comércio, é um facilitador. É algo a mais no tocante à proteção”. Falou também do recebimento de equipamento de proteção para profissionais de saúde: “200 batas não cirúrgicas, que foram entregues ao Secretário de Saúde. O deputado Paulo Pimenta conseguiu 17.000 batas para serem doadas aos municípios gaúchos”, explicou. Citou também encontro com lideranças partidárias, sociais e sindicais do município: “Tratamos a respeito do dia 2/10, que está sendo organizado nacionalmente como o dia do Fora Bolsonaro, tendo em vista esse governo, que não cuida do que deve cuidar: alimentar o povo, conceder saúde e condições de vida digna para a população”, disse, ressaltando que respeita aqueles de opinião contrária: “No dia 2, queremos mostrar que a gasolina está cara, o feijão está caro, tudo está caro”.
RONALDO SALLES (PSDB)
Comentou sobre a prévia do PSDB para a eleição presidencial de 2022: “Dia 21, escolheremos o candidato a presidente do ano que vem. Obviamente, estamos torcendo por Eduardo Leite. Mas, se por ventura, não ganharmos, iremos trabalhar para João Doria”, disse, destacando o espírito democrático do partido e comentando sobre a candidatura de Lucas Redecker como deputado federal. Expressou também seus votos de pesar. Destacou ainda o respeito aos direitos humanos e a igualdade entre todos, princípios do PSBD, e criticou o presidente atual.
BENHUR TERRA (PSDB)
Comentou sobre os atletas profissionais e amadores de Tupanciretã: “Inspiram nossos jovens, não somente na área do futebol”, disse, citando ciclista tupanciretanense que compete em nível nacional. Elogiou também o Conselho do Idoso: “Excelente trabalho. Quero visitar o Conselho, e tratar de demandas que chegaram até mim”. Citou ainda projeto do município com o IF de Júlio de Castilhos e Santa Maria, sobre o qual irá dar mais detalhes na próxima semana.
BENEZER CANCIAN (PP)
O vereador iniciou sua fala fazendo votos de pesar. Comentou também dos Jogos Campeiros: “Quero fazer uma saudação especial à senhorita Ana Cláudia da Silva, coordenadora da 9ª Região Tradicionalista, juntamente com o vice coordenador Valdoir Peixoto. E também para a patronagems dos CTGs Tapera Velha e Taquarembó”, destacando também a equipe de truco Os Tupã: “Teremos três trios de Tupanciretã participando dos Jogos Campeiros em nível estadual”.