No final da manhã desta quinta (30), a coordenadora de vacinação municipal e enfermeira, Andrea Appel, concedeu exclusiva ao JM Digital informando sobre as campanhas de vacinação em andamento na cidade de Tupanciretã.
Andrea destacou o Dia D da Campanha da Multivacinação, que ocorre no próximo sábado (2), das 8h às 17h, nos postos de saúde Centro, Pedreira e Marcial Terra. O objetivo da campanha é colocar em dia vacinas que estejam atrasadas:
- “A Campanha da Multivacinação em Tupanciretã vai ter seu Dia D neste sábado, dia 2. As pessoas vão ouvir que o Dia D será dia 16/10 no resto do Brasil, mas essa campanha teve várias mudanças de datas. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde, com muita antecedência, contatou empresa para realização de curso de atualização em urgência e emergência para todos os funcionários da saúde. Então, para não prejudicar a campanha, optamos por realizar o Dia D em Tupanciretã no dia 2, agora no próximo sábado”, explicou a enfermeira.
Em seguida, detalhou como funcionará a Multivacinação nos outros dias do mês:
- “Essa Campanha da Multivacinação acontece durante todo o mês de outubro. A sala de vacinas do Posto do Centro vai abrir de segunda a sexta, das 7h às 13h. E os Postos Pedreira e Marcial Terra irão abrir segundas e sextas, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h. Essa campanha vai atender crianças e adolescentes, de zero a 15 anos”.
Vacinação em atraso, ou mesmo a não vacinação, facilitam a ocorrência de doenças graves, muitas vezes, contagiosas. Andrea fez um apelo aos pais de crianças e adolescentes:
- "Desde o ano passado, no início da pandemia, ocorreu muito atraso de vacina. Retrocedemos muito, e o risco dessas doenças voltarem é muito grande. Assim, é necessário que os pais tragam seus filhos para se vacinarem nesse período de intensificação. Já nos programamos, e aumentamos os horários para atender esse público”.
Andrea ainda informou que o Rotary Club Tupanciretã Mãe de Deus irá instalar gazebo para proteção do pessoal que ficará esperando a vacinação, além de doar pirulitos para as crianças que irem se vacinar.
O extravio das carteiras de vacinação também foi ressaltado pela enfermeira. Pois acaba atrasando o andamento da vacinação de toda a comunidade:
- “Dá muito trabalho quando uma pessoa perde uma Carteira. Temos que procurar dentro de um arquivo, e acabamos gastando um tempo que nós não temos. Tudo dificulta. Então, peço que tragam suas carteiras de vacinação”.
A coordenadora de imunização municipal ainda ressaltou atualização relativa a período de espera para tomar vacinas contra doenças diferentes:
- “Não existe mais intervalo de 15 dias entre a vacinação do covid-19 e qualquer outra vacina. Com o avançar das pesquisas e o andamento da vacinação, descobriram que não há interferência”, explicou.
VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
Andrea ressaltou a diminuição do quantitativo de vacinas Oxford que chegam ao município; situação que deve acarretar em atraso no andamento das aplicações de segunda dose para vacinados por esse imunizante:
- “Hoje, estamos vacinando quem se vacinou com Oxford 22/7. O próximo dia seria para vacinados até 23/7, porém, mais de 600 doses foram feitas nessa data, e ainda não recebemos as vacinas para esse grupo. A frequência e a quantidade de vacinas Oxford que recebemos tem diminuído. Então, peço que as pessoas tenham paciência, pois, assim que recebermos novas doses poderá haver o anúncio da vacinação. Até deixamos um dia livre, para poder encaixar essa vacinação, caso cheguem novas doses”, informou.
A enfermeira também listou os públicos-alvo que devem ser receber vacina contra covid-19 na próxima semana
- “Já posso ir adiantando que semana que vem haverá terceira dose para idosos de 70 anos; terceira para imunodeprimidos; vacinação de adolescentes; segunda dose de Pfizer e Coronavac; primeira dose para acima de 18 anos. Inclusive haverá segunda dose para adolescentes com comorbidades, de doze a 17 anos também poderão se vacinar semana que vem. Peço que as pessoas já vão se programando”.
VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA
A febre amarela, outra doença grave, também terá ação de vacinação específica, no dia 9/10.
- “Dia 9, iremos fazer ação de verificação de situação vacinal da febre amarela. É outra situação que nos preocupa muito. Está havendo casos, inclusive óbitos pela doença. Nossa cobertura é boa, cerca de 96% aqui em Tupanciretã, mas peço que as pessoas procurem suas carteirinhas e compareçam ao posto, para analisarmos a situação vacinal. O público-alvo são pessoas de 16 a 59 anos”.