No final da manhã desta sexta (8), o prefeito Gustavo Terra concedeu entrevista exclusiva ao JM Digital para informar atualizações sobre obras em andamento e que irão começar no futuro próximo dentro do município. Entre elas, a tão esperada implementação de asfalto na estrada Tupã-Santa Tecla. Gustavo Terra revelou conversas com a empreiteira Brasília Guaíba, responsável pela execução do projeto:
- “Consegui encontrar os engenheiros da Brasília Guaíba às 22h (de quinta, 7), junto do secretário de Obras e Planejamento. Hoje (sexta, 8) cedo fomos ver as estradas e definimos o local onde o maquinário e os equipamentos serão instalados. Está sendo feita a revisão do maquinário. Na segunda (11), começam a transferir o maquinário para o município. Ainda durante a semana que vem, a parte da topografia virá para Tupanciretã, para realizar o início do estaqueamento do primeiro trecho. Semana que vem, começam as obras. Só notícia boa”.
A situação de início de obras também é oportunidade de emprego em variadas áreas, pois mobiliza grande número de trabalhadores. O gestor municipal também esclareceu essa questão:
- “Eles (Brasília Guaíba) trarão duas equipes com aproximadamente 30 pessoas, para iniciar as obras já em dois trechos simultâneos. Haverá contratação, nesse primeiro momento, mas ainda não se sabe quantas pessoas. Serão contratados homens, pois se trata de motoristas de caminhões e máquinas pesadas, como rolo compressor e retroescavadeira. Também haverá contratação de balizadores, que sinalizam o trânsito durante a execução. Acredito que os contratos se darão já na próxima semana. Se alguém tiver interesse em ser contratado pela empresa, mande o currículo aqui para a Prefeitura, que eles farão as entrevistas para contratação”.
Avenidas e ruas da área central também receberão melhorias e atualizações:
- “Na Avenida Bortolo Fogliato, será feita a capa asfáltica. Primeiramente, em uma mão, enquanto a outra dará conta dos dois sentidos do trânsito. Provavelmente, o estacionamento na avenida terá de ser suprimido, para poder haver espaço para a mão dupla. Os moradores terão de colaborar. Depois, a obra passa para o outro sentido, e o trânsito é liberado na outra via”.
- “Teremos ainda (asfaltadas) as seis binárias que ligam a Avenida Vaz Ferreira com a Avenida Bortolo Fogliato. E, além disso, trecho das ruas Carlos Mariense de Abreu e Paulino Aquino”.
- “Estou com o projeto pronto, mas ela não é uma obra isolada. É preciso colocar em uma programação de obras. O primeiro estágio são as obras na Bortolo Fogliato, que está sendo feita. O segundo, é um anel viário leste, para deslocar o trânsito de veículos pesados para fora do perímetro urbano: o trajeto já está pronto, faltando aprovação da secretária de Agricultura. Após, é feito o projeto, que tem de ser aprovado pelo DAER”, disse Gustavo Terra, revelando plano de oferecer área de lazer em uma das vias da Avenida Bortolo Fogliato. Assim, essa avenida e a Vaz Ferreira, teriam sentido único. “Tenho um projeto arquitetônico para deixar a Avenida Vaz Ferreira linda, com canteiros, e decks de madeira em frente aos pontos de alimentação. Novidades que, dentro dos quatro anos, eu consigo implementar”
As melhorias urbanas vão além da infraestrutura urbana, abrangendo também opções de esporte e lazer:
- “Esporte que aproxima a gurizada. Acho necessária uma pista em Tupanciretã. Pois muitos acabam andando nas ruas, colocando-se em risco e também arriscando os motoristas. Temos de realocar esses jovens praticantes do esporte para um local específico, adequado. Tenho dois projetos de pista, e quero uni-los em um só, fortalecendo esse esporte na cidade”
Além disso, a situação da pandemia também foi lembrada pelo gestor municipal. Comemorando a situação mais favorável, Gustavo Terra ressaltou que todos devem, ainda, ter responsabilidade e observar cuidados de prevenção:
- “Estamos em um quadro de estabilidade. Não é uma situação confortável, mas está administrada. A estrutura de saúde oferece determinado conforto, temos disponibilidade de leito em nível regional. Tenho plena convicção de que, salvo novidades alheias ao nosso conhecimento, estamos rumando para o controle absoluto dessa pandemia. Mas não podemos baixar a guarda, temos de ter responsabilidade individual. Quero que toda a comunidade tenha sua saúde preservada, com qualidade de vida, ilesos”.
O uso de máscaras segue sendo necessário:
- “Gostaria de dizer que quem está vacinado com duas doses não precisa usar máscara. Mas ainda não posso dizer isso”.
PARCELAMENTO PARA DÍVIDAS COM O MUNICÍPIO
A Prefeitura também está com programa de parcelamento de dívidas com a administração municipal:
- “É uma atitude que acho necessária nesse momento de dificuldade. Mas esse benefício não será de praxe, para não fomentar a inadimplência. Temos de colocar as pessoas em situação de adimplemento, para que elas consigam cumprir com seus compromissos. Esse histórico vinha de anos, e se transformou em uma bola de neve. Então, criamos esse programa de regularização para com os tributos municipais, em apoio com a Câmara de Vereadores”, disse, destacando a excelente relação entre executivo e legislativo.
Ao final da entrevista, o prefeito Gustavo Terra ressaltou que governa para todos, independentemente de quem é situação ou oposição. Ainda relembrou que assuntos da Prefeitura devem ser solicitados pelo 1Doc.