Nesta manhã desta terça (26), o JM Digital transmitiu a segunda edição do Encontrão do 9° Ano, organizado pela Secretaria Municipal de Educação. Participaram do evento, diretores, professores e profissionais da educação.
As palestras ficaram sob responsabilidade da assistente social Luana Rambo Assis, e dos diretores das escolas estaduais que oferecem Ensino Médio em Tupanciretã: Carmen Genro (diretora do IEE Mãe de Deus) e José Rogério Machado Salles (diretor da EEEM Joaquim Nabuco). O músico Jorginho Veiga, executou canções inspiradoras durante os intervalos, enquanto os estudantes das redes municipal e estadual acompanhavam o evento de forma remota.
Músico Jorginho Veiga executou canções durante o evento (Foto: Jornal Manchete Tupanciretã Digital)
Antes das palestras, a secretária de Educação, Rosani Didone, proferiu algumas palavras:
- “É um momento especial, esse do encontro das escolas que possuem ensino médio com as do ensino fundamental. O que espera do ensino médio esses alunos? Os alunos já estão saindo da pré-adolescência e entrando em outra fase da vida. Isso necessita do nosso apoio e compreensão da necessidade desses alunos”.
Então, a assistente social Luana Rambo Assim iniciou sua palestra, que apresentou cinco pontos importantes para a construção de uma vida feliz e significativa. O primeiro deles era o Propósito:
- “Gostaria que refletíssemos sobre algumas questões: qual o seu propósito de vida? Passamos muito tempo envolvidos com várias atividades e afazeres. E, muitas vezes, não pensamos a cerca da nossa vida. Precisamos entender que a vida é feita de ciclos, e cada ciclo exige uma nova versão de nós. Vocês, alunos, estão passando por um momento de transição. Terão novas experiências e oportunidades. Um novo ciclo vai se abrir, e precisamos vivê-los da melhor forma possível, para termos qualidade de vida”.
Depois, falou do autoconhecimento:
- “Para sabermos do nosso propósito de vida, precisamos nos conhecer. Quando a gente não se conhece, acabamos aceitando coisas que não merecemos. As pessoas irão nos orientar, mas cada um possui o seu padrão de felicidade”.
O terceiro ponto engloba dedicação e persistência:
- “Dedicação e persistência abrem as portas do sucesso. Com foco e meta, nos dedicamos. Esse processo de transição trará situações boas e também algumas desconfortáveis, isso faz parte da vida da gente”.
Além de conhecermos nossos objetivos e a nós mesmos, e sermos persistentes, Luana também enfatizou que é preciso aprender que a vida adulta traz responsabilidades:
- “Quando vamos atingindo a fase da adolescência, juventude e, depois, a fase adulta, precisamos entender que a responsabilidade é fator fundamental. Nós mesmos somos responsáveis pela nossa vida. Precisamos pensar o hoje com responsabilidade, para alcançar nossos objetivos no futuro".
E acima de tudo, é necessário amor pelo o que se faz:
- “Se eu não tenho a satisfação e o desejo por aquilo que eu almejo, eu não conseguirei vencer as situações dificultosas. Tudo que a gente for fazer, que façamos com amor. Quando você ver seus sonhos realizados, saberá que a perseverança valeu a pena".
Assistente Social Luana Rambo Assis recebe lembrança da Secretária Municipal de Educação, Rosani Didone (Foto: Jornal Manchete Tupanciretã Digital)
Após a palestra, foi a vez dos diretores apresentarem suas escolas de Ensino Médio aos alunos do 9º ano. Primeiro, a diretora do IEE Mãe de Deus, Carmem Genro:
- “O ensino médio na escola Mãe de Deus é oferecido nos turnos da manhã e noite. Trata-se do Novo Ensino Médio. Ele tem uma carga horária maior, e tenta direcionar vocês, alunos, para o mercado de trabalho. No primeiro ano, haverá duas disciplinas diferentes: projeto de vida e orientação para o mercado de trabalho. A partir do 2º ano, o aluno pode fazer sua opção no itinerário que a escola ofertar. O Mãe de Deus oferta empreendedorismo e saúde. Os alunos poderão escolher as áreas com as quais tem mais afinidade. Também ofertamos o curso normal, que prepara os alunos para serem professores da educação infantil até o 5º ano. Ao final do curso, o aluno recebe um diploma. Existe o Projeto Avançar para Educação, onde será ofertada uma bolsa auxílio para permanência na escola. Ainda não sabemos os requisitos para concorrer à bolsa, mas, certamente, considerará frequência e aproveitamento. Teremos 130 vagas de 1º ano do ensino médio para o ano que vem, com as inscrições iniciando em 1/11”, disse.
Em seguida, o diretor da EEEM Joaquim Nabuco, José Rogério Machado Salles, falou sobre o educandário que dirige:
- “O ensino médio é ofertado no turno da manhã, com inscrições iniciando em 1/11. É a última etapa da educação básica no Brasil, voltada para o mercado de trabalho, aprimorando os conhecimentos já adquiridos nas etapas anteriores. Estamos aguardando as orientações para a implantação do Novo Ensino Médio, que inicia em nossa escola em 2022. Na Escola Joaquim Nabuco, temos palestras motivacionais, eventos como soletrando, concurso de redação, além de participação no JEST e JERGS. Também temos o Corredor das Artes, com pinturas realizadas pelos alunos, e a Banda da Escola, que faz várias apresentações durante o ano (exceto durante a pandemia). Há também o Trote Solidário, feito com total respeito, o trote é feito para recepcionar o aluno e proporcionar uma melhor inclusão de todos os alunos”, disse, convidando alunos e professores para a 7ª Mostra de Trabalhos e 1ª Mostra de Profissões.