A sessão da Câmara de Vereadores desta semana aconteceu na quarta (3), devido ao feriadão do dia de Finados. Os parlamentares comentaram sobre obras de melhoria em ruas do município, e também recursos recebidos para a saúde municipal. Problemas no acostamento da “Faixinha”, e visita aos bairros da cidade foram outros assuntos levantados pelos parlamentares.
O Novembro Azul, a 17ª Feira Municipal do Livro e a Live Beneficente em prol dos Bombeiros Voluntários também fizeram parte da pauta. Na Ordem do Dia, foi autorizada a confecção de busto do ex-prefeito Miguel Chiapetta Cardoso.
Votações da Ordem do Dia:
Confira abaixo resumo das falas dos parlamentares em tribuna (para maiores informações, assista aqui a sessão na íntegra):
BLADIMIR PEREIRA (PP)
Falou de Pedido de Providência de sua autoria pedindo reparo de bueiro em rua do município. Comentou também sobre o Capão de Tupanciretã, falando de estética urbana: “O local está precisando de um incremento, por contar com monumentos como a Cruz do Maragato e o Capão, que é tombado. As pessoas também realizam atividades físicas lá”, disse, citando o valor histórico do local. Comentou ainda sobre necessidade de votação para projeto na área de educação: “Estamos chegando no fim do ano, e precisamos preparar as escolas para o reinício do ano letivo, com 100% dos alunos na sala de aula, e recuperar os dois anos de atraso que temos no ensino”.
JOCELENE AQUINO (PT)
A vereador comentou sobre o início das visitas aos bairros da cidade, tarefa que havia sido dificultada pela pandemia: “Organizamos um calendário para as visitas nos bairros: o mandato Pé no Bairro. Na semana passada, visitamos o bairro Anna Terra. Foi uma experiência muito interessante, de ouvir as pessoas”, disse, informando sobre demandas levantadas pelos moradores. Falou ainda do Novembro Azul: “Os homens têm de cuidar da sua saúde e fazer suas revisões”. E lembrou de aprovação de lei que busca a conscientização, nas escolas municipais, sobre a Lei Maria da Penha: “Estamos organizando algumas atividades. Em âmbito estadual, a proposta para divulgação da lei já foi feita para as escolas”, disse, comentando sobre conversas com a comunidade a respeito do assunto. Lembrou também do Dia da Consciência Negra: “Usamos as datas para falarmos sobre isso. Precisamos dar voz às pessoas que não tem voz. Esses temas são importantes para a sociedade”.
RONALDO SALLES (PSDB)
O parlamentar prestou os tradicionais votos de pesar, e ressaltou a igualdade entre todas as pessoas, independentemente da classe social. O vereador ressaltou também o novo sistema de aposentadoria do INSS: “Existe uma carência de onze meses e 29 dias. Passou de um ano, não há mais. Se a pessoa estiver com o INSS atrasado, negocie, coloque em dia. Se não conseguir pagar 20%, pague 5%. Deixo o alerta para a comunidade”. Citou também a convenção nacional do PSDB, que acontece 21/11, para a escolha do candidato à presidência do Brasil: “Temos três bons pré-candidatos. Filiados no partido há mais de um ano podem votar, mediante cadastro”.
BENHUR TERRA (PSDB)
Falou de Emenda Parlamentar de R$ 150 mil na área da saúde: “Provavelmente, nesta semana, o secretário de saúde e sua equipe irão definir onde será investido o montante”. Pediu ainda a discussão de projetos na área de educação: “Os projetos não podem ficar parados aqui na casa. Queremos que as coisas andem”.
ARLETE SILVEIRA (PP)
A parlamentar falou de Pedido de Providência de sua autoria: “Os banheiros da Praça estão precisando urgentemente de uma reforma. Higienização e estética, além da questão de saúde”. Citou também o Novembro Azul: “Tão importante como o Outubro Rosa, que conscientiza as mulheres sobre o câncer de mama, é o Novembro Azul, voltado para a saúde do homem”. Lembrou também da 17ª Feira Municipal do Livro: “Várias atividades previstas. A comunidade está convidada. Teremos lançamentos de livros de pessoas de Tupanciretã”. Arlete também comentou da Live Beneficente em prol dos Bombeiros Voluntários: “Vários atrativos, música. Será transmitido pelo Facebook, e, para aqueles que quiserem comprar ingresso para assistir ao vivo no local, podem comprar no Zappelini e no escritório de Jairo Barbosa, no valor de R$ 20”.
CATITE (REPUBLICANOS)
Reforçou o Pedido de Providência do vereador Bladimir Pereira: “Realmente, está bem precária a situação, causando transtornos aos veículos, dificultando a trafegabilidade”. Pediu também melhorias em rua do bairro Pedreira: “Rua cheia de valetas e buracos. Os moradores estão bastante apreensivos”. Parabenizou membra da saúde municipal, atuante na área de oftalmologia: “Demanda muito grande, que está sendo suprida. Além do carinho e dedicação com os pacientes”. Comentou sobre o jogo do Figueira na semifinal da Copa RS, disputada no último domingo (31) no Bonumazão: “Era muito bonito ver a torcida. Meus parabéns à organização do evento e ao Figueira, que deu um passo importante para chegar à final da Copa RS”. Citou ainda recurso para a saúde municipal: “Fui informado do depósito de recurso para aquisição de ambulância. Agora, resta a Secretaria de Saúde fazer a licitação e comprar o veículo. É uma satisfação prestar conta do nosso trabalho”, disse.
CARLOS AUGUSTO (PP)
O vereador lembrou do recadastramento do Cartão SUS: “Não há prazo, mas é necessário o recadastramento. Estão havendo muitas discrepâncias, pois algumas pessoas possuem mais de um Cartão SUS. Não custa nada. É um lembrete que faço”. Falou também sobre sinalização na “Faixinha”: “O DAER sinalizou parte do acostamento, impedindo a passagem pelo local. Pois o asfalto está desmoronando naquele ponto. O DAER está fazendo convênio com o executivo municipal para permitir pequenos reparos nessas estradas”. Agradeceu o prefeito e a Secretaria de Obras pelo reparo na pracinha da Praça Coronel Lima.