A sessão legislativa desta segunda (8) teve diversos comentários sobre o IPE-Saúde. Foram levantadas questões como a volta do atendimento presencial do convênio em Tupanciretã, a gratuidade de exames de próstata durante o Novembro Azul, a atuação do presidente do IPE, Júlio Ruivo, e eventuais demoras no atendimento médico junto ao plano de saúde.
Além disso, os parlamentares comentaram sobre a 17ª Feira Municipal do Livro, realizada na última semana, e sobre melhorias pontuais em determinados bairros da cidade. Movimentações dos partidos para definição dos candidatos nas eleições de 2022 também foram lembradas.
Os seguintes projetos foram votados na Ordem do Dia:
Confira abaixo o resumo da fala dos parlamentares durante a sessão desta segunda (8). Para maiores detalhes, assista a sessão na íntegra clicando aqui:
CARLOS AUGUSTO (PP)
O vereador falou sobre convênio do município com o IPE Saúde: “O processo está em atraso devido à escolha do agente administrativo que será nomeado. Já foram nomeadas três pessoas, e elas não se apresentaram. Esse servidor será treinado para atuar também na extensão da Receita Federal”. Informou ainda que conveniados com o IPE que, durante o Novembro Azul, precisem fazer exame de próstata não precisarão pagar nenhum valor.
CARINA VALAU (MDB)
A parlamentar falou sobre calçamento em bairro da cidade: “Estive em Santa Maria falando com a responsável pela liberação das emendas de pavimentação. Fui informada que, há mais de 30 dias, que o município está autorizado a fazer a licitação, com prazo até 17/12. A boa notícia é que nossa licitação já está no Portal da Transparência”. Citou também evento do MDB em Cruz Alta: “Reunião mobilizando todo o partido em âmbito estadual. Os pré-candidatos estiveram presentes. Nossas atitudes são coerentes com nossos posicionamentos. O MDB é um partido de centro, e não de extremos. Somos o equilíbrio, e é de equilíbrio que o Brasil precisa”.
BLADIMIR PEREIRA (PP)
Falou de Pedido de Providência de sua autoria para reparo em quadra de esportes: “Nesta semana, fui procurado por moradores, indicando a necessidade de reparos no local”, disse, destacando como o bairro Popular está em crescimento, e precisa de áreas de lazer. Citou também a 17ª Feira do Livro: “Quero parabenizar todos os envolvidos, que trabalharam bastante para que o evento tivesse o sucesso que teve. Foi uma feira atrativa e beneficente a toda a comunidade”.
JOCELENE AQUINO (PT)
A parlamentar lembrou do falecimento de Marília Mendonça e fez uma reflexão do trabalho dos vereadores durante 2021: “Nos choca e nos entristece. E isso me faz pensar sobre a brevidade da nossa vida e a intensidade com que vivemos. Agora em novembro, avalio se o que fizemos até agora foi suficiente. As opções que fazemos, enquanto partidos, contemplam segmentos da sociedade. Defendemos projetos que pensam o país, o estado, a cidade, de forma diferente, mas sempre buscando o melhor”, disse, agradecendo os votos dos seus eleitores. Falou também das pautas que foram levantadas durante o ano de 2021, citando os direitos humanos: “Muitas vezes as pessoas não entendem o que sejam esses direitos: são os direitos essenciais, como saúde, educação, acesso a transporte, pavimentação”.
RONALDO SALLES (PSDB)
Prestou os tradicionais votos de pesar. Também exaltou a democracia e a liberdade do debate de ideias: “Partidos são partes, e a democracia permite a liberdade de opções políticas”. Ronaldo também parabenizou o secretário de Esporte, Cultura e Turismo pela realização da 17ª Feira Municipal do Livro: “O hábito da leitura é importantíssimo”. Comentou também sobre o Novembro Azul, e informou sobre cadastramento de filiados ao PSDB que terão direito a voto nas eleições do partido para escolha do candidato à presidência da República.
BENHUR TERRA (PSDB)
O parlamentar elogiou o presidente do IPE Saúde, Júlio Ruivo: “Pessoa de uma humildade e caráter fantásticos. Tomara que ele tenha o discernimento de continuar esse belo trabalho até o final do seu período no IPE e siga atuando em prol do povo gaúcho”. Também falou sobre o cadastro para votação nas prévias do PSDB: “Prazo até 14/11”, disse, citando também caso de possível cadastramento irregular dentro do partido. Comentou ainda sobre alcunha de radical que recebia em mandatos passados: “Não me considero radical. Talvez no outro mandato eu tivesse essa postura: um erro grotesco da minha parte. Tenho posicionamentos de centro-direita”.
ARLETE SILVEIRA (PP)
Falou de participação sua em Painel de Debates na cidade de Júlio de Castilhos: “Nomes renomados em suas áreas falando sobre desenvolvimento empresarial na região central do RS”. Informou também a respeito de Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos: “Estão participando docentes principalmente de Santa Maria, Júlio de Castilhos e Tupanciretã. A coordenação é de responsabilidade do Instituto Federal Farroupilha”. Comentou ainda sobre a Feira do Livro: “Evento de sucesso, muito bem organizado, com bastante presença do público”, disse, lembrando de homenagem à professora Alcida Marques, realizada durante a Feira.
BENEZER CANCIAN (PP)
Citou a live beneficente em prol dos Bombeiros Voluntários de Tupanciretã: “Iniciativa da Confraria do Dr. Mendes. Na ocasião, foi feita doação em nome do poder legislativo, no valor de R$ 5000, que serão repassados aos Bombeiros Voluntários”, informou.