Depois de dias com temperaturas altas e sol forte, clássicos do final de primavera, os últimos dois dias trouxeram condições climáticas extremamente inesperadas para a época do ano. Em pleno mês de novembro, os habitantes da Terra da Mãe de Deus estão tendo de conviver com uma pequena amostra do inverno: sensação de frio, nebulosidade, e até aquela recorrente chuva fina característica da estação mais gelada do ano. Nesta quinta (18), a sensação térmica em Tupanciretã chegou aos 10°C, conforme o INMET.
Realmente, os últimos dias parecem de inverno. E as imagens de satélite podem comprovar isso. O portal MetSul revela que um sistema climático típico de inverno está ocorrendo na América do Sul: trata-se de um ciclone extratropical localizado sobre o Oceano Atlântico, na direção sudeste do Uruguai, que é o responsável por impulsionar ar frio para o continente, diminuindo as temperaturas.
Combinado com esse arranjo climático, está a frente fria que já se encontrava no Estado, trazendo a nebulosidade. À medida que cada vez mais ar seco chega ao continente, a tendência é de queda nas temperaturas. Assim, alguns pontos do Rio Grande do Sul poderão registrar mínimas por volta dos 5°C na quinta (18) e na sexta (19), inclusive com possibilidade de geada em regiões mais altas.
As temperaturas devem voltar a subir a partir do fim de semana, quando o ar seco volta a predominar, afastando a nebulosidade. A próxima semana têm previsão de iniciar com 35° em algumas localidades gaúchas.