Falta de chuva, altas temperaturas e umidade do ar em níveis baixos formam condições ideais para a propagação de incêndios. E Tupanciretã tem comprovado essa afirmação nos últimos dias. O incêndio de grandes proporções ocorrido no último domingo (21) no Complexo Tupanciretã, que mobilizou a UBVT e voluntários no combate às chamas, foi apenas uma das situações de fogo fora de controle que ocorreram na presente semana na Capital Estadual da Soja.
Ainda durante o domingo (21), a UBVT se deslocou até o Bairro Marcial Terra para a extinção de chamas que consumiam o quarto de uma residência. O sinistro, que teve início após queda de uma vela, foi combatido primeiramente pelos vizinhos. Então, os Bombeiros Voluntários concluíram o controle do fogo, e também realizaram rescaldo e esfriamento do telhado e das paredes da casa. Apesar da perda de alguns móveis e itens pessoais, não houve feridos.
Às 11h20 desta segunda (22), os Bombeiros Voluntários foram acionados para combater focos de incêndio em área de mata de eucalipto, onde havia restos de madeira e raízes. O procedimento foi realizado com o auxílio do caminhão SUPER IVECO, utilizando jato e mangueiras de esguicho direto.
Três situações de fogo em área rural ocorreram em Tupanciretã entre domingo (21) e segunda (22) (Foto: UBVT)
Entre a manhã e a tarde desta segunda (22), outro sinistro: incêndio em lavoura em São Bernardo e Santa Tecla. Nessa ocorrência, as chamas foram combatidas por produtores e trabalhadores da região, utilizando tanque de água e trator com grade, e a técnica de combate ao fogo chamada aceiro.