Na tarde desta quinta (25), uma visitante desejada retornou a Terra da Mãe de Deus: a chuva voltou a cair no município após semanas de tempo predominantemente firme e seco. À exceção da precipitação irregular do primeiro final de semana do mês e da garoa fina que veio junto do frio da semana passada, a maioria dos dias de novembro foram de sol forte, calor e umidade do ar baixa.
Mapa do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indicando a precipitação acumulada para os últimos 15 dias em território nacional mostra a região centro-oeste do Rio Grande do Sul com níveis de chuva próximos aos do sertão nordestino: entre 5mm e 15mm.
Enfim, nesta quinta (25), a chuva retornou. Mas não sem sustos. Após uma concentração de nuvens carregadas no céu da Capital Gaúcha da Soja, rajadas de vento de até 38km/h se fizeram presentes. Em seguida, foram de três horas de chuva com precipitação acumulada de 17,8mm (conforme Base de dados do INMET localizada na Cooperativa Agropan). A previsão de possível temporal não se confirmou, porém o INMET mantém alerta de tempestade para a região até às 10h desta sexta (26).
Ainda segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, os próximos dias deverão ser de alternância entre sol e instabilidade, com a chuva ocorrendo em pancadas isoladas. Sábado (27) com chance de sol, e domingo (28) com possibilidade de chuva mais forte. Temperaturas permanecem variando entre 15°C e 30°C. Confira abaixo a previsão do tempo até o fim de semana, conforme o INMET:
Quinta-feira (25): Nublado com chance de chuva e trovoadas a qualquer hora. Mínimas: 19°C. Máximas: 35°C.
Sexta-feira (26): Nublado pela manhã. Diminuição das nuvens a partir da tarde. Mínimas: 14°C. Máximas: 27°C.
Sábado (27): Muitas nuvens. Mínimas: 15°C. Máximas: 29°C.
Domingo (28): Muitas nuvens. Chance de chuva e trovoadas a qualquer hora. Mínimas: 16°C. Máximas: 30°C.