A sessão da Câmara de Vereadores da última segunda (29) foi marcada por comentários a respeito dos resultados conquistados pelo Figueira durante o fim de semana, nas duas finais de futsal que a equipe está disputando, de maneira inédita para um clube da cidade.
Além disso, roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha realizada semana passada também foi ressaltada por inúmeros parlamentares: a importância de se reconhecer os diversos tipos de violência contra a mulher, a conscientização da comunidade, e o ponto de vista de membros do judiciário e advogados foram os principais pontos de interesse ressaltados durante o encontro.
A votação de pauta tratando de questões da educação relacionadas ao FUNDEB também movimentou a casa. Outros comentários versaram sobre pedidos de melhoria de estrada no interior do município. Outro ponto ressaltado foram os desejos de pronta recuperação para o ex-prefeito Carlos Augusto Brum de Souza.
Votações Ordem do Dia:
Projeto de Lei 108/2021 - Autoriza abertura de crédito adicional especial e dá outras providências: Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei 109/2021 - Autoriza abertura de crédito adicional especial e dá outras providências: Aprovado por unanimidade
Projeto de Lei 111/2021 - Aprovado por unanimidade
Confira abaixo resumo da fala dos parlamentares em tribuna (clique aqui para acessar a sessão na íntegra):
ARLETE SILVEIRA (PP)
Convidou a comunidade para prestigiar os enfeites natalinos da Praça Coronel Lima: “Foram feitos com muito carinho pelo pessoal da assistência social”. Também desejou boas recuperações ao ex-prefeito Guga. Comentou ainda sobre estradas no interior: “Muito debilitadas, muita poeira e pedra, devido à falta de chuvas. O prefeito informou que o maquinário está pronto, aguardando melhores condições climáticas para os reparos”. Parabenizou também o desempenho do Figueira pelo jogo do último sábado (27) e citou Pedido de Providência de sua autoria: “Sobre novos banheiros na praça. O prefeito falou que o projeto está pronto para ser executado”.
BLADIMIR PEREIRA (PP)
O parlamentar falou sobre pauta da educação municipal: “Sobre os 10% de aumento no valor do FUNDEB. Conversei com a assessoria jurídica do município, e a lei está sendo estudada. O aumento pode ser aplicado na infraestrutura e materiais, mas também em aumento salarial e abono. Existe um grande interesse que, a partir do ano que vem, seja concretizada a valorização dos professores. Estamos trabalhando para isso”. Pediu ainda urgência de votação para Projeto de Lei: “É de suma importância para os professores, funcionários públicos e aposentados”, disse, explicando a necessidade de se ter o fundo de aposentadoria em dia.
JOCELENE AQUINO (PT)
Citando o evento da Lei Maria da Penha, agradeceu a comunidade pela presença no evento: “Estou muito feliz. Foi um momento muito importante: conversamos com membros do judiciário e representantes da OAB. E pudemos perceber todas as faces da Lei. Cada um colocou seu ponto de vista e experiências. E a comunidade também pôde dialogar”, informou, destacando a necessidade de informação a respeito da Lei Maria da Penha e a conscientização das pessoas a respeito dos variados tipos de violência contra a mulher, além da física: “Lugar de mulher é onde ela quiser”. Citou ainda mulheres de destaque na política tupanciretanense e casos de violência de gênero dentro de ambientes políticos.
RONALDO SALLES (PSDB)
O parlamentar comentou sobre a roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha: “Em torno de 50 pessoas estavam presentes. Uma hora e meia de muito aprendizado, com uma mesa seleta de palestrantes”, disse, parabenizando a iniciativa da vereadora Jocelene Aquino. Citou os jogos do Figueira durante o fim de semana: “A diretoria, jogadores, torcida e apoiadores são heróis em manter o time no auge em tempos de recessão. Foram dois ótimos resultados”. O vereador citou ainda a votação do PSDB para candidato à presidência da República: “Torcíamos para Eduardo Leite, mas, como temos um projeto em comum, estamos nos organizando para irmos ao segundo turno”, disse, destacando a democracia.