A sessão da Câmara de Vereadores da última segunda (13) iniciou com chamamento para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o ano de 2022. Os vereadores interessados em concorrer devem apresentar inscrição pelo menos 96 horas antes da realização da eleição, que acontece em 27/12, às 10h, na Câmara de Vereadores.
Além disso, demandas de abastecimento de água em comunidade do interior, cercamento de quadra esportiva em bairro da cidade, e eventos esportivos realizados no fim de semana foram lembrados pelos parlamentares. Alguns vereadores também fizeram retrospectivas de seus mandatos em 2021, e ressaltaram o espírito natalino.
Votações da Ordem do Dia:
Projeto de Lei 110/2021: Aprovado por Unanimidade
Projeto de Lei 116/2021: Aprovado por Unanimidade
Projeto de Lei 118/2021: Aprovado por Unanimidade
Projeto de Lei 119/2021: Aprovado por Unanimidade
Projeto de Lei 120/2021: Aprovado por Unanimidade
Projeto de Lei 121/2021: Aprovado por Unanimidade
Projeto de Lei 122/2021: Aprovado por Unanimidade
Confira resumo das manifestações dos vereadores em tribuna (clique aqui para assistir a sessão na íntegra):
JOCELENE AQUINO (PT)
A vereadora fez uma retrospectiva de seu primeiro ano de mandato: “Foi um ano de aprendizado, onde buscamos fazer o melhor para a comunidade de Tupanciretã. Agora é um momento de avaliação, de olhar para trás e planejar. Nosso mandato é popular e coletivo. A política não é algo que se faz sozinho”. Ressaltou ainda a festa organizada pela Paróquia Mãe de Deus no último domingo (12): “Precisamos cuidar dos que mais precisam, a exemplo de Jesus, que fez isso durante toda a sua vida e, por isso, foi crucificado”.
RONALDO SALLES (PSDB)
Iniciou com os tradicionais votos de pesar. Destacou também a novena realizada pela Paróquia Mãe de Deus: “O Padre Cristiano foi um ótimo condutor, um grande líder. Quero parabenizar a todos”, disse, destacando a missa realizada no último domingo (12). Mencionou ainda o Torneio Puro Sangue: “Parabéns aos organizadores. O evento, que leva o nome de Tupanciretã para outros países do Mercosul, foi um sucesso”. Também falou de jogo beneficente realizado no Estádio Nathálio Herter e da programação especial para comemoração do aniversário de Tupanciretã, destacando o trabalho de secretário de Esportes, Cultura e Turismo, João César Flores.
ARLETE SILVEIRA (PP)
Comentou sobre o evento de encerramento do ano letivo da Escola Cívico-Militar: “Grandioso evento, realizado no Bonumazão. Onde houve apresentações das crianças. Parabéns à direção e aos professores”. Falou de Indicação de sua autoria relativa à localidade de Lageado do Celso: “Enquanto a Escola Sâo Pedro esteve funcionando, os moradores usufruíam da água do poço artesiano do colégio. Agora, com a escola fechada, a água ainda é necessária”. Comentou sobre cercamento de quadra no bairro Chiapetta: “O ambiente aberto acaba sendo depredado, o que exige reparos”.
CARLOS AUGUSTO (PP)
Falou de parecer do Conselho Municipal de Educação, que trata da implantação de mais atividades tradicionalistas nas escolas, pauta de sua autoria: “Foi feita uma reunião com as secretarias de Educação e de Cultura, e constataram que era necessário incluir mais atividades. Agora, a pauta será encaminhada ao prefeito”. O parlamentar também lembrou o espírito natalino: “Momento de reflexão, onde as pessoas ficam mais sensíveis. Devemos analisar o que aconteceu, e tentar melhorar”.
BLADIMIR PEREIRA (PP)
Comentou sobre o último fim de semana, cheio de atividades esportivas: “Quero parabenizar aos envolvidos nesses eventos. A organização e competência do evento é digna de muitos parabéns”, disse, agradecendo também homenagem recebida por sua atuação enquanto professor de educação física. Falou de solicitação de sua autoria: “Protocolei pedido de biometria e câmera fotográfica para confecção de RGs em Tupanciretã. Existe uma grande possibilidade que esses equipamentos estejam no município no primeiro semestre de 2022”. Falou ainda do desempenho da Escola Cívico-Militar em concurso da Secretaria Estadual da Fazenda: “Três trabalhos da escola foram classificados para a final”.
BENEZER CANCIAN (PP)
O parlamentar comentou sobre o 31º Puro Sangue: “Evento que sempre participei. 36 equipes de vários municípios do nosso estado participaram”. Afirmou também sobre questão de abastecimento de água no Lageado do Celso: “Contatando o escritório do deputado Pedro Westphalen, consegui, para o ano que vem, recurso de R$ 100 mil para perfuração do poço artesiano”