Vice-prefeito Márcio Dias fala sobre campanha de limpeza dos bairros de Tupanciretã
Tipos de lixo, importância da separação adequada por parte da comunidade, e prazo de coleta em cada bairro foram revelados pelo vice-gestor
Publicada em 17/12/2021 às 18:38h | Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras
Compartilhe nas redes sociais
Nesta quinta (16), o JM Digital esteve acompanhando os trabalhos da coleta de lixo e entulho realizada pela administração municipal nos bairros de Tupanciretã. Junto da operação, também estava o vice-prefeito e secretário do Meio Ambiente, Márcio Dias, que explicou detalhes do procedimento e resolveu dúvidas que possam surgir a respeito do descarte adequado. O cronograma de atendimento aos bairros se encontra no Facebook da Prefeitura Municipal.
Ressaltando também o papel lúdico dos trabalhos, no sentido da importância do descarte adequado, separado por tipos de entulho, o vice-prefeito comentou sobre as coletas que vêm sendo realizadas:
“Estamos fazendo mais uma faxina em nosso município, a segunda de 2021. Em 2022, focaremos na parte da seleção dos lixos, para uma coleta adequada e diferenciada. Teremos fiscal ambiental, dando suporte aos munícipes na questão do descarte e direcionamento adequado de cada tipo de lixo”.
Em seguida, explicou sobre os principais tipos de entulho, e o papel da comunidade no auxílio do recolhimento e posterior descarte adequado do lixo:
“Temos três classes principais: inertes (sofá velho, armário velho), recicláveis (plástico, ferro) e a parte de entulho (restos de construções, terra, pedra, galhos). É muito importante descartar cada tipo de lixo em separado. A população fazendo isso, o nosso trabalho é facilitado. Peço que a comunidade nos ajude. Estamos colocando o cronograma dos bairros para que haja tempo desse descarte em separado ser realizado”, disse, ressaltando a importância da separação adequada também para freteiros e membros da comunidade que levam seu lixo diretamente até a Secretaria.
Em seguida, explicou o destino que cada tipo de entulho recebe:
“O lixo reciclável tem como destino final a Associação de Catadores, que faz outra seleção do material. Então, realiza a prensagem, o translado do material, e também a venda, que é necessária para arrecadar recursos para a Associação. Os materiais inertes, por sua vez, vão para empresa em Gravataí, a fim de que tenham descarte adequado de acordo com a legislação ambiental”.
Márcio Dias então informou sobre o andamento dos trabalhos atuais, revelando os próximos bairros
“Iniciamos no Bairro Anna Terra. Amanhã (sexta), entramos nos bairros Chiapeta, Juliana e Paineiras. Estamos levando em torno de um dia, um dia e meio para realizar o serviço em cada bairro. Peço que todos colaborem com esse serviço, para que possamos encerrar 2021 com a cidade mais limpa!”