noticias989 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Tupanciretã volta a ter atendimento presencial do IPE Saúde

Tarde de formalização da renovação de contratos e de estimulo ao HCBT, temática defendida pelo presidente da autarquia, santiaguense Júlio Ruivo 

Publicada em 22/12/2021 às 18:41h

Jefferson da Silveira da Silva - Estudante de Jornalismo


Compartilhe
Compartilhar a noticia Tupanciretã volta a ter atendimento presencial do IPE Saúde     Compartilhar a noticia Tupanciretã volta a ter atendimento presencial do IPE Saúde     Compartilhar a noticia Tupanciretã volta a ter atendimento presencial do IPE Saúde

Link da Notícia:

Tupanciretã volta a ter atendimento presencial do IPE Saúde
 (Foto: JM Digital)

Usuários do IPE Saúde terão posto de atendimento presencial em Tupanciretã, em prédio anexo ao Centro Administrativo. A nomeação da servidora que fará o atendimento presencial saiu nesta quarta-feira, dia 22, diante da assinatura da minuta que promete reajuste de repasses, atendimento de médicos não conveniados, assim como ampliação nas ações estratégicas; sendo Tupanciretã uma cidade à parte, pois está sob intervenção municipal desde 2016.  

  

 A presença do presidente do IPE Saúde, Júlio Ruivo, no Gabinete Municipal, mobilizou integrantes do governo municipal na busca de melhores condições de atendimento aos usuários tupanciretanenses e também de repasses ao Hospital de Caridade Brasilina Terra. Ruivo foi recepcionado pelo prefeito Gustavo Terra (PP), pelo vice-prefeito Marcio Dias e pelos demais integrantes do governo municipal. Da parte do Poder Legislativo, o Presidente Benezer Cancian (PP), e os vereadores Carlos Augusto Oliveira dos Santos (PP), Bladimir Santos (PP) e Arlete Silveira acompanharam a assinatura da minuta, no Paço Municipal.   

  

 O novo convênio, além de possibilitar um aumento considerável nos pagamentos do IPE ao Hospital de Caridade Brasilina Terra (HCBT), também permite, através de parceria com a prefeitura, a possibilidade do atendimento presencial. Mesmo com o avanço do atendimento remoto, estima-se que a medida facilite o acesso ao serviço, sem a necessidade de deslocamento a outros municípios, e também promova agilidade nas demandas. Além disso, os médicos em atendimento no HCBT que não possuam convênio poderão receber pelos atendimentos, evitando que o paciente necessite realizar o tratamento pelo SUS, como vinha ocorrendo.   

  

O prefeito Gustavo Terra revelou preocupação com o HCBT logo que assumiu a cadeira de chefe do Executivo Municipal. Embora com a situação da saúde controlada, o único hospital da cidade possui problemas crônicos e necessidade de adequações urgentes.  

  • “Sem dúvida, dizer do nosso reconhecimento aqui do município, e logo que assumimos, nós nos contatamos e pedimos ajuda, pedimos socorro. Porque na situação da nossa saúde, por mais que muito bem obrigado, nós temos sobre intervenção um hospital totalmente deficitário, antiquado e com vários pontos a serem modificados, muitos deles crônicos e muitos difíceis de nós mudarmos, mas o primeiro passo é o diagnóstico”, disse o prefeito.   

  

  

 

  

Júlio Ruivo, agradeceu aos integrantes da reunião, e explicou as novas relações do IPE Saúde com o município de Tupanciretã. Ruivo elogiou as ações do prefeito Gustavo Terra nas decisões estratégicas diante do ‘’colapso’’ causado pela pandemia do novo coronavírus.   

  • “Passamos momentos muito difíceis. Acompanhei o trabalho que vocês realizaram na Secretaria de Saúde, mas também através das decisões firmes do nosso prefeito. Eu o elogiei, porque tomou atitudes firmes na época mais difícil da pandemia, algo que nem todos tiveram coragem de fazer! E o resultado foi excelente, porque eu acho que foi um dos poucos municípios que tomou atitudes na hora que tinha que tomar. Eu acho que vocês são um exemplo de que as estratégias ligadas à saúde na pandemia funcionaram. Nos outros lugares, se não funcionaram, foram porque as atitudes custaram muito a serem tomadas. Tenho certeza de que a população reconheceu esse esforço da administração, porque a gente sempre fica muito inseguro quando coisas novas surgem. Então, parabéns prefeito mais uma vez”, disse o presidente do IPE Saúde.  

  

    

Ruivo explicou a necessidade dos usuários do IPE Saúde, não adequados ao atendimento digitalizado, por atendimento presencial. Uma reformulação, decisão do conselho, inviabiliza a locação de imóvel, por exemplo, para implementação de unidade de atendimento presencial em vários municípios gaúchos.  

  •  “Eu resolvi fazer um programa novo, porque as pessoas ficarem desamparadas. Pessoas de idade e aquelas que não têm muita familiaridade com a tecnologia não sabem fazer os encaminhamentos pelo site, nem sabem que existe site. Então, chega ali, precisa de fazer um encaminhamento um pedido de reembolso, ou de cartão, ou de consulta, ou de exame, e não consegue, ‘tranca tudo’. Então, essas pessoas começaram a cobrar muito. A gente terminava ouvindo muita coisa, e eu disse: nós vamos ter que fazer alguma coisa para ajudar a solucionar esses problemas, então nós criamos essa parceria com as prefeituras”, revelou Ruivo.   

  

Após, ocorreu a assinatura dos contratos com o HCBT, que terá repasses maiores. Estima-se que os ganhos possam triplicar, assim melhorando a capacidade financeira do único hospital de Tupanciretã. O prefeito Gustavo Terra acompanhou o presidente do IPE, que juntamente com o presidente Evandro Silveira celebraram a nova fase.  A última atualização contratual teria ocorrido em 1973.   

   

Sobre o espaço para atendimento presencial, que será na prefeitura, o governo municipal espera começar o atendimento após capacitação da recém contratada. A previsão para início dos trabalhos é no decorrer do mês de janeiro de 2022. 

 


Contratos incrementam a capacidade financeira do HCBT (Foto: JM Digital)

 

 










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.