Usuários do IPE Saúde terão posto de atendimento presencial em Tupanciretã, em prédio anexo ao Centro Administrativo. A nomeação da servidora que fará o atendimento presencial saiu nesta quarta-feira, dia 22, diante da assinatura da minuta que promete reajuste de repasses, atendimento de médicos não conveniados, assim como ampliação nas ações estratégicas; sendo Tupanciretã uma cidade à parte, pois está sob intervenção municipal desde 2016.
A presença do presidente do IPE Saúde, Júlio Ruivo, no Gabinete Municipal, mobilizou integrantes do governo municipal na busca de melhores condições de atendimento aos usuários tupanciretanenses e também de repasses ao Hospital de Caridade Brasilina Terra. Ruivo foi recepcionado pelo prefeito Gustavo Terra (PP), pelo vice-prefeito Marcio Dias e pelos demais integrantes do governo municipal. Da parte do Poder Legislativo, o Presidente Benezer Cancian (PP), e os vereadores Carlos Augusto Oliveira dos Santos (PP), Bladimir Santos (PP) e Arlete Silveira acompanharam a assinatura da minuta, no Paço Municipal.
O novo convênio, além de possibilitar um aumento considerável nos pagamentos do IPE ao Hospital de Caridade Brasilina Terra (HCBT), também permite, através de parceria com a prefeitura, a possibilidade do atendimento presencial. Mesmo com o avanço do atendimento remoto, estima-se que a medida facilite o acesso ao serviço, sem a necessidade de deslocamento a outros municípios, e também promova agilidade nas demandas. Além disso, os médicos em atendimento no HCBT que não possuam convênio poderão receber pelos atendimentos, evitando que o paciente necessite realizar o tratamento pelo SUS, como vinha ocorrendo.
O prefeito Gustavo Terra revelou preocupação com o HCBT logo que assumiu a cadeira de chefe do Executivo Municipal. Embora com a situação da saúde controlada, o único hospital da cidade possui problemas crônicos e necessidade de adequações urgentes.
Júlio Ruivo, agradeceu aos integrantes da reunião, e explicou as novas relações do IPE Saúde com o município de Tupanciretã. Ruivo elogiou as ações do prefeito Gustavo Terra nas decisões estratégicas diante do ‘’colapso’’ causado pela pandemia do novo coronavírus.
Ruivo explicou a necessidade dos usuários do IPE Saúde, não adequados ao atendimento digitalizado, por atendimento presencial. Uma reformulação, decisão do conselho, inviabiliza a locação de imóvel, por exemplo, para implementação de unidade de atendimento presencial em vários municípios gaúchos.
Após, ocorreu a assinatura dos contratos com o HCBT, que terá repasses maiores. Estima-se que os ganhos possam triplicar, assim melhorando a capacidade financeira do único hospital de Tupanciretã. O prefeito Gustavo Terra acompanhou o presidente do IPE, que juntamente com o presidente Evandro Silveira celebraram a nova fase. A última atualização contratual teria ocorrido em 1973.
Sobre o espaço para atendimento presencial, que será na prefeitura, o governo municipal espera começar o atendimento após capacitação da recém contratada. A previsão para início dos trabalhos é no decorrer do mês de janeiro de 2022.
Contratos incrementam a capacidade financeira do HCBT (Foto: JM Digital)