Durante a manhã desta sexta (14), o prefeito Gustavo Terra concedeu coletiva de imprensa para trazer novas informações a respeito da situação da covid-19 no município. Vacinação, Carnaval e volta às aulas foram os assuntos tratados pelo gestor municipal.
Apesar do aumento do número de casos na Capital Gaúcha da Soja, Gustavo Terra ressaltou a diferença do cenário atual em relação aquele de um ano atrás:
- “Não haverá lockdown nem toque de recolher. Temos uma situação muito diferente da mesma época do ano passado, porque a doença evoluía para a forma grave e o nível imunológico da nossa comunidade era praticamente inexistente, já que estávamos ainda começando a vacinação. Ainda assim, a situação atual requer muita atenção, e o COE está atento. Temos o início de uma diminuição desse pico [de casos]. Isso é otimista, mas não é tranquilizador. Precisamos que essa tendência de baixa se confirme, para que possamos reduzir os casos diários para a casa de um dígito. Mas é importante dizer que, por mais que tenhamos 129 ativos, temos 0 internações e 0 pacientes com sintomas graves”.
Em relação ao Carnaval, o prefeito destacou a importância em evitar aglomerações e também a situação onde o aumento do número de casos que coincide com viagens para o litoral:
- “Peço às pessoas que, na dúvida entre fazer ou não fazer carnaval, é melhor não fazer. Porém, entre fazer o Carnaval em Tupanciretã ou na praia, que façam em Tupanciretã. Temos a informação de que alguns blocos estão cancelando seu Carnaval. Mas, será muito pior se os seus integrantes forem para a praia. Temos situações que demonstram que o grande fluxo de pessoas na praia é o causador dos picos de covid-19 em nosso município. Quem quiser ir na praia com sua família, ficando em ambientes exclusivos junto dos seus, não causa tanto problema. O problema é o pessoal que vai para a praia fazer festa, se aglomerando com centena de pessoas diferentes”, disse, informando que foi solicitado que os coordenadores dos blocos entreguem a relação dos participantes no carnaval para o executivo municipal até o dia 15/2.
O prefeito Gustavo Terra ressaltou o impacto que as aglomerações podem acarretar no ambiente escolar:
- “Se houver surto de covid-19 em escolas, as aulas serão novamente interrompidas, ou transferidas para ambiente remoto”, disse, destacando a responsabilidade dos pais ou responsáveis pelas crianças no tocante a frequentarem ambientes onde a chance de contaminação é alta.
Nos últimos dias, a alta procura pelo imunizante contra o coronavírus mobilizou os órgãos municipais envolvidos na campanha de imunização para ampliar a oferta de vacinas. O gestor municipal comentou o cenário atual da vacinação:
- “Havíamos conseguido 2000 doses, e ontem chegaram mais 300. Ontem, em pouca mais de 3h30 foram vacinadas mais de 1000 pessoas. Parabenizo a todos os envolvidos, pois tudo correu sem nenhum problema. Muitas pessoas que não haviam se vacinado, estão comparecendo, pois perceberam a importância da vacinação. É uma surpresa agradável. Não existe outra maneira de nos vermos livres dessa doença senão a vacinação”, disse, mostrando sua ficha para o recebimento da terceira dose e destacando que, dependendo da demanda, a vacinação aos fins de semana poderá ser retomada.