Na tarde desta sexta (14), o vice-prefeito e secretário do Meio Ambiente e de Desenvolvimento Rural, Industrial e Comercial, Márcio Dias, comentou sobre a entrega de água nas localidades do interior para uso na criação de animais. A decisão pelo abastecimento é tomada depois que tentativas de reparo nos bebedouros para captura de água não obtêm sucesso:
- “Na semana passada, com o auxílio da retroescavadeira, conseguimos encontrar água. Porém, na presente semana, não foi achado nada, e tivemos que levar o líquido de tanque. Os reparos no bebedouro não resolveram o problema. A sanga existente na propriedade também está seca”.
O secretário e vice-prefeito informou que mais três propriedades aguardam recebimento de água na próxima segunda-feira (17). Em todos os locais, os bebedouros foram reparados, mas a situação não se resolveu:
- “Há mais três moradores do interior inscritos para receber água para sua criação de animais na segunda (17). Já fizemos o trabalho com retroescavadeiras nessas propriedades e, depois de encontrarmos poças pequenas, não achamos mais. Estamos esperando a chuva. Não é questão de maquinário: mesmo cavando em locais com umidade, a água não aparece”, disse, revelando a existência de cadastro específico para o recebimento de água para a pecuária.
Em meio às dificuldades, um alento. O vice-prefeito comentou sobre início de chuva em localidade ao norte do município e sobre a expectativa a respeito das precipitações:
- “Pelo que soube, iniciou há pouco, na região do Assentamento Fátima, algumas pancadas de chuva. Esperamos que a chuva se espalhe, pelo menos, por outras regiões do município. E que seja em um volume de precipitação que junte um pouco de água nos bebedouros que reparamos”.