As chuvas que caíram em Tupanciretã nos últimos dias até ajudaram a diminuir momentaneamente a sensação de forte calor, porém os números da precipitação acumulado seguem abaixo da média para janeiro, conforme indica tabela da base de dados do INMET localizada na sede da Agropan.
No perímetro urbano de Tupanciretã, onde a média no primeiro mês do ano é de cerca de 140 mm, o acumulado está pouco acima dos 37 mm. Apenas em Inhacapetum as chuvas alcançaram os três dígitos no total: foram 100 mm de chuva entre 31/12/21 e 18/01/22. Jari (93 mm) e Abacatu (75 mm) são as outras localidades com maior índice de precipitação acumulada nesse período.
Na presente semana, o maior volume de chuva foi registrado na segunda-feira (17) em Jari, 32 mm. Nesse dia, a segunda maior marca foi 7 mm em Inhacapetum. Além disso, das 19 localidades analisadas pela base de dados do INMET, em 10 não houve sequer 1 mm de chuva, indicando que as pancadas de chuva foram isoladas e localizadas.
A chuva da terça (18) seguiu o mesmo padrão: 9 localidades registraram 0 mm. Precipitações acima dos dois dígitos apenas em três localidades: Abacatu (10 mm), Tupanciretã (15 mm) e Espinilho Grande (18 mm). Moradores do Espinilho, inclusive, relataram a ocorrência de granizo durante a chuva desta terça.