Os últimos dias de calorão em Tupanciretã vem recebendo a companhia de pancadas de chuva. Se, por um lado, a presença da chuva ajuda a trazer a umidade , a sua ocorrência combinada com o forte calor, também traz riscos de vendavais e temporais, como o que atingiu a localidade do Ivaí na última quinta (20).
Além disso, a chuva vem sendo isolada e esparsa, situação que acaba por render baixas precipitações. Na chuva da última quinta (20), apenas quatro localidades em Tupanciretã registraram marcas acima dos dois dígitos: Caneleira (58 mm), Capão do Cipó (30 mm), Tupanciretã (36) e Lageado do Celso (22). E também houve 10 locais onde não choveu.
A chuva de domingo (23) foi ainda menor. Os maiores volumes ocorreram no Batu (11 mm) e em São Xavier (10 mm). Sendo que nove localidades não registraram precipitação. No total acumulado para o mês, a média de chuva no município foi de 47,26, conforme dados da Estação do INMET localidade na Agropan. Inhacapetum (109 mm) e Capão do Cipó (106 mm) foram os únicos locais onde a chuva passou dos 100 mm. Por outro lado, Boqueirão (5 mm), São José (6 mm) e São Xavier (0 mm) praticamente não tiveram chuva, revelando o caráter isolado das precipitações que o município vem recebendo. Confira abaixo:
O MetSul informa que, na presente semana, a chuva deverá estar ainda mais presente. Até terça (25), as precipitações deverão seguir o padrão: localizadas e com chance de temporais isolados. A partir de quarta (26), com a chegada de uma frente fria à região Sul, a chuva deve ser mais abrangente. Porém, a interação de ar frio com a massa de ar quente localizada na região pode potencializar os riscos de temporais entre quarta (26) e quinta (27).
Além disso, o INMET publicou alerta de perigo potencial temporal para a maior parte do Rio Grande do Sul, em área que inclui Tupanciretã, entre hoje e amanhã.