Ainda que a chuva viesse sendo presença constante no município nos últimos dias, a quantidade do acumulado e a área abrangida pelas precipitações acabava sendo pouco significativa dentro do contexto da estiagem. Porém, a chuva desta quarta (26) (que, de quebra, afastou da Capital Gaúcha da Soja o calor extremo) caiu de forma mais regular dentro de todo o município.
Dados da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) localizada na Agropan, mostram que, das 20 regiões monitoradas, 15 registraram chuva, e oito tiveram acumulado acima dos 10 mm. Os maiores índices foram assinalados nas localidades de Lagoa Vermelha (30 mm), Santa Tecla (28 mm), Boqueirão (27 mm) e Bocaverá (25 mm). Ainda assim, Jari, São José, São Miguel e Abacatu não registraram sequer 1 mm de precipitação.
Segundo o INMET, a quinta-feira (27) deve ser chuvosa em Tupanciretã, especialmente na parte da tarde, quando as nuvens aumentam. Depois de um fim de semana seco, a chuva pode retornar na segunda (31), de forma mais localizada.