Secretário de Esporte, Cultura e Turismo, João Flores comenta eventos realizados pela pasta em 2021 e divulga as atrações para o primeiro semestre de 2022
Carnaval, Banda Municipal, casamento coletivo e baile de debutantes, e festivais musicais fazem parte da programação prevista
Publicada em 31/01/2022 às 15:31h
Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: JM Digital)
Na manhã desta segunda-feira (31), o JM Digital conversou com o Secretário de Esporte, Cultura e Turismo, João Flores, naquela que foi a primeira live realizada pelo jornal na nova sede, localizada na área central de Tupanciretã. João Flores fez uma breve retrospectiva dos trabalhos desenvolvidos na pasta até então, e revelou eventos futuros que acontecerão em 2022.
“Quero agradecer ao prefeito Gustavo Herter Terra pela confiança em minha pessoa para essa grande responsabilidade frente à pasta de Esporte, Cultura e Turismo. Tivemos que ir nos adaptando nesses seis primeiros meses, mas fechamos o ano de forma positiva. Conseguimos movimentar os departamentos da secretaria, como a Biblioteca Dr. Pedro Pinto e o Museu Dr. Hélio Franco Fernandes, que deve começar o atendimento junto do início do ano letivo. Além da Banda Municipal Nestor André Mantese, que, no ano passado, voltou a ter aulas presenciais e realizou apresentações”, disse, citando também o diretor de esportes, Emerson da Rosa Santos, pela atuação junto ao Ginásio Bonumazão.
CARNAVAL
A situação do carnaval em tempos de pandemia divide opiniões não apenas em Tupanciretã, mas em todo o país. João Flores lamentou a situação da pandemia, que dificulta a realização das festas momescas:
“Sobre o carnaval, já no mês de novembro, a secretaria promoveu uma reunião com os blocos, junto do prefeito. Na ocasião, o município informou que não haveria a corte carnavalesca, nem os desfiles ou o Baile Municipal. O carnaval ficaria a cargo dos blocos, e com total responsabilidade dos seus dirigentes. Ficou acertado que, até 15/2, seria emitida uma relação dos componentes, para que a secretaria da saúde verificasse a questão da vacina. A covid-19 foi complicando a situação do carnaval, aí entra a questão da conscientização”, revelou.
E destacou a iniciativa dos blocos pela não-realização da folia:
“Tendo sido presidente de bloco e apaixonado por carnaval, acho difícil um dirigente de bloco conseguir controlar centenas de pessoas. Então, o carnaval acaba sendo desproporcional dentro da situação pandêmica em que vivemos. Achei muito sábia e ponderada a decisão de todos os blocos que já se manifestaram em não realizar o carnaval este ano. De onze blocos, seis já definiram que não realizarão as festas momescas”, disse, revelando que, em a pandemia sendo controlada, há a possibilidade de ser realizada uma ação antes mesmo do Carnaval 2023.
O secretário revelou que o ano de 2022 será de implementação de melhorias no Ginásio Bonumazão. Além disso, destacou a Copa Integração, que envolverá todos os municípios gaúchos, e conversas para a realização de maratona internacional em Tupanciretã:
“Para este ano, conseguimos, através do estado, dois projetos voltados para o Bonumazão. Um em relação à iluminação, que será de última geração. E outro em relação às estruturas. Serão R$ 700 mil investidos no ginásio em 2022. Haverá obras, mas, em 2023, teremos um local totalmente remodelado. Em breve, o prefeito Gustavo Terra irá anunciar as novidades. O esporte de Tupanciretã é merecedor dessas melhorias”, disse, citando também quadra de areia que está sendo construída na praça em frente à Câmara Municipal.
“O calendário esportivo para 2022 já me foi repassado pelo diretor de esportes, Emerson da Rosa Santos. Inclusive, temos uma novidade em termos de futebol: A Copa Integração, torneio realizado pela FAMURS que envolve todos os municípios”.
“Para o final do ano, o prefeito tem o desejo de sediar uma maratona internacional. Para isso, chamamos a Fran Abreu e o Matheus Ehlers, que são atletas de ponta, representando Tupanciretã em competições de alto nível".
CALENDÁRIO CULTURAL
A cultura também terá atenção especial da pasta. A começar pela ampliação da Banda Municipal, que está com inscrições abertas:
“Acertamos com o prefeito um calendário provisório de eventos para 2022. Teremos novidades para a Banda Municipal, que está com inscrições abertas para receber um maior número de alunos. Crianças acima de nove anos que queiram aprender música, e que tenham disponibilidade no sábado, poderão fazer da banda”.
Festas coletivas também estão previstas para a segunda metade do primeiro semestre:
“Em 28/5, iremos realizar um casamento coletivo. As inscrições estão abertas. Os casais interessados podem procurar a secretaria de Esporte, Cultura e Turismo. Teremos ainda o Baile Solidário de Debutantes, que terá o apoio de empresas do município, e será realizado em julho”, disse, revelando também nova arte urbana que será implantada no viaduto da Avenida Coronel Luiz de Azevedo.
Voltando para a área da música, festivais a nível municipal e estadual também estão previstos, incluindo o retorno da tradicional Semeadura da Canção Nativa:
“Outro evento que o prefeito quer muito realizar em 2022 é o Festival da Canção Estudantil, que será desenvolvido em conjunto com a secretaria da Educação no mês de agosto. Também temos a Semeadura da Canção Nativa, programada para o final de junho. Além da ExpoTupã, em maio. E da possibilidade do Show da Terra, festival apenas com artistas tupanciretanenses, previsto para o fim do ano”, disse o secretário, ressaltando que todos os eventos devem observar a situação de pandemia.