A Abertura Oficial da Colheita da Soja do Estado do Rio Grande do Sul é o momento em que produtores rurais, autoridades, empresas do ramo agrícola e veículos de comunicação se voltam ao campo para marcar o início da colheita de mais uma safra no Estado.
A Abertura, que tradicionalmente ocorre no Município de Tupanciretã, é considerado um ato de festividade para os produtores agrícolas do Estado do RS, porém, em decorrência da forte estiagem, a safra desse ano acumula grandes prejuízos, por este motivo não será uma celebração, mas um momento de pautar sobre o assunto com autoridades, entidades de classe do setor primário, empresas do ramo agrícola e produtores rurais, buscando formas de amenizar os efeitos da seca.
Este ano o evento será no dia 7 de março e terá seu primeiro momento - o ato simbólico da colheita, com início às 14 horas na lavoura da Granja Guajuvira da Cultivare Agronegócio, que fica no Km 2 da RSC 392.
Após, a solenidade com o pronunciamento das autoridades será na AFUCO, Km 1 da RSC 392, onde serão recepcionados todas autoridades presentes e convidados.
A Abertura Oficial da Colheita da Soja para Tupanciretã vai mais além do que o ato simbólico em si, pois é considerada uma oportunidade que o Município possui para oficializar seus interesses, reivindicações e anseios, pois com o evento representantes e autoridades de diversos segmentos se fazem presentes, inclusive o Governador do Estado, além de diversos veículos de comunicação.
Ainda, a Abertura da Colheita da Soja também é um meio que os produtores rurais possuem para se manifestar diante de autoridades, empresas do setor primário e entidades de classe, sobre os interesses do setor ruralista.