A Terra da Mãe de Deus tem presenciado episódios de chuva e nebulosidade, porém, em intensidade insuficiente para diminuir os prejuízos e dificuldades causados pela estiagem que assola a região desde 2021 (em 17/12, a Prefeitura decretou Situação de Emergência).
Foi o caso da chuva da última terça (22), que se localizou especialmente sobre a região do Lageado do Celso, onde foram registrados 62 mm de precipitação. O segundo local com maior quantidade de chuva foi Capão do Cipó, com 25 mm.
Essas regiões registraram 74% do volume total de chuvas dessa terça, que atingiu apenas nove das 20 localidades monitoradas pela Estação Pluviométrica da Agropan. Confira na tabela abaixo a distribuição irregular das chuvas de ontem:
(FONTE: Estação Pluviométrica da Agropan)
Se, por um lado, as chuvas deverão se manter localizadas, o volume de água precipitado deverá aumentar consideravelmente nesta e na próxima semana.
O portal MetSul revela que a chegada de um rio voador (grande quantidade de vapor d'água oriundo da Amazônia) trará altos índices de chuva para o sul do Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul.
Assim, já nesta quinta (24) são esperadas chuvas que, além da possibilidade de serem torrenciais, também poderão ser acompanhadas de rajadas de vento. Na sexta (25), a previsão é a mesma, com as chuvas se concentrando na porção centro-oeste do RS.
Porém, vale lembrar que os temporais, se acontecerem, serão localizados. Isto é, podem atingir uma região e sequer passar por outra localidade próxima.