Na noite desta quinta-feira (24), ocorreu na Casa de Cultura a palestra Mulheres Autoconfiantes, parte integrante da programação da Semana Municipal da Mulher, que culmina no último sábado de março, o Dia Municipal da Mulher.
O evento foi ministrado pela terapeuta comportamental Gabriele Leal, que atua na área desde 2009, e contou com discurso de abertura proferido pela secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Bárbara Terra, que destacou a atitude proativa das mulheres presentes no evento:
- “Apenas por virem aqui, já estão se mostrando vencedoras e diferenciadas. Pois saíram da zona de conforto e vieram para cá, para essa palestra que instigou algo em vocês. Será um momento instigante e transformador. Agradeço a disponibilidade da nossa palestrante, Gabriele, que se deslocou de São Leopoldo até Tupanciretã para transformar nossos pensamentos na noite de hoje. Que tenhamos uma noite com muita troca de experiência e autoconhecimento”, disse.
Secretária municipal Bárbara Terra durante o discurso de abertura (FOTO: JM Digital)
A rotina duplicada que muitas mulheres tiveram de adotar na pandemia também foi lembrada pela secretária:
- “Após dois anos de pandemia, onde tantas mulheres tiveram de se reinventar. Mães com multifunções, sobrecarregadas. Tendo de trabalhar, chegar em casa e dar aula para seus filhos, ou ainda fazer os serviços do lar”, disse, antes de pedir um pedido de silêncio pelas vítimas de covid-19 e para reflexão pelos dois anos de pandemia.
Bárbara Terra também agradeceu às entidades parceiras do evento:
- “A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação não mediu esforços para que a nossa Semana Municipal da Mulher fosse um sucesso. Agradeço ao apoio da Administração Municipal, da Secretaria de Cultura, da Liga Feminina de Combate ao Câncer e do Conselho Municipal do Direito da Mulher”.
Em sua fala, a palestrante Gabriele Leal destacou como o julgamento das outras pessoas acabam influenciando no comportamento feminino e ressaltou a importância da mulher conhecer a si mesma:
- “Muitas vezes, o julgamento dos outros nos trava. Deixamos de fazer o que acreditamos, aquilo que achamos que é correto para nós, que é a nossa essência. Temos quatro arquétipos no nosso mês. Em cada semana do nosso mês, nós temos uma característica. Primeira semana do mês: acabou minha menstruação, e eu estou objetiva, racional e organizada. Na segunda semana, meu cabelo está bonito, minha pele está boa. Na terceira, é a TPM: momento de trabalho interno. Pegar um caderno e anotar o que estou sentido. Quando vem a menstruação é momento de recolhimento da mulher. Temos que entender o nosso corpo e a nossa mente para que possamos lidar com os problemas e as adversidades da vida”, disse a terapeuta comportamental.
Público feminino assiste aos movimentos iniciais do evento (FOTO: JM Digital)
O prefeito Gustavo Terra também mostrou empolgação com o evento, e destacou o papel da mulher tupanciretanense:
- “Tenho certeza que o evento será um sucesso. A palestrante, doutora Gabriele, é de muito renome. Qualificada e de uma expertise ímpar. Tenho certeza que todas as mulheres se sentirão energizadas e empoderadas. Isso demonstra o quanto o nosso governo valoriza a participação da mulher no desenvolvimento do município. Mais um evento que vem prestigiar a importância e a relevância da mulher tupanciretanense”.
A atração contou também com brindes sorteados pelas entidades parceiras do evento, e foi oportunidade de doação de alimentos não perecíveis e de produtos de higiene para a Liga Feminina do Combate ao Câncer.