Na cerimônia, estiveram presentes o prefeito Gustavo Terra, o presidente do Legislativo, Carlos Augusto, os vereadores Chico Cancian, Arlete Silveira, Catite e Ronaldo Salles, os secretários municipais de Tupanciretã, os secretários de Saúde dos municípios da AMCENTRO e a coordenadora do Hospital de Caridade Brazilina Terra.
A secretária Arita Bergmann fez um longo discurso, destacando produções de Tupanciretã, como a soja e o champignon, e também citando a letra do Hino Municipal de Tupanciretã:
- “É uma honra estar aqui no Legislativo de Tupanciretã. Me sinto homenageada em estar aqui neste espaço. Fui acolhida de forma muito fraterna. Receber esse título enche o coração de emoção e de gratidão. Significa respeito e compromisso”, disse, cumprimentando os vereadores, o secretariado municipal, e os secretários de saúde dos municípios da região. Destacou também o trabalho do prefeito Gustavo Terra frente à prefeitura.
A secretária ainda revelou que recebeu a vacina contra a gripe no município de Tupanciretã, como ato de gratidão e reconhecimento:
- “Escolhi realizar minha vacina contra a gripe em Tupanciretã, para mostrar como os profissionais da Saúde fazem a diferença. Que a Terra da Mãe de Deus, que, a partir de hoje também é a minha terra, acolha a todos os seus filhos”.
O prefeito Gustavo Terra também proferiu discurso:
- “Sei da trajetória que tivemos desde o início do governo, até o dia em que estivemos reunidos em seu gabinete para que Tupanciretã retornasse para a Coordenadoria de Santa Maria. Nesse gesto, ajudou a salvar muitas vidas de tupanciretanenses”, disse.
Ao final da sua fala, o prefeito entregou à secretária projeto para reforma de blocos hospitalares de Tupanciretã:
- “Vamos estudar quais são as carências, para podermos potencializar o Hospital de Tupanciretã”, declarou a secretária com o projeto em mãos.
O final da cerimônia ficou a cargo do presidente da Câmara, Carlos Augusto:
- “Se tivermos de votar novamente para dar títulos à secretária Arita Bergmann, assim o faria. É uma grande satisfação tê-la como cidadã tupanciretanense. Foi um grande gesto a transição de Tupanciretã para a Coordenadoria de Saúde de Santa Maria. É uma mudança que faz muita diferença, em especial aos cidadãos mais humildes”.