No sábado, dia 02, ocorreu a 1ª Caminhada Municipal do Autismo em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, promovida pela Administração Municipal através da Secretaria de Educação.
A caminhada teve por objetivo promover a inclusão e a conscientização do Autismo em nosso Município. O coordenador Pedagógico da Educação Especial, Cézar Augusto Robaina trouxe dados sobre o assunto, como o porquê da data estabelecida, qual significado da cor Azul e qual a estimativa de casos de Autismo das crianças em idade escolar em nossa comunidade.
O prefeito Gustavo Terra mencionou a importância da equoterapia na abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, envolvendo a área da saúde, educação e equitação, buscando desenvolvimento de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
Entidades como APAE, Escolas Municipais, particulares, projetos sociais entre outros, percorreram um trecho da avenida Vaz Ferreira como forma de demonstrar apoio a causa, finalizando em frente ao Palanque Municipal para pronunciamento das autoridades sobre a importância do movimento.
O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma deficiência de desenvolvimento que se qualifica e reconhece por um conjunto de alterações que afeta quase todos os aspectos do comportamento humano, desde a interação social a transtornos de processamento sensorial em maior ou menor grau.
A cor Azul foi vestida por muitas pessoas no sábado e o motivo disso é que o azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio para as pessoas. Nesse caso, o azul auxilia em situações em que a criança, por exemplo, apresenta uma sobrecarga sensorial, algo que precisa ser lidado com sabedoria para o bem-estar.