A Sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (4) teve como foco dos comentários dos vereadores em tribuna a Caminhada Municipal do Autismo, realizada no último sábado (2).
A inclusão de pessoas com espectro autista na comunidade, assim como a necessidade de profissionais de educação capacitados para atuar nesse contexto também foram destacadas.
Entre outras pautas, estiveram comentários sobre reforma em residência avariada e também sobre as movimentações partidárias para as eleições de outubro. A sessão ordinária foi sucedida pela Sessão Solene para entrega do título de Cidadã Tupanciretanense à secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
Confira abaixo o resumo das falas dos parlamentares em tribuna:
CATITE (REPUBLICANOS)
O vereador revelou que vem fazendo contatos buscando benefícios para Tupanciretã: “O deputado Carlos Gomes destinou R$ 220 mil ao município para utilização no CRAS, abrigos institucionais e unidades de acolhimento. Certamente irá ajudar os projetos sociais”. Exaltou o crescimento do Republicanos nos níveis federais e municipal: “Tínhamos um deputado federal, Carlos Gomes, e agora temos a deputada Liziane Bayer. No âmbito estadual, passamos de duas para quatro cadeiras”.
ARLETE SILVEIRA (PP)
Comentou sobre a Homenagem às Mulheres realizada na última semana na Câmara de Vereadores: “Parabéns a todas essas mulheres, que representam profissões de vários segmentos em nosso município”. Parabenizou também o time do Ventinho: “Hoje está completando 22 anos de caminhada”. A vereador também comentou sobre a Caminhada Municipal do Autismo: “É de grande importância que a sociedade seja bem informada e elimine o preconceito”.
BLADIMIR PEREIRA (PP)
Citou Pedido de Providência de sua autoria: “Limpeza dos canteiros da Avenida Lourenço Gomes. E peço que haja uma limpeza contínua no local, que é utilizado para caminhadas e deslocamento para escolas”. Também citou a Caminhada Municipal do Autismo: “Quero parabenizar os organizadores do evento e todas as entidades e pessoas que participaram desse evento”, disse, destacando a importância da conscientização para que as pessoas com transtorno de espectro autista possam conviver normalmente na sociedade e para que condição seja detectada precocemente.
JOCELENE AQUINO (PT)
A vereadora comentou sobre a Caminhada Municipal do Autismo, e comentou sobre iniciativa da bancada do seu partido: “No ano passado, a bancada do PT encaminhou projeto instituindo a Semana de Conscientização sobre o Autismo, e a Prefeitura acolheu essa indicação. Então, neste sábado (2), acontece a Caminhada Municipal”, disse, destacando a necessidade de não se ter preconceito com as pessoas que possuem essa condição. “Percebemos, nas salas de aula, o aumento de crianças com o transtorno do espectro autista. Precisamos dar formação aos profissionais, para que eles saibam como cuidar e tratar essas crianças”, comentou, ressaltando também a importância do atendimento com fonoaudiólogo.
RONALDO SALLES (PSDB)
Iniciou seu pronunciamento com os tradicionais votos de pesar. Em seguida, comentou sobre a Caminhada Municipal do Autismo: “Quero parabenizar o executivo, o legislativo e a comunidade em geral, que dão atenção especial às crianças autistas do município. É importante que o setor público e a comunidade estejam engajados para dar melhor sustentabilidade a essas crianças”. Comentou também sobre a Sessão Solene que concedeu à secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, o título de Cidadã Tupanciretanense. Falou ainda sobre os movimentos políticos do ex-governador Eduardo Leite: “Fico satisfeito de Eduardo Leite ter ficado no PSDB, e o partido seguir forte. Vamos trabalhar para aumentar a bancada nos níveis estadual e federal. Estaremos juntos em coligação que trabalhe para o bem do Rio Grande do Sul”.
BENHUR TERRA (PSDB)
Iniciou comentando sobre a Caminhada Municipal do Autismo: “Foi um grande evento. Creio que é o pontapé inicial para que seja discutido, não somente o autismo, mas outras questões envolvendo as crianças. Temos inúmeras alunos que necessitam ter um amparo mais técnico”, disse, ressaltando como outras condições também merecem um evento de mesmo porte e dando o exemplo da Síndrome de Down. Também expressou votos de pesar em relação a morador de Tupanciretã. Comentou sobre acidente de trânsito com veículo da administração municipal que provocou avaria em residência: “Isso aconteceu em janeiro, e foram feitas várias intervenções ao responsável pelo caminhão”, disse, destacando como a administração resolve as demandas com celeridade.