Na noite desta segunda-feira (18), foi realizada no Ginásio Bonumazão a Solenidade Oficial da Farda da EMEF Cívico Militar Cel. Marcial Terra. Na ocasião, os alunos do 1º ao 9º ano receberam os casquetes militares.
A Cerimônia marca o fim do período de adaptação, significando a incorporação dos alunos às tradições de honra e patriotismo promovidas pelas Forças Armadas.
Alunos Escola Cívico Militar Cel. Marcial Terra - Foto: Jefferson da Silveira da Silva
Estiveram compondo a Mesa do evento as seguintes autoridades: o prefeito de Tupanciretã, Gustavo Terra; o presidente do Poder Legislativo de Tupanciretã, Carlos Augusto Oliveira dos Santos; o deputado estadual Tenente-Coronel Zucco; o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Alto Jacuí, Tenente-Coronel Marcelo Fraga Carpes; o comandante do 3º Pelotão da Brigada Militar de Tupanciretã, Tenente Eleno; a secretária municipal de Educação, Rosani Didoné; a diretora da EMEF Cívico Militar Cel. Marcial Terra, Maristela Santiago; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Alia Sayed; a presidente da Associação de Pais e Mestres, Elisiane Lopes. Outras autoridades também se fizeram presentes no evento.
Mesa do evento - Foto: Jefferson da Silveira da Silva
Os alunos do 1º ao 5º ano entraram no palco da solenidade no passo sem cadência, acompanhados das professoras. Os estudantes do 6º ao 9º ano, por sua vez, entraram no passo ordinário. Então, chegou o momento de entrega dos casquetes.
Em ato simbólico, o prefeito Gustavo Terra e o tenente-coronel Zucco realizaram a entrega dos casquetes para seis alunos: Maria Eduarda, Breno, Antonella, Davi, Daian e Mariane. Em seguida cada um dos alunos do 1º ao 9º ano recebeu os casquetes de seus padrinhos.
Após a entrega dos casquetes, os alunos fizeram o Juramento à Bandeira. A aluna Ana Raquelli, do 8º ano, professou o Compromisso do Aluno, prometendo cumprir com dedicação, disciplina e ética os compromissos de estudante.
Juramento - Foto: Jefferson da Silveira da Silva.
Então, foi a vez das autoridades fazerem o uso da palavra:
Diretora da EMEF Cívico Militar Cel. Marcial Terra, Maristela Santiago:
“A equipe de professores, funcionários e militares faz um trabalho diferenciado no que diz respeito ao ensino oferecido aos alunos. Sabemos dos desafios e dificuldades que são superadas com a união do grupo. A felicidade e o orgulho dos nossos alunos em fazer parte dessa instituição é a força que nos faz continuar crendo um futuro promissor”, disse, parabenizando os alunos e destacando a disciplina e o respeito professados pelo educandário.
Secretária Municipal de Educação, Rosani Didoné:
“A transformação social motivada pela educação enobrece todos os ideais em que nos envolvemos enquanto educadores. A educação é uma arma: não aquela que mata, mas a que transforma a sociedade. A escola cívico militar é dos alunos e da comunidade, abraçando sonhos, ideais e perspectivas de futuro promissor”, disse, destacando a atuação do deputado Tenente-Coronel Zucco e do prefeito Gustavo Terra na implantação do ensino cívico militar.
Deputado Tenente-Coronel Zucco:
“Tive o privilégio de estudar em colégio militar e isso foi um diferencial em minha vida. Quem estuda valores como disciplina e respeito, adquire naturalmente a responsabilidade e a gratidão. E é aí que reside o verdadeiro civismo. Sempre desejei que todos puderem ter acesso à qualidade de ensino. Respeito e reconhecimento à solidariedade são ideais que as escolas cívico militares consagram. Uma grande nação começa na educação”, disse, destacando Tupanciretã como modelo cívico militar para o Rio Grande do Sul.
Prefeito Municipal, Gustavo Terra:
“Muito mais do que uma escola, é a realização de um sonho. Temos a única escola cívico militar que germinou e se realizou em 2021. Agradeço aos pais de alunos que abraçaram esse projeto junto conosco. Muito mais do que formar alunos, estamos formando cidadãos patriotas, que respeitam os professores e a bandeira nacional”, disse, destacando o papel do tenente-coronel Zucco, e afirmando que os monitores voluntários, em breve, serão contratados.
BREVE HISTÓRIA DA ESCOLA CÍVICO MILITAR DE TUPANCIRETÃ
Iniciativa da administração de Gustavo Terra, a então Escola Estadual Tupanciretã foi transferida para a gerência do município em 27 de maio de 2021.
Em 10 de agosto do mesmo ano, foi realizada a cerimônia de inauguração do educandário.