O prefeito Gustavo Terra (PP) orientou o grupo de agricultores em reunião realizada na tarde dessa quarta-feira, dia 20. Uma força-tarefa foi montada na Casa da Cultura, e em poucas horas 78 lotes já estavam com os documentos necessários organizados para ser encaminhado ao INCRA (Instituto Nacional Colonização e Reforma Agrária). Funcionários da prefeitura digitalizaram e juntaram as comprovações. Duas linhas de ônibus foram oferecidas aos produtores para o deslocamento.
O prefeito explicou todas as etapas percorridas até aqui, e enfatizou a importância do presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL), deputado Federal Sanderson (PL), da ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina para a realização da emissão da Carta da Terra. Terra também enfatizou a inflência da Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul e do INCRA, para o município de Tupanciretã encampar o programa de regularização dos lotes dos pequenos agricultores. 60 áreas do Assentamento Fátima, e 18 do Assentamento Invernada das Vacas, totalizando 78 lotes.
Duante expalanação Terra ressaltou que, qualquer um que distorcesse as suas palavras estaria mentindo. A administração municipal facilitou o atendimento para acelerar o processo de cadastramento junto ao INCRA.
O site conversou com o prefeito ao final da reunião, Terra reforçou os posicionamentos firmados durante pronunciamento ao público.