Na manhã da última terça (10), o JM Digital conversou com a coordenadora do Setor de Imunização Municipal Andrea Appel. Durante a entrevista, a enfermeira comentou falou sobre a troca de local para a aplicação do imunizante contra a Covid-19, que baixa procura, passar a acontecer no Posto de Saúde do Centro, Rua Capitão Amorim.
NOVO LOCAL DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
Andrea Appel também falou a respeito da mudança de local da vacinação contra a covid-19, que foi transferida da Casa de Cultura para o Posto de Saúde do Centro:
- “A mudança se deu em função da baixa procura pela vacinação. Não chegávamos a 100 pessoas. Assim, para economia de pessoal, resolvemos concentrar as atividades no Posto de Saúde do Centro. Temos poucas doses e não podemos correr o risco de perdê-las”, disse a coordenadora de imunização municipal, destacando que precisou devolver doses do imunizante Pfizer devido à baixa procura pela vacinação.
E explicou sobre mudanças no protocolo de pedidos de imunizante realizado pelo município:
- “O sistema de pedido de vacinas junto à Coordenadoria mudou um pouco. Agora, temos de fazer um ofício pedindo a quantidade necessária. Assim, primeiro temos de ver a demanda, para então realizar a solicitação. Não podemos correr o risco de termos vacinas vencendo por falta de procura. Já faz praticamente um mês que não pedimos novas doses. Isso mostra a baixa procura”.
A enfermeira também informou o horário de atendimento da próxima etapa de vacinação, que acontece na sexta-feira (13), “o horário no Posto do Centro será das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia", disse.
Andrea também listou o público-alvo que será atendido na sexta:
- “Primeira dose para pessoas a partir dos cinco anos. Quanto à segunda dose, temos Pfizer Pediátrica e Adulta, e Coronavac. Os vacinados com Pfizer devem esperar dois meses para tomar a segunda dose. Quem recebeu Coronavac deve aguardar um mês. A terceira dose é destinada para adultos que tenham recebido a segunda aplicação há pelo menos quatro meses. Além desse grupo, recebem a terceira aplicação os imunodeprimidos (incluindo adolescentes), as gestantes e as puérperas. A quarta dose é oferecida para idosos a partir dos 70 anos e para imunodeprimidos. Ressaltando que tanto o intervalo entre a segunda e a terceira dose, como o intervalo entre a terceira e a quarta dose, devem ser de quatro meses”, disse, destacando a inclusão dos idosos a partir de 70 anos na imunização com quarta dose.
TODOS CONTRA A DENGUE