noticias873 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Sessão legislativa desta segunda (30) destaca o papel da Câmara como incentivadora do esporte municipal

Questões relativas ao funcionamento dos postos de saúde e à condição das estradas do município também foram apontadas pelos vereadores

Publicada em 30/05/2022 às 17:54h | Da Redação 

Compartilhe nas redes sociais

Sessão legislativa desta segunda (30) destaca o papel da Câmara como incentivadora do esporte municipal
Plenário Vereador João Manoel do Nascimento.  (Foto: JM Digital )


A última sessão legislativa do mês de maio teve como um dos assuntos principais o incentivo do Poder Legislativo para o esporte municipal, ação que já vem sendo praticada desde gestões anteriores. Também foram comentadas situações referentes ao atendimento em postos de saúde, ao estado das estradas do município durante o período chuvoso, e a respeito do mutirão de combate à dengue. O Festival de Música Festicanto também foi lembrado. 

Os parlamentares ainda destacaram a necessidade de se estudar atentamente os projetos que chegaram na Câmara durante a presente semana. O caso de violência policial ocorrido em Sergipe, que resultou em morte, também foi comentado em tribuna.  

 

Votações da Ordem do Dia: 

 

Projeto de Lei 60/2022: Autoriza o executivo a firmar termo de contrato de prestação de serviços com a EMATER/RS - Aprovado por unanimidade; 

Projeto de Lei Complementar 70/2022: Autoriza a abertura de crédito adicional especial e dá outras providências - Aprovado por unanimidade; 

Projeto de Lei Complementar 71/2022: Autoriza a abertura de crédito adicional especial e dá outras providências - Aprovado por unanimidade; 

Confira abaixo o resumo das manifestações dos vereadores durante a sessão desta segunda (30) 

 

CATITE (REPUBLICANOS) 

O parlamentar comentou sobre agenda em Porto Alegre feita na última semana, buscando recursos para Tupanciretã: “Fui, pessoalmente, ao escritório do senador Lasier Martins, levar Ofício do Hospital Brazilina Terra solicitando emendas para a reforma do bloco cirúrgico. Também estive em audiência na Secretaria do Esporte, tratando da viabilização de recursos. Já há verba destinada do Programa Avançar Esportes para nosso município”, revelou, citando também consulta a detalhes da Copa RS de Futebol Amador. Falou ainda sobre a estreia do Figueira na Série Prata: “Representando Tupanciretã nessa competição importante, conquistou um empate heroico”, citando o trabalho da diretoria do clube e do presidente Célio. Finalizou ressaltando o apoio da Câmara Municipal ao esporte municipal. 

 

BLADIMIR PEREIRA (PP) 

Iniciou falando de Indicação de sua autoria: “Possibilidade de o executivo municipal fazer uma revisão na Lei do Magistério Público Municipal. Existe essa necessidade de atualizações, como criação de novos cargos: orientadora educacional, educador especial”, disse, citando que a redação da Lei também poderia oferecer interpretações dúbias. Também reforçou a necessidade de o município apoiar o esporte amador: “Precisamos incentivar aqueles que se esforçam para que o esporte em Tupanciretã não entre em decadência. Temos pessoas que comungam de um só objetivo: a prática do esporte. Iremos continuar auxiliando os clubes, desde que estejam legalizados”. 

 

JOCELENE AQUINO (PT) 

A vereadora também saudou a equipe do Figueira. Citou ainda a necessidade de discussão ampla dos projetos que estão sendo tratados pela Câmara nesta semana: “Projetos densos, importantes e com bastante conteúdo. A preocupação do presidente em trazer um corpo técnico para fazer a explicação dessas pautas será muito necessária”, disse, destacando projeto que cria e exclui cargos públicos, e outro que fala em terceirização de serviços públicos. Falou também de parada de ônibus no bairro Anna Terra: “Questão importantíssima. Existem pessoas que pegam transporte da saúde, para fazer consultas. E também aqueles que pegam ônibus para ir para a faculdade ou para o quartel”. 

 

RONALDO SALLES (PSDB) 

Iniciou sua fala com os tradicionais votos de pesar. Citou ainda reunião da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Tupanciretã, Jari e Júlio de Castilhos: “Será realizada dia 11 de junho, no plenário da Câmara de Vereadores”. Ronaldo também destacou o incentivo ao esporte municipal: “Enquanto presidente da Câmara, sempre valorizamos o esporte, trabalhando em conjunto”. Comentou também movimentações na corrida eleitoral para o governo do RS: “Eduardo Leite já está em primeiro nas pesquisas. Arrumou o estado do Rio Grande do Sul. Esse asfalto que liga Tupanciretã a Santa Tecla é graças ao PSDB”, disse, destacando também a atuação do prefeito Gustavo Terra. O vereador ainda comentou o caso de violência policial ocorrido em Sergipe: “99,9% da Polícia é nota 10. Mas, lamentavelmente, há uma minoria mínima. Mataram sob tortura um negro, pobre e esquizofrênico. Nenhum país democrático aceita isso”, disse, destacando a liberdade e a igualdade, e criticando a ditadura. Citou ainda a inflação e o preço do botijão de gás. 

 

BENEZER CANCIAN (PP) 

O parlamentar apresentou um comunicado da Secretaria de Saúde, especialmente dirigido aos moradores dos bairros Juliana, Jardim das Paineiras e Chiapetta: “O arrastão da dengue que seria realizado a partir de hoje (segunda, 30) foi transferido devido ao mau tempo. Uma nova data ainda será prevista”. Citou também o recebimento de nova viatura para a Secretaria de Saúde: “Agradeço, mais uma vez, ao deputado Pedro Westphalen, que encaminhou a verba para esse veículo”. O vereador também convidou a comunidade tupanciretanense para participar do festival Festicanto: “Peço que aqueles jovens e adultos que tenham o dom de cantar que participem desse evento, que será realizado em junho e julho. As inscrições se encerram na próxima sexta (3). Os ensaios serão realizados nos dias 27/6 (crianças), 28/6 (jovens) e 29/6 (adultos). A final será em 3 de julho”, disse, também explicando o procedimento para realizar a inscrição. 

 

CARINA VALAU (MDB) 

A vereadora iniciou sua fala citando queixas da comunidade sobre os postos de saúde: “As pessoas têm reclamado da questão de fichas e de espera no atendimento. De um lado, temos funcionários da saúde que estão fazendo o seu máximo. Do outro, temos uma comunidade que grita por socorro, incluindo mães sem pediatras para seus filhos. Temos que conversar para juntos encontrarmos uma solução”. Falou também da situação do barro nas estradas do município: “Os pontos críticos são os mesmos de anos [atrás]. Hoje, há o diferencial de termos verba para maquinário apropriado. Não é culpa de ninguém, mas juntos temos de discutir esse assunto para tentar achar uma solução”. A parlamentar também comentou sobre a necessidade de se avaliar com cuidado as pautas que estão na Câmara antes da votação.




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Visitas: 12820588 Usuários Online: 117
Copyright (c) 2025 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.