A sessão da Câmara de Vereadores desta segunda (6) contou com comentários a respeito da situação do atendimento Hospital Brazilina Terra no último fim de semana. Relatos nas redes sociais mostravam demora e falta de assistência adequada. Então, os vereadores vieram a público explicar os motivos pelos quais tais dificuldades ocorreram, e também sugeriram atitudes para evitar que o problema se repita.
A grande demanda por reparos em vias e estradas também foi comentada, com os parlamentares destacando como o grande volume de chuvas dificulta a atuação para a resolução desses imbróglios.
ORDEM DO DIA:
Decreto Legislativo 7/2022 - Dispõe sobre a concessão de título de Cidadão Honorário ao excelentíssimo senhor Marcelo Lemos Dornelles: Aprovado por unanimidade;
Projeto de Lei 9/2022 - Altera dispositivo da Lei 4372/2022: Aprovado por unanimidade;
Projeto de Lei Complementar 72/2022 - Autoriza a abertura de crédito adicional especial e dá outras providências: Aprovado por unanimidade;
Projeto de Lei Complementar 74/2022 - Autoriza a abertura de crédito adicional especial: Aprovado por unanimidade;
Projeto de Lei 75/2022 - Revoga índice de IPCA de 2020: Aprovado por unanimidade;
Projeto de Lei 76/2022 - Atualiza o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias: Aprovado por unanimidade;
Confira o resumo do pronunciamento dos vereadores em tribuna no espaço dedicado à Explicação Pessoal:
ARLETE SILVEIRA (PP)
A vereadora falou de Pedido de Providência de sua autoria: “Colocação de dois postes para colocação de rede de vôlei na Escola Maria Aleydah, no Assentamento Nossa Senhora Aparecida”. Comentou também sobre visita à ADAT: “Presenciei grande número de animais que são muito bem cuidados. Incluindo animais para adoção”. E falou de visita no Hospital Brazilina Terra: “Foi inaugurado o novo aparelho de raio-x que chegou ao hospital. Quem ganha é a comunidade de Tupanciretã”. Falou ainda do jantar-baile no Taquarembó: “Na ocasião, ocorreu a posse da nova patronagem da entidade nativista. Excelente jantar e música. Parabéns aos patrões”. Lembrou também do Casamento Coletivo, ocorrido no sábado dia 29/5: “Nove casais oficializaram sua união sem custo algum. Convênio do Município de Tupanciretã e Registro Civil”. Finalizando comentando sobre visita da turma do 8º ano da Escola Cívico-Militar à Câmara de Vereadores.
JOCELENE AQUINO (PT)
A parlamentar comentou sobre o atendimento no hospital, pauta que foi destacada pela comunidade no último fim de semana: “Eu entrei em contato com o secretário, e peço que o líder do governo também faça esse contato. Há relatos de pessoas que passaram horas no hospital e não foram atendidas. Alguns foram encaminhados do posto de saúde para o hospital para receber tratamento adequado e saíram sem o atendimento”, disse, destacando como as respostas da área da saúde necessitam de ser imediatas: “Deve haver algo efetivo, como contratações para atender a demanda”, sugeriu.
CARINA VALAU (MDB)
A vereadora deu detalhes sobre os acontecimentos que levaram à demora no atendimento no Hospital Brazilina Terra durante o último fim de semana: “Durante o plantão da manhã de sábado (4), quinze pacientes não puderam ser atendidos. Então, esses tiveram de ser atendidos na tarde. Além disso, havia também paciente com infarto, que necessitou de vários eletrocardiogramas”. Carina também sugeriu que seja feita reunião com a diretora do hospital: “Podemos sugerir contratação de outro plantonista ou aumento de salário de sobreaviso. E também mais uma enfermeira para realizar a triagem”.
RONALDO SALLES (PSDB)
Iniciou seu pronunciamento com os tradicionais votos de pesar. Comentou também sobre o jantar-baile de posse da nova patronagem da Entidade Nativista Taquarembó, ocorrido no último sábado (4): “Parabenizo ao Alaor e toda a diretoria pelo sucesso do evento”. Falou também do Almoço do Dia do Agricultor, realizado no domingo (5) no Tonicão: “Parabenizo o Padre Clécio e toda a diretoria da Igreja Católica de Tupanciretã”. Destacou também a presença de membros do poder executivo nesses eventos.
BENEZER CANCIAN (PP)
O vereador também comentou sobre o jantar-baile de posse da nova patronagem do Taquarembó: “Em nome do patrão Alaor Flores da Silveira e da patroa Conceição, saúdo toda a patronagem pelo belíssimo evento realizado na noite de sábado (4)”. Comentou sobre os Pedidos de Providência feitos pelos vereadores, em especial os referentes a melhorias em estradas: “Isso demonstra a preocupação com a comunidade de Tupanciretã. É obrigação do poder executivo efetuar esse trabalho, mas a comunidade precisa ter um pouco de paciência. São vários dias de chuva”, disse, destacando o empenho dos trabalhadores envolvidos nessa pauta. Falou também das questões de atendimento no hospital no último fim de semana: “Muitas vezes, chegam várias pessoas no mesmo momento. E temos um médico plantonista, uma enfermeira e cerca de três técnicas. Assim, não se consegue atender mais de uma pessoa por vez”, disse, destacando que foi muito bem atendido pelos funcionários da casa de saúde e que é importante a contratação de novos profissionais.
BENHUR TERRA (PSDB)
O parlamentar destacou que entende a grande demanda de melhorias em estradas e ruas durante os últimos dias devido às chuvas. Benhur também comentou sobre a situação do atendimento no hospital no último fim de semana: “Vi nas redes sociais a demanda da comunidade. Estamos atentos a essas questões”, disse, salientando a necessidade de agir com racionalidade a respeito do tema e a importância do trabalho em equipe entre os vereadores.
TODOS CONTRA A DENGUE