A sessão da Câmara de Vereadores ocorrida na última segunda-feira (13) teve apresentação de projeto para a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, o qual recebeu apoio da Casa Legislativa como um todo. Além dessa pauta, a situação das estradas do interior, demanda recorrente da comunidade, também foi lembrada pelos parlamentares.
Os vereadores ainda comentaram sobre o 2º Arrastão Solidário, destacando as doações angariadas. E também teceram comentários a respeito das movimentações políticas e de possíveis candidatos nas eleições de outubro deste ano.
Votações da Ordem do Dia:
Projeto de Lei Complementar 59/2022: Autoriza a concessão de auxílio alimentação aos servidores públicos municipais – aprovado por unanimidade;
Projeto de Lei Complementar 79/2022: Autoriza o poder executivo municipal a subsidiar o transporte intermunicipal para IF Campus de Júlio de Castilhos – aprovado por unanimidade;
Projeto de Lei Complementar 80/2022: Acrescenta ação de governo na Lei 4308/2021 LDO 2022 - aprovado por unanimidade;
Projeto de Lei Complementar 81/2022: Autoriza a abertura de crédito adicional especial - aprovado por unanimidade;
Projeto de Lei Complementar 82/2022: Acrescenta ação de governo na Lei 4285/2021 PPA 2022/2025 - aprovado por unanimidade;
Confira o resumo das manifestações dos vereadores em tribuna:
ARLETE SILVEIRA (PP)
Comentou sobre Pedido de Providência de sua autoria: “Empedramento em alguns pontos do Corredor das Tropas. Em dias de chuva, muitos locais ficam com barro, dificultando a passagem de veículos”. Comentou sobre o 2º Arrastão Solidário: “Arrecadou mais de seis toneladas de alimentos”, disse, parabenizando a Escola Flory Druck Kruel, que ganhou a Gincana Coletiva, as demais escolas participantes e a comunidade tupanciretanense que também realizou doações. Falou ainda do recebimento de R$ 80 mil pelo Lar Santa Rita de Cássia, oriundos do fundo municipal. Citou ainda o Dia Mundial para Conscientização da Violência Contra o Idoso: “Comemorado no dia 15, é um dia de reflexão e observação dos idosos que possam estar sofrendo maus tratos. Denúncias devem ser enviadas ao CREAS”.
BLADIMIR PEREIRA (PP)
Citou Indicação de sua autoria: “Para o executivo municipal encaminhar a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. É importante para promover e apoiar atividades que contribuam para inclusão, garantindo a representação dessas pessoas na comunidade”, disse, citando dados estatísticos das pessoas com deficiência de Tupanciretã. Comentou também sobre o atual cenário político: “Escutei candidato a deputado federal falando do Fundão, sendo que ele próprio utilizava essa verba. Esse é um exemplo de dissonância cognitiva. Peço aos eleitores que pesquisem, analisem e prestem bem atenção no que ouvem”, disse, citando que o salário mínimo atual permite comprar mais litros de gasolina do que o salário mínimo de 2002.
JOCELENE AQUINO (PT)
A vereadora comentou sobre projetos que estão em pauta para votação na Câmara: “Faço coro nesse projeto do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. É de suma importância para as organizações municipais que trabalham com essas pessoas e precisam de uma atenção do governo e do setor público”, disse, destacando que havia levantado essa pauta em 2021. Apoiou também Indicação que trata de aumento na taxa de consignação para servidores municipais: “Importante indicação feita pelos vereadores da situação, tendo em vista que o sindicato dos trabalhadores municipais havia apresentado essa pauta tempos atrás”, disse, destacando a situação econômica atual que motiva a necessidade de empréstimos para pagamento de contas e compra de alimentos.
RONALDO SALLES (PSDB)
Iniciou sua fala com os tradicionais votos de pesar. E também comentou sobre o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência: “Todos os pares desta casa estão prontos para ajudar esse projeto a ser aprovado”. Comentou também sobre a visita do deputado federal Lucas Redecker e deputado estadual Pedro Pereira, ambos do PSDB, em Tupanciretã: “Visita coordenada pelo presidente municipal do PSDB, Gustavo Lírio, juntamente com todos os membros do partido. Estivemos nos canais de mídia do município e realizamos reuniões”, disse, destacando o papel dos tucanos nas obras de asfaltamento em Tupanciretã e a gestão de Eduardo Leite no governo do Rio Grande do Sul.
BENEZER CANCIAN (PP)
O vereador começou sua fala tecendo críticas ao endeusamento de políticos: “A cada mês, é criado um deus político. Todos temos nossos representantes, e devemos os elogiar, pois foram escolhidos para serem os representantes do povo, mas Deus só há um”, disse, destacando o apoio do PP à campanha de Eduardo Leite nas eleições de 2018. Comentou ainda sobre a origem das verbas para melhorias em estradas: “Esse dinheiro é nosso, é de vocês da comunidade que recolhem seus impostos, e de produtores do agro que produzem em nosso município. Nada mais justo que esses recursos voltem para o município, trazendo benefícios”. Comentou ainda da situação das estradas do município, citando ligações que recebeu de moradores de várias localidades: “Temos vários pontos críticos em estradas do Corredor Santo Inácio, Corredor das Três Árvores, entre outros. Mas informo à comunidade que estamos levando ao conhecimento do secretário de Obras essas situações. Providências serão tomadas”.
TODOS CONTRA A DENGUE