noticias467 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Última sessão legislativa do mês de junho comenta situação das estradas do interior e do transporte escolar

Vereadores ressaltaram a necessidade de reparo para melhorar a trafegabilidade, também destacando a chuva como complicador para a realização das obras

Publicada em 28/06/2022 às 16:56h

Da Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Última sessão legislativa do mês de junho comenta situação das estradas do interior e do transporte escolar   Compartilhar a noticia Última sessão legislativa do mês de junho comenta situação das estradas do interior e do transporte escolar   Compartilhar a noticia Última sessão legislativa do mês de junho comenta situação das estradas do interior e do transporte escolar

Link da Notícia:

Última sessão legislativa do mês de junho comenta situação das estradas do interior e do transporte escolar
 (Foto: JM Digital)

A última sessão legislativa do mês de junho, que também foi a última sessão transmitida ao vivo pelo Jornal Manchete Tupanciretã Digital até a conclusão das eleições, focou bastante na situação das estradas do interior, bastante prejudicadas devido ao volume de chuva das últimas semanas. A dificuldade de oferta de transporte escolar em vista dessas condições também foi comentada. 

 

Lembrando que os parlamentares ainda votaram Projeto que aprova migração do vale alimentação dos servidores para o Banco Banrisul. Situações pontuais na área da saúde e de reparos em imóveis públicos também foram pauta das manifestações. 

Confira abaixo os resumos dos pronunciamentos dos vereadores: 

 

RONALDO SALLES (PSDB) 
Iniciou sua manifestação com os tradicionais votos de pesar. Comentou também sobre como todas as pessoas são iguais, independentemente da classe social. Parabenizou a goleada do Figueira F.C: “Ganhou de 5 a 1 de equipe de Carazinho no Ginásio Bonumazão. Parabenizo jogadores, diretoria, torcedores e simpatizantes”. Finalizou sua manifestação com uma oração. 

 

BENEZER CANCIAN (PP) 
Parabenizou o Pedido de Providência 083, de autoria do vereador Benhur Terra, que fala da reforma e ampliação da capela mortuária municipal, em frente ao cemitério: “Assunto de grande importância, para que o local comporte um número maior de pessoas. Estou ao seu lado, apoiando a realização dessa obra”. Falou sobre o Projeto de Lei 10/2022: “Institui o dia 9 de julho como Dia dos Colecionadores, Atiradores Esportivos e Caçadores e suas atividades como Atividade de Risco. É um seguimento do trabalho que estamos fazendo no Poder Legislativo”, disse, comentando Moção de Apoio a esse grupo. Comentou também de viagem a Brasília: “Juntamente com a vereadora Arlete Silveira, visitamos vários gabinetes de senadores e deputados. Temos boas notícias para Tupanciretã. O deputado Pedro Westphalen destinou recursos para algumas entidades do município, como o Rotary Club, a Associação de Bombeiros Voluntários, e o Hospital Brazilina Terra. Sendo que as medidas legais serão tomadas após as eleições”. 

 

BENHUR TERRA (PSDB) 
Iniciou falando sobre a questão da capela mortuária: “Necessita de urgente reforma”, disse, destacando as obrigações do vereador, olhando para questões sociais, mas também de estrutura. Comentou também sobre as obras de infraestrutura em ruas da cidade: “Preciso fazer uma ressalva: onde o município faz o serviço para a comunidade. E outro setor, que também precisa realizar seu trabalho, danifica o que foi feito. Assim, o trabalho fica muito dias sem ser finalizado”, disse, se referindo à CORSAN. Comentou ainda de repasse de quase R$ 15 mil do município para a ADAT: “A ADAT precisa de uma atenção melhor em sua infraestrutura”, disse, citando também a questão do Castramóvel, que deve iniciar os trabalhos nos próximos meses. O vereador também se manifestou sobre dificuldades enfrentadas pelos alunos no retorno às aulas presenciais. 

 

CARINA VALAU (MDB) 
A vereadora comentou sobre a situação das aulas nos momentos de pandemia: “Ficou a conclusão que o ensino em casa jamais será como aquele do profissional que estudou e se preparou para dar aulas. Ficar fora da sala de aula é prejudicial, pois há um atraso na educação”, disse, destacando ainda a situação das crianças do interior: “Pela primeira vez na história de Tupanciretã, há tantos dias sem alguns alunos virem à aula. Até que ponto essas faltas prejudicam os alunos? Os pais estão nos procurando apavorados e querem uma solução. Precisamos que algo seja feito”. Comentou ainda sobre a situação da CORSAN: “Veio para a Câmara um projeto de aditivo para vir para o município um aditivo de 10% quando da venda da CORSAN. Votei contra e não me arrependo, devido a forma como o aditivo estava escrito. Agora, a Agergs contestou os 54 municípios que aderiram ao aditivo irregular, incluindo Tupanciretã”, afirmou. 

 

CATITE (REPUBLICANOS) 
Comentou sobre o jogo do Figueira, realizado no último sábado (25): “Ginásio lotado, contra uma equipe profissionalizada, com um treinador multicampeão. E vencemos por 5 a 1, representando, com muita honraria, o nome de Tupanciretã”, disse, destacando o apoio realizado pela Câmara de Vereadores ao clube de futsal. Falou também de brinquedos infantis instalados no bairro Marcial Terra: “Presencio a alegria das crianças do bairro e arredores. Uma iniciativa muito importante”, afirmou, citando também pavimentação asfáltica que será feita em ruas do bairro Marcial Terra: “Um grande sonho dos moradores e um grande trabalho da nossa administração”. Revelou ainda conversas com a secretária de Saúde: “O pessoal vai cedo aos postos de saúde retirar fichas, antes da abertura do local. Já estão sendo estudadas maneiras de proporcionar abrigo para quem espera pelo atendimento”. 

 

ARLETE SILVEIRA (PP) 
Iniciou sua falando do Festcantu: “Convido toda a comunidade para participar deste grande evento que ocorre nos dias 30/6, 1/7 e 2/7”, disse, destacando as categorias participantes e as atrações musicais. Comentou também sobre viagem a Brasília: “Fomos recebidos e atendidos pelo deputado federal Pedro Westphalen, que sempre dá atenção especial a Tupanciretã”, disse, destacando recursos conquistados para os Bombeiros Voluntários, Rotary Club de Tupanciretã, Hospital Brazilina Terra e Secretaria de Obras. Falou ainda da situação das estradas: “A Secretaria de Obras está realizando manutenções sempre que o tempo colabora. Muitas vezes, não há como consertar, devido às chuvas. E isso acontece em todos os municípios que possuem estradas de chão”. 

 

 

BLADIMIR PEREIRA (PP) 
Iniciou falando de Indicação de sua autoria: “Gratificação para professores regentes e titulares das turmas de pré-escolar A e B, e anos iniciais do Ensino Fundamentais, que possuam alunos com necessidades especiais”, disse, destacando a importância de o professor dar autonomia a essas pessoas, através de planejamentos diferenciados: “O professor que faz isso justifica uma gratificação”. Comentou ainda sobre goteiras no Ginásio Bonumazão: “Há anos chove lá dentro. Semana passada estive com turma de futebol de salão, e ocorreram três acidentes. Ano passado, uma pessoa quebrou o pé. É hora de solucionar o problema”. Citou também a questão dos cargos de confiança na prefeitura: “Foi colocado que a prefeitura estava com 223 CCs. Não é verdade, a prefeitura está com 53 CCs. Concluiu comentando sobre o transporte escolar no interior: “Quando chove, mesmo indo o transporte, muito poucos vão para a escola. E quando ocorre de o aluno não conseguir ir à aula devido à falta de transporte, a lei permite que o aluno recupere as aulas perdidas. É questão de organização pedagógica da escola”. 

 

JOCELENE AQUINO (PT) 
Comentou de demandas recebidas pelos moradores dos assentamentos Conceição e Fátima: “Há preocupação com as estradas e com o transporte escolar”, disse, revelando que houve caso de ônibus que ficou sem diesel durante o trajeto. Falou também especificamente das estradas: “Deve existir um planejamento, para saber como, quando, e de que forma fazer os reparos para resolvermos o problema”, destacou, comentando que a questão das estradas também afeta o transporte da produção agrícola e de leite. Citou ainda questão na área da Saúde: “As pessoas estão sendo direcionadas ao Hospital Universitário de Santa Maria e estão ficando no corredor. Existem questões que devem ser atendidas rapidamente, pois pode custar a vida das pessoas”, falou, destacando a boa comunicação com a secretária municipal de Saúde. Comentou também sobre manifestação do prefeito Gustavo Terra sobre sindicatos: “Falou que os membros do Sindiágua são terneiros berrando quando são desmamados. Temos de ter respeito com as pessoas que falam. Cada um vai defender aquilo que acha importante”.

 

TODOS CONTRA A DENGUE










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.