noticias597 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

No Dia Estadual do Bombeiro Voluntário, membros da ABVT relembram a história da unidade de Tupanciretã

Aquisição dos veículos da frota e orientações para a comunidade evitar acidentes com fogo estiveram entre os assuntos da entrevista ao JM Digital

Publicada em 13/07/2022 às 17:09h

Da Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia No Dia Estadual do Bombeiro Voluntário, membros da ABVT relembram a história da unidade de Tupanciretã  Compartilhar a noticia No Dia Estadual do Bombeiro Voluntário, membros da ABVT relembram a história da unidade de Tupanciretã  Compartilhar a noticia No Dia Estadual do Bombeiro Voluntário, membros da ABVT relembram a história da unidade de Tupanciretã

Link da Notícia:

No Dia Estadual do Bombeiro Voluntário, membros da ABVT relembram a história da unidade de Tupanciretã
 (Foto: JM Digital)

Na manhã desta quarta-feira (13), o Jornal Manchete Digital entrevistou quatro das principais figuras da Associação dos Bombeiros Voluntários de Tupanciretã. No Dia Estadual do Bombeiro Voluntário, Luís Afonso, Toquinho, o subcomandante Eloadir Reis e o presidente da Associação, Luís Koch, falaram sobre toda a história da origem e estabelecimento da corporação de salvamento em Tupanciretã: 

  • “É uma satisfação estar aqui conversando com vocês nesse dia importante, em comemoração às corporações de Bombeiros Voluntários do RS, que hoje passam das 50. A ideia de desenvolver esse trabalho da ABVT começou em 1996, e foi sacramentada entre 1999 e 2000, na chegada do caminhão que chamamos “Alemãozinho”, adquirido pelo Rotary Club Tupanciretã. Nesse início, era um trabalho de bombeiro solitário, feito pelo Billy. Então, através do trabalho de uma comissão já inteirada sobre o assunto e com o apoio da Voluntersul, que nos deu todo o suporte técnico e jurídico, fundamos a Associação de Bombeiros Voluntários de Tupanciretã, em assembleia realizada em 1º de dezembro de 2017. Desde então, temos trabalhado diversas questões em favor da comunidade tupanciretanense”, disse Luis Afonso. 

 

A Terra da Mãe de Deus foi uma das primeiras cidades da região noroeste do RS a ter uma associação de Bombeiros Voluntários, e grande parte dessa posição pioneira se deve ao apoio da comunidade e dos órgãos públicos à causa dos bombeiros, que inclusive agiram na aquisição do segundo caminhão da frota: 

  • “Pela mobilização da comunidade, produtores e órgãos públicos, encontramos uma maneira de conseguir outro caminhão, através de leilão. Fomos até Minas Gerais conhecer os caminhões, conversamos com outros compradores, e apresentamos nossa motivação para ter o caminhão. Depois de um mês, alguns interessados entenderam nossa causa e abriram mão de participar do leilão, e assim conseguimos o caminhão. Eficiente e com resposta rápida, é ideal para atendimento urbano”, revelou Luís Afonso. 

O presidente Luís Koch informou à comunidade sobre as últimas aquisições e objetivos da ABVT, incluindo a implantação de um Plantão 24 horas: 

  • “Agradeço a parceria do Jornal Manchete e à comunidade em geral pelo apoio a nossa entidade. Estamos sempre fazendo o máximo para deixarmos nossos recursos transparente para todos. No ano passado, fizemos evento junto da Confraria do Mendes, por exemplo. Gostaríamos de informar à comunidade que a administração municipal está doando para a ABVT um veículo executivo, além de recursos repassados para a nossa entidade, para melhorias em nossa sede. Após terminarmos a pintura de nossa sede, vamos partir para o procedimento de instaurar o Plantão 24 horas, para melhor atender aos tupanciretanenses”. 

O subcomandante Eloadir Reis se encarregou de dar dicas de segurança para a comunidade: 

  • "Os Bombeiros Voluntários vêm em um crescente trabalho de prevenção. Pedimos que o pessoal cuide da lareira, que limpe a chaminé. Tomando cuidados sempre que forem fazer alguma tarefa que gere fogo. Quanto a veículos, pedimos que façam a prevenção na parte elétrica. E que tenham atenção com aquelas tomadas que soltam faíscas. No caso de uma panela de gordura que pega fogo, nunca, em hipótese alguma, coloque água, pois pode ocasionar uma explosão e um acidente ainda maior. A panela deve ser abafada, com um pano seco ou cobertor”. 

 

Enquanto Toquinho contou detalhes dos primeiros movimentos que culminaram na ABVT de Tupanciretã: 

  • “Em 1996, 1997, o Rotary Club de Tupanciretã, com o presidente Luiz Nilvo, contatou amigo que havia conseguido doação de caminhão para Candelária. Então, entramos em uma campanha, com o apoio da comunidade e dos órgãos públicos. Quando assumi a presidência do Rotary em meados de 1999, liguei para o Rotary Club Porta do Vale, em Itajaí, cidade onde estava o caminhão “Alemãozinho”. Os rotarianos da cidade apoiaram a nossa causa e, em 21 de maio de 2000, o veículo chegou até nós. A ideia inicial era que Tupanciretã tivesse seu Corpo de Bombeiros Militares. Então, partimos para a busca pela fundação dos Bombeiros Voluntários. E aqui estamos, com nossa organização tendo um sucesso maravilhoso, com o apoio de todos, comunidade e órgãos públicos. Estamos muito felizes”, disse, citando também a atuação do Dr. Anção Mendes.

 


Toquinho mostra foto da aquisição do primeiro caminhão, o "Alemãozinho" (Foto: JM Digital)

TODOS CONTRA A DENGUE










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.