As alterações dizem respeito a áreas exclusivas para o estacionamento de veículos escolares em frente aos educandários:
- “É uma demanda que vem há mais de um ano. Em algumas escolas, já havia a sinalização de área demarcada para o veículo escolar estacionar e deixar os alunos na escola com segurança, mas tínhamos o problema que esses espaços específicos de estacionamento não eram respeitados, e os veículos escolares não conseguiam acessar esses locais”, explicou Ana Luiza.
Situação essa que acabava colocando em riscos os alunos, especialmente os das séries iniciais:
- “Muitas vezes, as vans e ônibus paravam em fila dupla para os alunos descerem, havendo também casos onde os estudantes precisavam atravessar a avenida para chegar à escola. Na hora de término da aula, as crianças também costumam correr até o transporte. E isso é perigoso. No ano passado, o Conselho de Trânsito e a Administração Municipal se reuniram e sinalizaram os pontos onde havia esses problemas”.
Ana Luiza ainda revelou que o problema também começou a fazer parte da rotina dos educandários de ensino infantil:
- “Agora, em 2022, começamos a ter problemas desse tipo também nas escolas de Educação Infantil. O coordenador da secretaria de Educação responsável pelo transporte escolar também recebia várias reclamações dos motoristas do transporte e das escolas. Então, decidimos sinalizar todas as escolas do município, sejam particulares, estaduais, municipais ou de ensino infantil”.
Assim, além das placas sinalizando a área de estacionamento exclusivo, agora também o meio-fio indicará o local onde o estacionamento é proibido para carros particulares:
- “Optamos por pintar de azul o trecho que compreende a área destinada ao estacionamento do transporte escolar, para chamar a atenção dos motoristas e melhorar a visualização desses espaços. O tamanho da área destinada em cada escola considera o número de veículos escolares que chega até o educandário. No caso do Mãe de Deus, como se trata de uma área central, decidimos diminuir um pouco a área de estacionamento para não prejudicar a população", disse, citando o grande número de veículos em Tupanciretã, em comparação com a capacidade das avenidas.
As alterações serão implantadas durante a presente semana. Com a fiscalização ficando a cargo da Brigada Militar:
- "Essa será uma semana de implantação das novas medidas. Em todos os educandários, estão sendo distribuídos um ofício informando sobre essas mudanças. A princípio, a partir da segunda-feira (25), a fiscalização por parte da Brigada Militar será mais efetiva. O Código de Trânsito Brasileiro prevê que o estacionamento em desacordo com a sinalização gera infração com multa e passível de remoção do veículo", informou a coordenadora do Departamento de Trânsito.
Segundo o inciso XVIII do Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, o estacionamento em local proibido especificamente pela sinalização configura infração média, causando perda de quatro pontos na Carteira, além de multa no valor de R$ 130,16.
TODOS CONTRA A DENGUE