Nessa terça-feira, dia 26 de julho, a Historiadora Linara Cristina dos Santos e a coordenadora de Cultura de Santa Bárbara do Sul, Janete Pazinato de Sá, estiveram na cidade de Tupanciretã- RS, para pesquisar sobre famílias tropeiras, que tiveram relação com a História do Tropeirismo em Santa Barbara do Sul, como a agropecuarista Cacinha de Abreu, Teófilo Pereira dos Santos e seu Filho Octaviano Pereira dos Santos, bem como conhecer as antigas instalações do Frigorífico Serrana, que chegou a ser um dos maiores da América Latina e exportava carne para Europa e Estados Unidos. Muitos tropeiros de Santa Barbara do Sul levavam tropas de gado para ser abatidas neste frigorífico.
Na ocasião, a equipe foi recebida pela secretária de Educação Rosani Didoné, do município de Tupanciretã e pelo diretor de Cultura, João Cesar Flores que acompanhou nas pesquisas pelo município.
Na Capela da Comunidade N.S. das Graças, construída por Dona Cacinha de Abreu para pagar uma promessa, foi entregue a doação da maquete da referida Capelinha que fará parte da exposição, Famílias Tropeiras, que acontecerá nas comemorações do Dia Municipal do Tropeiro.
A equipe do município de santabarbarense usou as redes sociais para agradecer a acolhida em Tupancireta e convida a todos para participarem das comemorações da Primeira Semana Municipal do Tropeiro, a ser realizada em 21 a 23 de outubro em Santa Barbara do Sul.
TODOS CONTRA A DENGUE