Mercado externo
Soja encerra a semana em queda
• Os futuros da soja fecharam em baixa na sexta-feira, 05 devido à realização de lucros antes do fim de semana e previsão de chuvas para o Cinturão do Milho dos EUA.
• A realização de lucros no spread de farelo/óleo também ficou evidente com o óleo de soja recebendo suporte de ganhos nos mercados de óleo vegetais e energia.
• Os fundos tiveram vendas líquidas de 3.500 contratos de soja e 4.500 contratos de farelo de soja, enquanto as compras líquidas de óleo de soja chegaram a 4.500 contratos.
Mercado Interno
Exportações de derivados da soja continuam fortes
• O Brasil está aumentando sua participação nas exportações globais de derivados da soja, enquanto os EUA estão lidando com estoques apertados e os processadores da Argentina estão lutando contra a crise econômica que atrasa as vendas dos agricultores.
• De acordo com o Ministério da Economia, o Brasil exportou 1,9 milhão de toneladas de farelo de soja em julho, um recorde para o mês e o segundo maior volume da história.
• As exportações de óleo de soja seguiram o mesmo caminho. A agência confirmou as exportações em 221.394 toneladas, o maior volume para julho em doze anos.
• Com o ritmo de exportação de farelo de soja acima da nossa previsão anterior, aumentamos a previsão de farelo de soja em 100.000 toneladas, para 19,15 milhões de toneladas.
Dólar
Dólar cai seguindo dados no exterior
• A moeda norte-americana caiu contra o real nesta sexta-feira, seguindo a divulgação dos postos de trabalho nos EUA, influenciada também pelo cenário fiscal no Brasil.
• O Departamento do Trabalho reportou hoje a criação de mais de 500 mil novas vagas de trabalho nos EUA, valor significativo. Com isso, o mercado espera que pode haver uma elevação mais intensa na taxa de juros no país.
• No Brasil, o mercado projeta um encerramento das fortes elevações na taxa de juros, com o Banco Central sinalizando uma menor necessidade. A FGV reportou hoje o índice IGP-DI com queda de 0,38% em julho, o primeiro valor negativo desde o final de 2021.
Comentários
• Os agricultores argentinos continuam relutantes em vender sua soja, apesar do novo regime cambial anunciado na semana passada com o objetivo de desbloquear o mercado local;
• A medida não conseguiu alterar significativamente o ritmo de comercialização da soja devido às restrições e complexidade do câmbio especial;
• Enquanto isso, os agricultores aguardam novas medidas do recém-nomeado superministro Sergio Massa (agricultura, produção e economia);
• Até agora, a falta de clareza para o setor do agronegócio é um consenso dentre os agentes de mercado. No entanto, medidas específicas para o agronegócio devem ser anunciadas na próxima semana;
• O incentivo mais esperado para a exportação é a redução da diferença entre as taxas de câmbio oficiais e não oficiais.
Motivação
SONHOS E OBJETIVOS:
A importância dos sonhos e os reflexos positivos em nossas vidas. Empresários, líderes, vendedores e profissionais de todas as áreas conquistam mais resultados quando possuem um sonho. Mas como tornar um sonho em realizada? O primeiro passo é transformá-lo em um objetivo. Alguém já disse que os objetivos são “o motor” das pessoas que fazem acontecer, daquelas que têm sucesso.
Portanto, assim como o motor impulsiona o carro os objetivos nos impulsionam na direção do que desejamos, o que inclui nossos sonhos. A atitude de ter objetivos é o ponto de partida prático para qualquer coisa, pois embora tudo comece com os sonhos, eles são impalpáveis e voláteis.
Já os objetivos são descritos e trabalhados de forma concreta e organizada, como veremos mais adiante. Toda viagem começa com um objetivo. Dessa maneira é que deve ocorrer o que queremos, seja na esfera pessoal, seja na profissional. Os objetivos funcionam como ‘alvos’ para os quais direcionarmos nossa inteligência, nossa estratégia e nosso tempo. Aliás, um dos recursos mais preciosos é o tempo. Quando não temos ‘alvo’, todo esse potencial é desperdiçado e ficamos a mercê da ‘sorte’.
Não é exagero afirmar que os objetivos dão sentido à nossa vida. Sem eles ficamos perdidos, ao sabor das ondas e dos ventos correntes. Alguém já disse: “todas as pessoas que vencem na vida têm algo em comum: sabem exatamente o que querem e estão dispostas a lutar por aquilo. O mundo abre passagem para as pessoas que têm objetivos na vida. Um objetivo é a única fortuna valiosa que encontramos. Não devemos procura-lo em terras estranhas, mas dentro do nosso coração”.
Diferentemente dos sonhos, um objetivo não é apenas uma indicação ou uma vontade. É necessário que haja consistência e que atenda alguns requisitos. Assim os objetivos podem ser:
Forma Mensuráveis – Tem de ser algo que possa medir, quantificar de maneira clara, para sabermos se atingirmos o alvo. Além disso, tudo o que mede e gerencia, e o que é gerenciado tem mais chances de acontecer.
Forma Específicos – Tem de ser algo transparente e cristalino. Tão claro que quando você pensar no objetivo poderá “vê-lo”.
Forma Temporais – Tem de ser algo localizado em um espaço de tempo – hora, dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano, etc.
Forma Alcançáveis – Tem de ser algo dentro dos limites do executável, do real e do possível.
Forma Significativos – Tem de ser algo que represente um desafio. Algo que mexa com o seu brio, e que seja importante para você. Por exemplo: construir uma casa de 150 m² (Mensurável) em alvenaria, na cor ‘X’, no bairro ‘Y’, com janelas de alumínio branco, piso de cerâmica clara. Cerca frontal de ferro na cor marrom metálico (especifico) até outubro do Ana 1Z’ (temporal). Tudo isso deve ser alcançável e representar um forte significado ou desafio para você.
Resumindo os objetivos devem ser:
Portanto toda a vez que você traçar objetivos, veja se o anagrama Metas está completo. Se não estiver seu objetivo tenha poucas chances de se tornar realizada, pois já nasceu fraco, tornando-se apenas uma intenção. Isso vale tanto a área pessoal quanto para a profissional (vendas, produção, expansão etc).
Forma Escreva seus objetivos: Assim você terá 60% de chances de alcança-los.
Forma: Use verbos de ação na confecção de seus objetivos – Por exemplo: comprar, construir, vender, fazer, etc.
Um alerta importante: a atitude de ter objetivos é fundamental, entretanto, isso não deve se tornar uma obsessão ou fixação, pois isso trará um estado de “cegueira”, ou seja, você passará a não enxergar o que está em volta de você. Quando ficamos fixados 24 horas por dia em um “alvo”, corremos o risco de deixar de tornar úteis os aspectos que diretamente ou indiretamente nos auxiliam na conquista dos objetivos. Deixamos de perceber, por exemplo, outras possibilidades de chegar aonde queremos e até outras oportunidades.
Opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.
Boas informações produzem bons negócios