O calor de quase 30°C, deste sábado, dia 27, antece uma tripla mudança no clima para os gaúchos, mesmo a menos de um mês da Primavera, o frio deve voltar à região nas próximas horas, mas antes, alerta de tempestade e vendaval para o todo o Rio Grande do Sul.
A passagem de uma nova frente fria ao estado nas próximas horas, pode provocar mudanças severas. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que atualizou as suas previsões no início desta tarde.
VENDAVAL
As rajadas de vento devem ficar entre 60Km/h e 100 km/h, e deve figurar entre 18h de hoje e o meio-dia de domingo (28), afetando àreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina: Serrana, Sudoeste Rio-grandense, Vale do Itajaí, Oeste Catarinense, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense, cita o Instituto. O grau de severidade é de perigo.
Imagem: Inmet.
TEMPESTADE
O comunicado de tempestade, que anunciammos ontem no JM Digita com antecedência, passou a vigorar às 13h deste sábado e finda amanhã às 13h. Chuva esperada entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.Grau de servidade de perigo potencial.
Imagem: Inmet.
DECLÍNIO DE TEMPERATURA
Retorno do frio: tudo indica que a penúltima onda de frio deste inverno deve ganhar força ao longo do domingo, e se estende pela região Sul, parte do Sudeste e Centro-Oeste. O aviso de frio intenso encerra na segunda-feira, dia 29, às 23h59min. Grau de severidade perigo de risco à saúde. No domingo a previsão é de 2°C de mínima e apenas 13°C de máxima para Tupanciretã.
Imagem: Inmet
TODOS CONTRA A DENGUE