Na manhã desta quarta (1), foi realizado o evento de Abertura da Semana da Pátria 2022 em Tupanciretã. A solenidade ocorreu em frente ao palanque da Praça Coronel Lima, e contou com alunos das escolas do município.
Destacando os 200 anos da Independência do Brasil, que é tema dessa Semana, foram exaltados valores como o civismo, o respeito, a liberdade e união, todos agentes construtores do Brasil enquanto país independente, e também mantenedores dos valores patrióticos.
A Chama da Pátria foi trazida até a praça pelos atletas tupanciretanenses Ulisse Padilha, Francielle Abreu Padilha, Marina Padilha, Pamela Franco Fernandes e Antônio Carlos Borsa dos Santos, que foram acompanhados pela viatura da Brigada Militar e pelo caminhão da ABVT.
Junto dos atletas, o vice-prefeito e secretário, Marcio Dias; o Tenente Eleno; o vereador Bladimir; e a secretária Rosani Didone transferiram o fogo simbólico para a pira. A chama fica acesa até 7 de setembro.
Alunos da Escola Cívico-Militar Cel. Marcial Gonçalves Terra cuidam a Chama da Pátria (FOTO: JM Digital)
Então, os presentes na Praça entoaram o Hino Nacional e o Hino da Independência enquanto o vice-prefeito Marcio Dias, o Tenente Eleno e o vereador Bladimir Pereira hasteavam, respectivamente, a bandeira do Brasil, a bandeira do Rio Grande do Sul e a bandeira do município de Tupanciretã.
Após, foi o momento do vereador Bladimir Pereira, representando o presidente do Legislativo Municipal, Carlos Augusto Oliveira dos Santos, proferir discurso patriótico:
Depois do vereador, foi o momento da fala da secretária de Educação, Rosani Didone:
Em seguida, os profissionais da Educação Física receberam um sonoro parabéns, um mimo da Administração Municipal e se reuniram para foto em frente ao palanque.
Ao final da cerimônia de abertura, foi entoado o Hino do Rio Grande do Sul, e foram iniciadas as preparações para a corrida estudantil.
ENTREVISTAS
Após o término da solenidade, o Jornal Manchete Tupanciretã Digital realizou entrevistas com autoridades presentes, que comentaram sobre o sentimento patriótico aflorado pelas comemorações da Independência. Confira:
Vereador Bladimir Pereira: “É preciso ressaltar a liberdade democrática de expressão que todos devemos ter. E alguns estão tentando cercear nossa liberdade aos poucos, com projetos que desvirtuam do fato de o cidadão poder falar. Nossos direitos podem estar sendo manipulados”.
Secretária de Educação Rosani Didone: “A cultura não pode estar distante da educação. Hoje, iniciamos a Semana da Pátria e também estamos inovando. A secretária está dando um enfoque diferenciado, com a Corrida Estudantil. Esperamos que esse evento prossiga no próximo ano. O bicentenário de Independência está sendo trabalhado em nossas escolas".
Vice-prefeito Marcio Dias: “Nesse momento é importante revermos e olharmos mais atentamente para a independência. Muitas pessoas tiveram de dar vida ou deixar objetivos pessoais para conseguir dar início ao nosso país. A pior situação que pode acontecer é quando não há respeito por aqueles que fazem um trabalho ético e bem feito. O país está passando por um momento de muitas divergências em cima da história de nosso país. Hoje, esse evento foi um exemplo de respeito ao nosso país e entre as pessoas. Enquanto estivermos respeitando nossa bandeira, estaremos no caminho certo”.
Estiveram presentes no evento as seguintes autoridades: o presidente do poder legislativo, Carlos Augusto Oliveira dos Santos, representado pelo vereador Bladimir Pereira; o vice-prefeito e secretário de Agronegócio e Sustentabilidade Ambiental, Marcio Dias; o secretário de Administração, Giovani Dalmas; a secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Rosani Didone; o comandante do 3º Pelotão da Brigada Militar, Tenente Eleno; o secretário de Saúde, Vinicios Nagera; o secretário de Planejamento, Ezequiel Cella; o secretário de Obras, Gerson Moraes; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Alia Sayed
O prefeito Gustavo Terra não pôde comparecer devido a compromissos de agenda fora do município.
TODOS CONTRA A DENGUE