O domingo (4) foi dia exaltar o patriotismo em Tupanciretã. Quem se dirigiu até a Avenida Vaz Ferreira, em frente à Praça Coronel Lima, assistiu a um belo desfile de nove conjuntos que se apresentaram no VII Encontro de Bandas.
Apesar das temperaturas baixas, o público marcou presença. Concentradas nas calçadas ao lado da avenida, as pessoas, de todas as idades, acompanhavam de perto as apresentações. A transmissão ao vivo realizada no facebook do JM Digital também reuniu mais de 150 pessoas acompanhando simultaneamente, e comentários elogiando as apresentações.
O prefeito Gustavo Terra; o vice-prefeito Marcio Dias; a secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama, Bárbara Terra; a secretária de Educação, Rosani Didone; o secretário de Administração, Giovani Dalmas; e o chefe de gabinete, Marcelo Malheiros, assistiram o evento do Palanque Municipal.
BANDA MUNICIPAL NESTOR ANDRÉ MANTESE
A Banda Municipal Nestor André Mantese, que já realizou apresentação na Feira do Livro de Porto Alegre e tem a missão de promover, disseminar e apoiar a cultura, estimulando e desenvolvendo projetos visando a melhoria de vida das pessoas em condição de vulnerabilidade social, deu início ao desfile.
Os cerca de 60 integrantes que compõem a banda adentraram a avenida Avenida Vaz Ferreira marchando, todos uniformizados em camisas brancas e calças pretas e acompanhando do professor Cristiano Benke.
No repertório da banda, estavam composições como o Hino da Independência e a canção Anunciação, de Alceu Valença.
BANDA JOAQUIM NABUCO
Representando a Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim Nabuco, a banda teve sua primeira apresentação em 1962, comandada pela professora Siomara Herter Terra. Em 2012, a Banda retomou suas atividades.
Comemorando seus 60 anos de fundação, os 44 alunos que formam a banda, regidos pelo Mor, Gabriel Nogueira Fagundes, e pelo Sub-Mor Lucas Lencina, demonstraram ótimo senso de ritmo e coordenação ao apresentar suas músicas enquanto mantinham a marcha.
Hino Riograndense, Highway to Hell, Querência Amada e Hino da Escola foram as composições apresentadas pela banda, que contava também com trompete e saxofone.
BANDA E.M.E.F. ALEXANDRINA
Representando a EMEF Alexandrina Soares de Barcelos, do bairro Pedreira, a banda da escola é regida por Urubatã Melo e Nerita Becker. Formada em outubro de 2012, como projeto de educação em tempo integral, a primeira apresentação foi feita em 2013.
Os 28 integrantes (alunos e ex-alunos) marcharam pela Avenida Vaz Ferreira em uniforme preto com detalhes dourados. A Rainha da Banda, Júlia Savoldi; a 1ª Princesa, Heloísa Machado; e a 2ª Princesa, Natália Farias, também estavam presentes.
BANDA ANTÔNIO SILVEIRA
Representando a EEEF Antônio Silveira, a banda foi criada em 2010 com o objetivo de proporcionar educação musical aos alunos. Atualmente, é coordenada pelo professor Lucas Lencina e conta com 39 componentes.
Trajando uniforme vermelho e preto, com detalhes em dourado, os membros apresentaram uma ótima performance. Os alunos se mostravam sérios e concentrados, acompanhados da Rainha da Escola, Isadora Cavalheiros Fagundes; e as princesas, Crisciele dos Santos e Manoela Silveira. A Rainha da Banda, Maria Gabriela Silva, e as princesas Brenda Santos e Samantha Garcia também marcaram presença
BANDA CEL. MARCIAL TERRA/BRAZILINA TERRA
Criada em 2014, o grupo conta com 25 componentes. A Banda é comandada pelo mor e coreógrafo Gabriel Nogueira Fagundes e tem o objetivo de promover a cultura e fortalecer o vínculo entre família, aluno e escola.
A coreógrafa da ala das balizas, Maiandra Vendruscolo, acompanhou de perto o grupo de 14 alunas, que chamou a atenção do público pela beleza de suas performances, enfrentando o frio. Mor e coreógrafo: Gabriel Nogueira Fagundes.
Marchando com uniformes azul e preto, com detalhes em dourado, a banda apresentou também trecho do Hino de Tupanciretã.
BANDA PROFESSOR DANILO M. CHAMUN
Representando a Escola Divino Mestre, a banda foi fundada em 2012, adotando o nome atual em 2013, homenageando o primeiro mor do grupo. Com o objetivo de preparar os alunos para o mundo, a banda conta com 21 componentes, conduzidos por Cristhiano Kolinski.
A coreografia da ala das balizas, compostas por dez alunas e coordenada por Isabela Patias, também chamou a atenção do público. O casaco azul diferenciava a ala das balizas do restante da banda, que vestia uniformes vermelho e preto. A marcha apresentada pela banda também se destacou pela variedade de ritmos.
BANDA PROFESSORA ANA MARISA SILVEIRA
Fundada em 2014 por programa do governo federal, com o objetivo de desenvolver princípios como respeito, disciplina, sensibilidade e responsabilidade, a banda representa a Escola Iva Chiapetta Cardoso e possui 18 integrantes. Seu nome faz homenagem à primeira diretora da escola.
Junto da coordenadora, a professora Rita Beatriz dos Santos, e da mor Carine Machado Rodrigues dos Santos, a banda apresentou na Avenida Vaz Ferreira repertório eclético, que inclui canção do grupo Raça Negra, trajando seus uniformes vermelho e preto, com detalhes em dourado.
A Rainha da Banda, Nicole da Silva, e as princesas: Liane Ramos e Gisele Padilha também participaram do desfile.
BANDA ÉRICO VERÍSSIMO
Representando a EEEM Érico Veríssimo, da cidade de Jari, a banda conta com 38 integrantes, tem como rainha a aluna Suelen Machado Paim, e como mor a aluna Veneza Castro Melo. O grupo é regido por Urubatã Melo e Nerita Becker.
Trajando casaco azul e calças brancas, a marcha da Banda Érico Veríssimo teve direito a solos de xilofone e rufar de tambores. E Em ano de Copa do Mundo, a música que embalou a seleção brasileira na Copa de 1994 também foi apresentada pelo conjunto do município vizinho.
BANDA MARCIAL PROFESSOR BRIDI
A banda iniciou por volta dos anos 1960, representado o Instituto Estadual de Educação, Mãe de Deus. O nome homenageia o primeiro professor da banda, o professor Bridi.
Regida por Urubatã Melo e Nerita Becker, e com coordenação de Aidê Freitas, o conjunto contou ainda com a presença da rainha da escola, Camila Vianna, e das princesas Amanda RIbeiro e Giovana de Moura.
Vestindo casacos azuis com detalhes laranjas e calças pretas, o conjunto apresentou marcha firme, com forte presença dos pratos junto da percussão, além de solo de escaleta.
Ao final das apresentações, o prefeito Gustavo Terra fez seu pronunciamento.
O evento terminou com entrega de homenagens aos diretores das escolas participantes no VIII Encontro de Bandas.
TODOS CONTRA A DENGUE