Ao final da tarde desta terça-feira (13), foi dado início à Semana Farroupilha de 2022 em Tupanciretã. Autoridades, peões e prendas das invernadas e entidades nativistas do município lotaram o Palanque Municipal, enquanto a comunidade se reuniu na calçada ao redor da estrutura. Para aqueles que não puderam comparecer, o JM Digital transmitia o evento ao vivo na sua página no Facebook.
Antes mesmo da chegada da Centelha Farroupilha, o espirito gaúcho já era estimulado nos espectadores, através de números de danças tradicionalistas performados pelo DTG Sentinelas da Tradição.
Tupanciretã foi tema da apresentação do DTG Sentinelas da Tradição (FOTO: JM Digital)
Após a apresentação, a tão esperada Chama Crioula foi trazida até a Praça Coronel Lima pelas mãos do vice-prefeito Marcio Dias, acompanhado por dezenas de cavaleiros. Os Bombeiros Voluntários de Tupanciretã e a Brigada Militar escoltavam o grupo.
Quando chegaram em frente ao Palanque Municipal, os cavaleiros se reuniram na Avenida Vaz Ferreira, enquanto o prefeito Gustavo Terra, o Tenente Carlos Roberto de Lima e o vereador Bladimir Pereira hasteavam as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Tupanciretã, respectivamente. Nesse momento, foram entoados o Hino Nacional e o Hino Tradicionalista.
Após, foi o momento dos cavalarianos tupanciretanenses que trouxeram a Chama Crioula à Terra da Mãe de Deus desde Canguçu receberem certificado da Administração Municipal: João Virgílio Corrêa Turchetti, Paulo César Schmitt Nonemmacher, Hélio Rodrigues, José Antônio Costa da Silva e Moacir Saldanha de Vargas foram homenageados.
Em seguida, a historiadora e estudiosa da cultura gaúcha, Luciane Brum, proferiu palavras inspiradoras sobre o universo do folclore gaúcho:
Então, chegou o momento de acendimento da Chama Crioula do Palanque Municipal, que foi realizado pelo prefeito Gustavo Terra. Após, o gestor municipal distribuiu a Centelha Farroupilha para as entidades e piquetes de Tupanciretã: CTG Tapera Velha, EN Taquarembó, CTG Timba, Piquete de Laçadores Teodorico Andrade, Grupo de Laçadores Sentinela das Coxilhas, Piquete de Laçadores Galpão Crioulo, Piquete de Laçadores Peão da Estância, Grupo Nativo São Miguel, Piquete de Laçadores São Domingos, Núcleo Centro Oeste Gaúcho de Proprietários de Cavalos Quarto de Milha, Piquete de Laçadores Rancho da Amizade, Núcleo de Criadores Cavalo Crioulo.
Prefeito Gustavo Terra distribui a Centelha Farroupilha (FOTO: JM Digital)
Em seguida, o vice coordenador da 9ª Região Tradicionalista e patrono municipal da Semana Farroupilha, Valdoir Peixoto de Moraes também fez pronunciamento:
E o prefeito Gustavo Terra fez o uso da palavra:
Ao final da solenidade, foi entoado o Hino Riograndense e também teve início a Guarda da Chama Crioula. O primeiro responsável pelo zelo com a Centelha foi pelo Grupo São Xavier, que fica das 18h às 22h em vigília. Em seguida, das 22h às 2h, é a vez do Núcleo de Criadores Cavalo Crioulo. E das 2h às 6h, o Piquete de Laçadores São Domingos tem a incumbência de cuidar da Centelha Farroupilha.
Vigília da Chama Crioula iniciou às 18h (FOTO: JM Digital)
O JM Digital ainda realizou entrevista com a secretária Rosani Didone e com o vereador Benezer Cancian, que ressaltaram a bravura dos Farrapos e a importância do retorno presencial dos Festejos Farroupilha.
TODOS CONTRA A DENGUE