noticias329 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Força e importância da cultura gaúcha são exaltadas durante o Desfile Farroupilha

Entidades atravessaram a Avenida Vaz Ferreira demonstrando seu amor e respeito pelo tradicionalismo. Público compareceu em ótimo número

Publicada em 20/09/2022 às 17:38h

Leonardo Reis - estudante de Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Força e importância da cultura gaúcha são exaltadas durante o Desfile Farroupilha  Compartilhar a noticia Força e importância da cultura gaúcha são exaltadas durante o Desfile Farroupilha  Compartilhar a noticia Força e importância da cultura gaúcha são exaltadas durante o Desfile Farroupilha

Link da Notícia:

Força e importância da cultura gaúcha são exaltadas durante o Desfile Farroupilha
Amor pelo município e pela cultura gaúcha andaram de mãos dadas pelas Avenida Vaz Ferreira  (Foto: JM Digital)

Durante uma tarde de muitas nuvens, mas com predomínio do sol, a Terra da Mãe de Deus foi palco para o cultivo do tradicionalismo nesta terça-feira (20). O Desfile Farroupilha de 2022, que iniciou por volta das 14h, reuniu dezenas de tupanciretanenses nas laterais da Avenida Vaz Ferreira.

 

Pessoas de todas as idades, muitos pilchados, acompanharam as 23 entidades que cruzaram a principal via da cidade demonstrando seu amor, orgulho e respeito pelo Rio Grande do Sul. 

 

Passando de geração em geração, o tradicionalismo segue vivo na alma dos gaúchos de todas as idades (FOTO: Digital)

 

Para aqueles que não puderam comparecer, o JM Digital transmitia o evento ao vivo, trazendo detalhes das entidades que participaram dessa festa tradicionalista. 

 

Entre as autoridades que assistiram o evento do Palanque Municipal estavam o Prefeito Gustavo Terra; o vice-prefeito Marcio Dias; a primeira-dama e secretária, Barbara Terra; a secretária Rosani Didone; o secretário Gerson Moraes, o Tenente Eleno, a vereadora Arlete Silveira, e membros do Grupo dos 8. 

 

Abriram o desfile o 3º Pelotão da Brigada Militar de Tupanciretã e a frota da Associação de Bombeiros Voluntários de Tupanciretã. Em seguida, foi a vez dos representantes da 9ª Região Tradicionalista: a cavalo, o vice-prefeito Márcio Dias trazia o Pavilhão Riograndense, enquanto João Virgílio Corrêa Turchetti vinha com o Pavilhão do Município.  

Junto deles, o Patrono Municipal da Semana Farroupilha, Waldoir Peixoto de Moraes, acompanhado de sua esposa, Marisa Pereira de Moraes, uma das fundadoras do Grupo de Cavalgada Feminina. Essa comitiva era formada ainda por Leonardo Fernandes, destaque da 9ª RT na categoria Laço e componente do Piquete de Laçadores Peão da Estância; Luciano Fenner, 2º Guri Farroupilha da 9ª RT, representando o CTG Tapera Velha; Lavínia Paiva - 2ª Prenda Mirim da 9ª RT, representando o EN Taquarembó; Tarciso Almeida, colaborador das atividades farroupilhas pela 9ª RT. 

 

Acompanhando esses bravos cavaleiros e cavaleiras, estava o Grupo dos 8 que também homenageava Paixão Côrtes, importantíssimo folclorista e pesquisador do tradicionalismo. Os membros do Grupo dos 8 (Adroaldo Barcelos, Aldo Brum, Carlos Machado da Luz, Carlos Augusto Brum de Souza, Eroni Barcelos, José Francisco Salles, Luis Rodrigues Jardim, Waldoir Peixoto de Moraes) ainda contou com a presença ilustre do prefeito Gustavo Terra. Enquanto todos esses cavaleiros estavam em frente ao Palanque Municipal, Waldoir Peixoto de Moraes foi homenageado, tendo destacada toda sua vasta atuação na promoção e preservação do tradicionalismo. 

 

Após esse primeiro ato. O desfile teve continuidade, com a presença dos caminhões.  

 

CTG TAPERA VELHA 

Os caminhões que inauguraram essa parte do Desfile representavam o CTG Tapera. A entidade destacou sua filosofia de semear o tradicionalismo. Fundado em 1954 por Felipe Côrrea, Pedro Felipe Dias, Léo Mardini e Cassiano Moraes de Leão Barros, o Centro de Tradições retirou seu nome de uma tapera que existia na região de Tupanciretã e servia como paragem para os tropeiros que passavam por nossos pagos.

 

Os caminhões do CTG apresentaram a Invernada Micuim, composta por oito pares, crianças de quatro a nove anos; a Invernada Mirim, 17 crianças, nove a treze anos; a Invernada Juvenil, com adolescentes de 14 a 17 anos; e a Invernada Adulta, que contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Augusto Oliveira dos Santos, padrinho da invernada.

 

A entidade destaca-se ainda pelos títulos conquistados a nível regional e estadual. 

 

EN TAQUAREMBÓ 

Com o lema “A tradição por princípio e a hospitalidade por tradição”, a entidade possui como 1ª Prenda Carla Moreira dos Santos e como 1º Peão Eliéser dos Santos. Destacou o lema da Semana Farroupilha 2022, Rio Grande: Terra de Muitas Terras, destacando as diferentes etnias que compõem a população de Tupanciretã e os feitos da Revolução Farroupilha. 

 

O primeiro caminhão apresentou as Invernadas Micuim (composta por 12 crianças) e Mirim (formada por 20 crianças). No segundo, estavam as Invernadas Juvenil e Veteranos, juntos da Patronagem da entidade, incluindo o Patrão Alaor Silveira. 

 

Ao final da passagem da EN Taquarembó, um caminhão em homenagem à Tia Zamir, personalidade póstuma de Tupanciretã, cruzou a Avenida Vaz Ferreira, e foi seguido por aplausos dos espectadores. 

 

DTG SENTINELAS DA TRADIÇÃO 

Fundado em 2003, com origem em grupo de danças da Escola Dr. Flory. Em 2011, foi inscrito no MTG, levando o nome da escola Dr. Flory e de Tupanciretã para todas as querências. Tendo como Patrão Daniel Padilha e como Sócio-Capataz Alberto Padilha. As Prenda Pré-Mirim são Lívia de Moraes Salles e Maria Manoela Couto. As Prendas Mirim são Louise dos Santos e Emanuele Martins. A Prenda Juvenil são Ana Luiza Silveira e Dominique do Nascimento. Como Prendas Adultas, Emily de Campos e Gabriela Dias. O Peão Adulto é Bruno Garcez da Silva.  

 

Composto por 51 dançarinos, o DTG trouxe em seu primeiro caminhão a Invernada Mirim. Em seguida, desfilou a Invernada Juvenil. Após, foi a vez da Invernada Adulta. 

 

PIQUETE SINUELO DAS ALMAS 

De origem evangélica e com sede na Avenida Padre Roque Gonzalez, o piquete conta 50 membros e cinco anos de existência. O Patrão é Raul dos Santos; e o Capataz é Cleomar Moraes.  

 

O primeiro caminhão contou com participantes que passaram em frente do Palanque Nacional bradando o lema “Através da tradição, anunciando a salvação”. O segundo veio trazendo grupo que performava músicas gauchescas com muito entusiasmo. 

 

O Piquete foi a última atração da ala dos caminhões. Em seguida, chegou a vez das cavalarias 

 

PIQUETE DE LAÇADORES THEODORICO ANDRADE 

Com sede na Sede Campestre do CTG Tapera Velha, o piquete filiou-se ao MTG em 2010. Conta com Cesar de Oliveira como Patrono, e com Daniel Rodrigues como Capataz. Tem como objetivo cultuar os valores e tradições gaúchas. 

 

Leva o nome de Theodorico Andrade, tropeiro que se destacou na criação de gado, levando o nome de Tupanciretã em diversos pontos do estado e do país.  

 

GRUPO DE LAÇADORES SENTINELA DAS COXILHAS 

Com o Patrão Fundador e Atual Leopoldo Melo, que foi representado no desfile pelo seu neto Felipe Neto, apresentou como Lema a frase “Verdadeiros tradicionalistas são aqueles que cultivam e carregam em seus corações o amor pelo Rio Grande”. 

 

CTG TAPERA VELHA 

O grupo de cavalarianos da entidade foi conduzido pelo Patrão da Entidade, sendo composto por membros da Patronagem, do Departamento Campeiro, conselheiros, peões e prendas, componentes das invernadas, associados e gaúchos da comunidade. Entre os cavalarianos, destaca-se Dinarte Erthal, 1º Peão Regional da 9ª RT; e a 2ª Prenda da 9ª RT, Larissa Vianna. 

 

A entidade destaca-se pelos títulos conquistados a nível estadual. 

 

EN TAQUAREMBÓ 

Fundada pelos amigos Carlos Mendonça, Carlos Cortes, Júlio Camilo, Frederico Marques e Feliciano Pacheco em 1980. O nome da entidade foi escolhido devido ao Rio Taquarembó, que passa na propriedade de Carlos Cortes. Em língua indígena, a palavra taquarembó significa taquara grossa. 

 

Entre os cavaleiros que desfilaram, estavam o Patrão Alaor da Silveira e a Patrona Maria Conceição Mendonça. Os cavaleiros homenageavam os heróis de 35 e reuniam diferentes gerações. 

 

PIQUETE DE LAÇADORES GALPÃO CRIOULO 

Formado por funcionários da Cooperativa Agropan, foi fundado em 1984 e teve como primeiro Patrão, Hiago da Silveira. Possui o lema “A tradição por sinuelo e o galpão crioulo por abrigo”. Atualmente, o Patrono é José Farias. 

 

PIQUETE DE LAÇADORES PEÃO DA ESTÂNCIA 

Fundado em 1998, conta com 48 associados e tem sua sede na localidade de São Bernardo. Com o lema “Ainda trago muitas marcas do passado, nunca deixando de lado o amor pela tradição. E o peão da estância gravado dentro do meu coração”. Capataz: Matheus de Abreu. Patrão da Campeira: Gilmar Rodrigues.  

 

GRUPO NATIVO SÃO MIGUEL 

Fundado em 2007, conta com 40 membros na equipe de laçadores, tendo como Patrão Suzamir Menegazzi e como Capataz Rodrigo Machado. Lema: “Levar a tradição gaúcha às festas campeiras”. Destacando que o sucesso está alicerçado no companheirismo verdadeiro e bem praticado. Ressaltou ainda que o tradicionalismo é uma força que não admite imposições individuais, e que eleva a hombridade e a humanidade. 

 

CTG TIMBA 

Com sede na Sede Campeira do CTG Tapera, é composto por 34 sócios e possui 45 anos de história. Atualmente, tem Marcelo Malheiros como Patrão e Márcio Severo como Capataz. “Criar nas novas gerações a perpetuação dos hábitos e costumes do povo gaúcho” é o lema da entidade. 

 

PIQUETE DE LAÇADORES SÃO DOMINGOS 

Fundado em 1982, possui cerca de 20 componentes, sendo a maioria funcionários da Fazenda Tarumã. O atual Patrão é João Marcos e o atual Capataz é Carlos Vianna, além da Prenda Raiany Moreira. A entidade possui como lema “O nosso compromisso com a tradição e com as futuras gerações”. 

 

NÚCLEO CENTRO OESTE GAÚCHO DE PROPRIETÁRIOS DE CAVALO QUARTO DE MILHA 

Foi fundado em 1998, com sede no Parque de Exposições Cel. Marcial Terra. Possui mais de 30 integrantes e tem como presidente Regis Gomes. Como o lema “A versatilidade com a raça é sua maior história”, tem como objetivo comemorar a valorização dessa raça de cavalo que vem conquistando espaço por sua versatilidade, tanto no trabalho no campo como nos esportes. 

 

PIQUETE RANCHO DA AMIZADE 

Fundado em 2006 por grupo de amigos. Conta com sede na Quadro do Frigorífico e é formado por 20 componentes. Tem como Patrão Vicente Portela e como Capataz Rodrigo Gomes. A 1ª Prenda é Lauren Moreira e a 2ª Prenda Eduarda Moreira. O lema da entidade é “A amizade é laço que une os amigos”. 

 

NÚCLEO DE CRIADORES DE CAVALOS CRIOULOS 

Criado em 1995, tem o objetivo principal de congregar os criadores de equinos da raça crioula em Tupanciretã e região, além de fomentar novos criadores. Presidente: Rodrigo Pacheco. Vice-presidente: Gilberto Lima. Destacou os ideais de valorizar sempre a nossa terra e a nossa gente, a paz e a união. 

 

GRUPO DE ARTE NATIVA TROPEIROS DO RIO GRANDE 

Fundado em Ibirubá em 1999, atualmente é situado em Tupanciretã, na Sede Campeira do CTG Tapera Velha. Conta com 22 representantes. Tem como patrão Gustavo de Moura e como Capataz Renato Simões. Seu lema é “Zelar pelas tradições e preservar as raízes do Rio Grande do Sul”. 

 

GRUPO NATIVO SENTINELAS DA TRADIÇÃO 

Fundado em 2003, recebeu o nome atual em 2013. Tem sua origem em membros da Escola Dr. Flory que queriam participar do Desfile dos Cavalarianos. Possui como objetivo honrar a tradição com amor ao Rio Grande do Sul e o pássaro quero-quero como símbolo. 

 

PIQUETE OS FARRAPOS 

Aludindo à Revolução Farroupilha, o piquete homenageia a história gaúcha e aqueles que batalharam em defesa do Rio Grande do Sul. Foi fundado em 1988, e recebe novos componentes a cada ano. O Piquete apresentou ala dedicada aos Lanceiros Negros, importante grupo que ajudou a escrever a história da Revolução Farroupilha. 

 

Piquete Os Farrapos leva para a avenida a representação da história do Rio Grande do Sul (FOTO: JM Digital)

 

Ao final dos desfiles, Lavínia Paiva, 2ª Prenda Mirim da 9ª RT e Prenda da EN Taquarembó, realizou apresentação ao violão e voz cantando a música tema da Semana Farroupilha.  

 

Então, o prefeito Gustavo Terra proferiu discurso: 

  • “Uma belíssima demonstração da nossa cultura gaúcha. Me emocionei em lembrar que, em 1980 e 1990, desfilava com meu pai. E hoje, desfilei com meu filho. É assim que tem que ser. É assim que se transfere valores, princípios, caráter e cultura. Comemoramos também o honroso primeiro lugar que Tupanciretã ocupa no PIB agropecuário do Rio Grande do Sul, graças à produção agrícola de nosso município”. 

 

Após, o Hino Riograndense foi cantado pela 2ª Prenda Lavínia Paiva, enquanto o prefeito Gustavo Terra, o Tenente Eleno e o vice-prefeito Marcio Dias arriavam as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Tupanciretã, respectivamente. 

 

Acompanhado do prefeito Gustavo Terra e do vice-prefeito Marcio Dias, o tenente Eleno realizou ao simbólico de apagar a Chama Farroupilha, encerrados os Festejos Farroupilhas 2022 no município de Tupanciretã. 

 

ENTREVISTAS 

Márcio Dias: “Satisfação muito grande em ter a oportunidade de vivenciar mais um capítulo de nossa história e pelo apoio de nossa população. Valorizamos a tradição e a história de nosso Rio Grande, e também nossa terra, Tupanciretã. A participação de crianças e jovens durante o desfile é muito importante. E também os Farrapos, que participaram em grande número”. 

 

Gustavo Terra: “Neste 20 de setembro, comemoramos a liberdade conquistada pelos nossos ancestrais. E, junto a isso, comemoramos os números da economia do nosso município e a retomada econômica em âmbito federal. Que sigamos cultivando com muito orgulho o tradicionalismo gaúcho”. 

 

O Jornal Manchete Tupanciretã Digital agradece a todos pela grande audiência durante a transmissão do evento no facebook. Com público de diversas partes do Brasil, a live do JM Digital liderou a audiência local. 

 

TODOS CONTRA A DENGUE










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.