Nesta semana, ocorre a 18ª Feira do Livro Municipal. De 6 a 8 de outubro, os tupanciretanenses terão diversas atrações que vão no sentido de estimular o cultivo do conhecimento e da cultura. O tema desta edição “Livros - uma jornada infinita” nos mostra como o conhecimento é valioso: ninguém pode tirá-lo de nós e ele nunca acaba, apenas se multiplica.
O Patrono desta edição é o escritor tupanciretanense Alberto Brum de Souza, autor de diversos livros nas áreas da filosofia, história e teologia (entre eles, O Mistério da Ética, A Gnosis de João, A Filosofia dos Rishis da Índia Antiga e O Colégio Arcano e Filosófico dos Templários em Toledo), o escritor lançará na 18ª Feira do Livro Municipal a obra Bardesanes e os Hinos de São Tomé.
Tendo vivido na Terra da Mãe de Deus até 1975, hoje Alberto mora em Guararema, interior de São Paulo. Antes disso, porém, passou por outras partes do país, sempre contribuindo para a reflexão filosófica, produzindo obras literárias e acadêmicas e dirigindo grupos de estudo.
Em 1976, mudou-se para Porto Alegre, onde se graduou em Filosofia pela UFRGS, e recebeu o título de Mestre em Antropologia Filosófica-Ética pela PUC-RS.
No início dos anos 1990, vai para Brasília. Na capital federal, trabalha em diversos órgãos, como a Universidade Católica de Brasília a Universidade Federal de Brasília e o Instituto Franciscano. Lá, criou um grupo de estudos chamado Núcleo Lux, focado em traduções filosóficas e religiosas.
Alberto Brum de Souza também fez cursos em diversos lugares do mundo, como Argentina, Espanha, Itália, França, Estados Unidos, Suíça, Turquia, Egito, Nepal e Índia.
Atualmente, segue dirigindo o grupo de estudos e pesquisas Núcleo Lux, é um dos editores da Editora Garbha-Lux (Brasília).
TODOS CONTRA A DENGUE