Na manhã desta segunda (28), ocorreu a Sessão Legislativa da presente semana. Os parlamentares debateram pautas de interesse da comunidade nas mais variadas áreas: esportes, limpeza urbana, cultura e lazer.
Foi destacado evento de coroação das musas dos Gremistas de Tupanciretã, e também de entrega de certificado para a etnia afro Quariperê. Além disso, a questão do acúmulo de lixo urbano, de incentivo ao Figueira Futsal e da ausência de competições municipais de futsal no âmbito escolar também foram destacadas.
O vereador Ronaldo Salles (PSDB) não compareceu à Sessão por questões de saúde e foi substituído pelo vereador Zé do Povo.
Ordem do Dia:
Projeto de Lei Complementar nº 151/2022 - Autoriza a abertura de crédito adicional especial: aprovado por unanimidade;
Projeto de Lei Complementar nº 153/2022 - Acrescente evento a Lei Ordinária Municipal nº 4155 Calendário Permanente de Eventos do Município de Tupanciretã: aprovado por unanimidade.
BENHUR TERRA (PSDB)
O vereador falou de Pedido de Providência do vereador que o representou na última sessão: “Solicitação de calçamento na rua da cidade”. Também comentou sobre o momento do país no pós-eleição do país: “Precisamos ter muita cautela no que falar, até pela insegurança jurídica. Muitas vezes, a pessoa que está julgando, o faz com base no seu pensamento. Decidi na hora que hoje não vou me manifestar, mas em breve falarei”, disse, destacando a prisão de deputado federal. Destacou também nomes de expressão no esporte municipal.
CATITE (REPUBLICANOS)
O parlamentar parabenizou o Figueira e todos os torcedores e a comunidade: “Agradeço a todos que nunca mediram esforços para ajudar o clube. E também os atletas e a diretoria. Enfrentaram, em Carazinho, uma grande equipe”. Comentou também sobre a participação do Madeireira Ivaí e da Vila Operária na Copa RS: “Competição de futebol amador a nível estadual. São 158 equipes e, para a nossa alegria, as equipes de Tupanciretã estão classificadas para a fase estadual”. Citou também pessoas que estão com a situação de IPTU atrasado: “Nossa proposta é que o município faça esse parcelamento em até 60 vezes. Pois, uma pessoa com dívida elevada, se fosse pagar em 24 vezes, que é o modelo atual, iria pagar R$ 650 por mês, por exemplo. O que fica inviável”, disse, destacando que o maior parcelamento ficaria bom tanto para a Prefeitura como para o contribuinte. Comentou também sobre evento de Natal Solidário no Abacatu: “Eu e a minha equipe organizamos esse evento todo ano, fazendo um Natal mais feliz para essas famílias”.
ARLETE SILVEIRA (PP)
Iniciou parabenizou as novas rainhas do Gremistas de Tupanciretã: “Évelin Ribeiro, Musa Tricolor; Fernanda Silveira, Musa Infantil Tricolor; Virgínia Sarturi, Bebê Tricolor; Sônia Machado, Vovó Tricolor”, destacando o evento de confraternização do grupo de torcedores do Grêmio, no qual também foi empossada a nova diretoria. Citou também entrega de Certificado para a etnia afro Quariterê pelo Dia da Consciência Negra: “Etnia tão importante e que nem faz parte da nossa história, merecendo todo o nosso respeito e admiração”. Comentou também sobre o Natal Encantado: “Evento com grande número de pessoas, onde foram acesas as luzes natalinas e onde também ocorreu a chegada do Papai Noel”. Comentou ainda sobre a I Ultramaratona Internacional de Tupanciretã: “Evento que terá a participação de atletas de diferentes lugares, acontecimento inédito para o nosso município. Desejo sucesso a todos os envolvidos”. Concluiu fazendo sobre pedido de providência de sua autoria sobre melhoria de infraestrutura em rua da cidade e sobre pedido realizado pela Vereador Mirim.
BLADIMIR PEREIRA (PP)
Falou de Indicação de sua autoria sobre a coleta seletiva de lixo: “O Vereador Mirim que me representou também fez a sugestão. Espero que junto com os outros vereadores consigamos resolver essa questão”. Também falou sobre a pauta dos Esportes: “A base em Tupanciretã precisa ser trabalhada, para que crianças e adolescentes possam ser observados e, no futuro, integrar as equipes principais daqui de Tupanciretã. Já são três anos que o CMD não realiza torneios municipais. Precisamos retomar esses campeonatos para que os representantes das equipes vejam novos talentos”, disse, destacando que já ouviu reclamações da comunidade pela falta dessas competições. Também destacou o apoio da Casa Legislativa ao Figueira e a dificuldade de transformar o pórtico do Frigorífico em patrimônio histórico.
JOCELENE AQUINO (PT)
Falou de Indicação na pauta da limpeza urbana: “A Administração Municipal deve dar um olhar mais apurado para essa questão do lixo”, destacando também Projeto de sua autoria sobre educação ambiental: “É preciso retomar a questão do meio ambiente e da coleta seletiva em nossas escolas”. Falou ainda sobre segurança nas escolas: “Visitei o Corpo de Bombeiros de nossa comunidade, e falamos da necessidade de trabalho de formação para que as crianças saibam como agir em situações de sinistro nas escolas”. Também fez referência à entrega de Certificado à etnia afro de Tupanciretã: “A etnia afro ajudou a construir a história do Brasil e merece nosso reconhecimento”, disse, citando Seu Maluta, Dona Jorja e Leni Mazoni. Também fez voto de pesar por morador do Assentamento Fátima.
ZÉ DO POVO (PSDB)
Iniciou comentando sobre Pedido de Providência de sua autoria: “No Quadro do Frigorífico, é necessária tubulação de pequenos metros, pois o cheiro é forte. 50 ou 60 tubos já amenizaria o problema”. Falou também sobre Indicação a respeito do pórtico de entrada do Frigorífico: “É um cartão-postal da entrada da cidade. É preciso que a Indicação passe para o Patrimônio do Estado. Agora, há um morador no local, mas não isso não impede a Indicação, pois o pórtico não foi afetado pela casa que está lá”. disse, citando prédios e locais do município que também merecem preservação. Também comentou sobre homenagem à etnia afro: “Temos um país de várias culturas, e a Casa Legislativa, sempre que pode, deve promover essas entidades”.
CHICO CANCIAN (PP)
O vereador também comentou sobre a questão do lixo urbano: “Problema que vem se arrastando há vários meses”, disse, apresentando uma sugestão de Projeto: “Que seja instituído um ecoponto no município de Tupanciretã. Baseei-me no município de Tapera, onde há um local no qual é recolhido o lixo reciclável e eletrônico. Esse Projeto será encaminhado para o Executivo Municipal”, disse, destacando que muitos comércios não sabem onde descartar determinados lixos. Também falou sobre a pauta do Esporte: “Sugiro que nós, vereadores, marquemos uma reunião sobre a questão da falta de competições escolares a nível municipal. Está muito parado o setor de Esportes da cidade, na questão de futsal e futebol sete”, disse. Também comentou sobre a coroação das musas dos Gremistas de Tupanciretã. Repudiou ainda algumas manifestações sobre jogador da Seleção Brasileira: "Pessoas se manifestaram desejando lesão de atleta que defendeu o candidato Bolsonaro na eleição. É uma vergonha”, disse, destacando que em breve também comentará sobre a situação de pós-eleição no Brasil.
TODOS CONTRA A DENGUE