O Parque de Exposições Coronel Marcial Terra será palco de uma intensa programação da Raça Crioula em Tupanciretã. Trata-se da Exposição de Primavera, evento do Núcleo de Criadores de Cavalos de Tupanciretã, que será realizado em 3 de dezembro.
Os equinos, independentemente de que raça forem, sempre despertaram um fascínio nos seres humanos para práticas esportivas, trabalho, lazer ou como também auxiliares em tratamentos de inclusão social ou outras formas de terapia. Estima-se que a raça Crioula movimente mais de R$ 3 bilhões de reais por ano na economia brasileira além de gerar mais de 280 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos.
Por trás de um cavalo sempre há uma rede de profissionais em seu entorno, domadores, tratadores, ferrageadores, médico-veterinário, fornecedores de produtos entre tantos outros profissionais. A raça Crioula apresenta mais de 490 mil animais registrados na Associação Brasileira de Cavalos Crioulos (ABCCC).
Tupanciretã possui um núcleo filiado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, sediado no Parque de Exposições Coronel Marcial Terra e atualmente é presidido pelo criador Rodrigo Pacheco Ribeiro.
Atento ao cenário da raça no Estado e País, o Núcleo estará realizando no dia 03 de dezembro um conjunto de atividades voltadas para o fomento da raça em Tupanciretã e Região.
A programação terá início às 08h30min com a resenha coletiva (uma ferramenta de incentivo da ABCCC para aqueles pequenos criadores e simpatizantes da raça- com até cinco animais registrados na ABCCC- de apresentarem os seus potros ou animais para um técnico indicado pela ABCCC e serem admitidos no registro definitivo da raça com as despesas custeadas pela própria Associação).
Logo a seguir haverá a concentração de machos, a partir das 10 horas, onde os animais serão apresentados ao técnico onde o mesmo fará uma avaliação criteriosa dos exemplares para serem ou não admitidos como reprodutores da raça. Em prosseguimento aos trabalhos, a partir das 13h30, haverá a exposição morfológica da raça, iniciando com os incentivos (animais machos e fêmeas até dois anos de idade). Após, acontece o julgamento dos animais em suas diversas categorias já com registro definitivo na ABCCC.
O NCCCT convida a toda população para que se faça presente no Parque de Exposições para conhecerem mais sobre a raça e interagirem com os criadores e simpatizantes da raça e assim conhecerem mais sobre a Raça Crioula e seus encantos. Quem sabe, no futuro aqueles que ali comparecerem, se já não o são, sejam novos criadores ou proprietários de cavalos crioulos?
Além disso, convidamos para mais uma edição do Crioulaço, com a prova “Sidney Caetano da Silva”. O evento ocorre no dia 16 de dezembro dentro da programação do Rodeio Classificatório da 9ª Região do CTG Tapera Velha.
TODOS CONTRA A DENGUE