Ainda que o verão não tenha chegado oficialmente, o Rio Grande do Sul experimenta onda de calor nesta segunda semana de dezembro.
A presença de uma intensa massa de ar quente localizada no centro-norte da Argentina explica as condições climáticas, e também sinaliza a região do Brasil que deve sentir a força do sol com mais intensidade: o oeste gaúcho.
Já na terça (6), cidades da região registraram temperaturas altas, com destaque para Santa Rosa (37,2°C) e São Borja (36,7°C).
Em Tupanciretã, localizada na região central, a máxima registrada pelo Inmet foi de 34,2°C nesta quarta (7). Mas atenção, as maiores temperaturas na Terra da Mãe de Deus são esperadas na quinta (36°C) e na sexta (37°C), segundo o Inmet.
O MetSul explica que, apesar do calor forte, a frente quente não deve ser mais intensa que a de janeiro de 2022, quando cidades como Bagé e Quaraí ultrapassaram a marca dos 40°C. Na ocasião, Tupanciretã registrou temperatura de 38°C.
Ainda de acordo com o MetSul, a onda de calor deve terminar no início da próxima semana, quando é esperada a chegada da chuva.
TODOS CONTRA A DENGUE