A Sessão Legislativa desta segunda (19) teve comentários a respeito das apresentações artísticas e confraternizações que marcam o período de fim de ano.
Além disso, os vereadores também lembraram das obras de infraestrutura realizadas pelo município durante o ano de 2022.
Na Ordem do Dia, votação de projetos nas áreas de Administração Pública e Educação também foram pautas tratadas em tribuna. Na lista abaixo, estão todos os projetos votados:
Projeto de Lei Complementar nº 135/2022: Institui o Código Sanitário em Tupanciretã. Revoga a Lei Complementar 4366/2021 e dá outras providências - Aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei nº 143/2022: Dispõe acerca de Delegação de Competências na Esfera Administrativa da Administração Direta e Indireta de Tupanciretã e dá outras providências - Reprovado por unanimidade.
Projeto de Lei nº 146/2022: Institui no município de Tupanciretã o modelo de Escola Cívico-Militar e dá outras providências - Aprovado por sete a um.
Projeto de Lei nº 06/2022: Dispõe sobre denominação de Rua Lucídio Teixeira a atual Via Pública denominada de Rua A – Aprovado por unanimidade
Projeto de Lei nº 07/2022: Dispõe sobre denominação de Rua Flor de Corticeira a atual Via Pública ainda não denominada – Aprovado por unanimidade.
Confira o resumo das manifestações dos vereadores em Tribuna (o vereador Benhur Terra não pôde comparecer à sessão):
RONALDO SALLES (PSDB)
Iniciou sua manifestação com os tradicionais votos de pesar. O vereador também comentou sobre a final da Copa do Mundo 2022: “Foi a primeira vez que torci para a Argentina. Por três motivos: a humildade de Messi, que foi seis meses melhor do mundo e não é arrogante; o fato de sermos vizinhos dos argentinos; e em homenagem ao Papa Francisco, o Papa dos Pobres”, disse, destacando seu patriotismo e a torcida pelo Brasil.
BENEZER CANCIAN (PP)
Emocionado com questões pessoais, o vereador comentou sobre doação de Bíblia realizada pelo Pastor Dirceu, da Assembleia de Deus, falando também das expectativas para o Brasil em 2023: “É muito gratificante. O nosso Deus é um para todas as igrejas e todas as religiões. Peço que tenhamos um fim de ano tranquilo e um novo ano cheio de coisas boas, haja vista que nosso país se encontra em turbulência devido a questões políticas. Vamos torcer para que o povo brasileiro tenha tranquilidade e muita alegria”.
CATITE (REPUBLICANOS)
O parlamentar comentou sobre participação em torneio de categorias de base no Gyma Society: “Evento importante. O público compareceu em grande número, e mais de 200 atletas participaram. Parabenizo também os organizadores”. Falou ainda de realização de festa de Natal solidária no Abacatu e final da Avenida Padre Roque Gonzales: “Serão atendidas mais de 60 crianças. Agradecemos aos padrinhos que adotaram crianças. Já é o quarto ano consecutivo que realizamos essa festa”. Parabenizou ainda o trabalho do Executivo Municipal: “Moradores demonstram a felicidade pela execução das obras. Muitos diziam que eram só promessas eleitoreiras, mas o prefeito provou que não”.
ARLETE SILVEIRA (PP)
Falou de participação em almoço festivo no Assentamento Santa Rosa: “A 17ª Festa do Aposentado Rural, que ocorreu sábado, com sorteios de brindes e música ao vivo. Várias pessoas de localidades em Tupã e em Jari participaram do evento”. Também comentou de apresentação da Orquestra Ameart e Banda Municipal Dr. Nestor André Mantese: “Grande show apresentado no Centro Social. As iniciativas são exemplos de grandes trabalhos feitos com crianças, jovens e adultos do município”. Parabenizou ainda os alunos do 9º ano da Escola Felix da Cunha pela formatura, e elogiou evento realizada na Casa de Cultura no último domingo (19): “Parabéns a todos os envolvidos”, disse, destacando a FestCantata formada por participantes do FestCantu.
BLADIMIR PEREIRA (PP)
O vereador iniciou agradecendo a retirada de poste de rua da cidade. Falou também da apresentação musical da Ameart e da Banda Dr. Nestor André Mantese: “Um espetáculo. Projeto de cunho social de uma enorme relevância. Acompanhamos a felicidade e a competência das crianças”, disse, destacando o apoio do COMDICA. Parabenizou também todos os alunos de Tupanciretã que estão se formando em 2022, e os professores e funcionários envolvidos. Agradeceu também, em especial, a direção e os professor da Escola Cívico-Militar Cel. Marcial Terra. Também comentou sobre a demonstração de aprovação dos trabalhos do Executivo Municipal: “A gente sente uma alegria muito grande pelo trabalho efetuado pela Administração Municipal”. O vereador também comentou sobre a situação social e econômica da Argentina: “O tricampeonato trouxe uma alegria para os argentinos, pois eles estão passando por uma fase dura”.
CARINA VALAU (MDB)
A vereadora comentou em especial sobre o Projeto de Lei nº 143/2022: “Algumas áreas dizem que pode e outras que não pode. Os secretários municipais ficarão com delegações que hoje são de competência do prefeito, como pagamento, autorização de compras, homologações e, inclusive, os fundos municipais”, explicou. Falou também do Projeto de Lei nº 146/2022: “O projeto diz que a administração irá buscar recursos no Estado para manter o ensino cívico-militar na escola. Vou votar favorável, para que seja mantido os militares na escola, mas faço um adendo: que sejam enviados mais policiais militares para Tupanciretã”. Também comentou sobre a burocracia necessária para a instauração do nome de ruas na cidade.
JOCELENE AQUINO (PT)
A parlamentar falou em especial sobre o Projeto de Lei nº 146/2022: “Entendemos que fazer um investimento altíssimo na Escola Cívico-Militar em detrimento das outras escolas do município não é justo. É feito um investimento de R$ 1 milhão na Escola Cívico-Militar e é destinado R$ 1 milhão para as outras escolas do município juntas. Há escolas do município que não têm piso”, disse, destacando que não é contra as escolas cívico-militares.
TODOS CONTRA A DENGUE