noticias913 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Última Sessão Legislativa de 2022 elege nova Mesa Diretora e vota projetos nas áreas de previdência e educação

Vereadores também realizaram retrospectiva dos trabalhos realizados neste ano

Publicada em 26/12/2022 às 16:01h | Leonardo Reis - bacharel em Letras 

Compartilhe nas redes sociais

Última Sessão Legislativa de 2022 elege nova Mesa Diretora e vota projetos nas áreas de previdência e educação
 (Foto: JM Digital)


A última Sessão Legislativa de 2022 foi marcada pela votação de diversos Projetos de Lei oriundos do Executivo e também por retrospectivas do ano de 2022 feitas pelos vereadores. 

 

Falas destacando o debate sadio e democrático, e o trabalho em prol da comunidade foram proferidas por todos os vereadores. 

 

Na Ordem do Dia, projetos a respeito da Previdência Municipal e do método de escolha dos diretores das Escolas Municipais foram votados. 

 

Após a Sessão, foi eleita a Mesa Diretora para o ano de 2023. O vereador Catite será o Presidente da Casa Legislativa; tendo o vereador Benhur Terra como Vice-presidente e os vereadores Benezer Cancian e Bladimir Pereira como primeiro e segundo secretários. 

 

O resultado do pleito foi: sete votos a favor e dois votos em branco. 

 

Ordem do Dia: 

Projeto de Lei nº 167/2022: Dispõe sobre o regime próprio de Previdência Social de Tupanciretã e cria a autarquia de previdência dos servidores públicos de Tupanciretã e revoga a Lei Ordinária nº 2112/2002 – aprovado por 5 a 3. 

 

Projeto de Lei nº 091/2022: Dispõe sobre a cedência de servidores municipais para a autarquia municipal de regime próprio de Previdência Social – aprovado por unanimidade. 

 

Projeto de Lei nº 163/2022: Autoriza o Poder Executivo de Tupanciretã à cedência onerosa de espaço público para empresa – aprovado por unanimidade. 

 

Projeto de Lei nº 166/2022: Acrescenta evento à Lei Ordinária 4155 – aprovado por unanimidade. 

 

Projeto de Lei nº 168/2022: Dispõe sobre a gestão democrático do ensino público municipal de Tupanciretã conforme ADI 2997 – aprovado por 5 a 3. 

 

Projeto de Lei nº 169/2022: Altera dispositivos da Lei Ordinária Municipal nº 3497/2013 - aprovado por unanimidade. 

 

Projeto de Lei nº 21/2022: Altera dispositiva da Lei Ordinária nº 4363 que autoriza aquisição de busto de Miguel Chiapetta Cardoso – aprovado por unanimidade.

 

Confira o resumo das manifestações dos vereadores em tribuna: 

RONALDO SALLES (PSDB) 
Iniciou sua manifestação com os tradicionais votos de pesar. Fazendo retrospectiva do ano de 2022, o vereador destacou que dificuldades e sucessos fazem parte: “A vida é assim: altos e baixos. Temos que saber administrar nossa vida com a consciência de que há oscilações. Desejo a todos paz e saúde e, do fundo do meu coração, um ótimo 2023”. 

 

BENEZER CANCIAN (PP) 
O vereador também proferiu votos de pesar no seu início de pronunciamento. Também fez uma retomada do ano que está terminando: “A discussão faz parte da democracia. Todos estamos aqui imbuídos em atender os anseios de nossa comunidade. Esperamos que 2023 seja melhor do que 2022. Desejo um ótimo 2023 para todos os funcionários de nossa casa e para a comunidade de Tupanciretã”, disse, parabenizando o trabalho da Mesa Diretora da Câmara no ano de 2022. 

 

BENHUR TERRA (PSDB) 
No início de sua fala, também desejou votos de pesar. Parabenizou a atuação da Mesa Diretora da Câmara em 2022, destacando que a bancada do PSDB sempre atuou em conjunto: “Em momento algum, trancamos alguma pauta da Casa. Aquilo que foi de interesse do município, fizemos”, disse, destacando a postura do Presidente Carlos Augusto e do Secretário Bladimir Pereira. Agradecendo também o convite do vereador Catite para participar da Mesa Diretora em 2023: “Conte comigo, serei parceiro para que o trabalho da Casa seja executado melhor maneira. Estamos aqui para agregar”. 

 

CARINA VALAU (MDB) 
Também proferiu votos de pesar no início de sua fala. Elogiou a atuação do vereador Carlos Augusto na presidência da Casa Legislativa em 2022 e declarou voto em Catite para a eleição para a Diretoria da Câmara em 2023. Fazendo retrospectiva do ano que está acabando, agradeceu a comunidade pela oportunidade de estar atuando como vereadora: “Estou aqui representando a comunidade, e sempre buscamos fazer isso clareza e transparência”. Destacou também Projeto de sua autoria que foram concretizadas, destacando como emendas conquistadas, muitas vezes, não chegam no município: “Trouxemos cinco equipamentos de academia que serão instalados em praças do município. Também buscamos aparelho de ultrassom para o hospital”, disse, destacando como os vereadores devem prestar satisfações à população. 

 

CATITE (REPUBLICANOS) 
O parlamentar também proferiu votos de pesar. Falou também sobre questão de diárias parlamentares: "Muitas vezes, somos atacados e criticados pois somos vereadores que trabalham para a comunidade”. Também deixou mensagem de fim de ano: “Saúdo o Presidente Carlos e o Secretário Bladimir pela ótima relação de trabalho que tivemos em 2022, sempre procurando fazer o melhor para o município. Para 2023, vamos continuar firme e forte”.  

 

ARLETE SILVEIRA (PP) 
Desejou votos de pesar no início de seu pronunciamento. Falou de Pedido de Providência a respeito de patrolamento em rua da cidade e comentou sobre a programação de Aniversário de Tupanciretã: “Ocorreram várias atividades em comemoração aos 94 anos do município. Um grande número de pessoas participou do evento. Parabéns a todos”. Falou ainda da Sessão Solene em homenagem a cidadãos tupanciretanenses: “Momento importante. É uma grande alegria poder reconhecer pessoas que fazem a diferença em nosso município”. Finalizou sua fala desejando Feliz Ano-Novo: “Que a comunidade tenha fé e esperança de dias melhores. Um abençoado 2023 a todos”. 

 

CARLOS AUGUSTO (PP) 
O vereador agradeceu a todos os servidores da Câmara pela parceria em 2022: “Muitas vezes, divergimos de ideias, mas eu sempre tentei ser o mais flexível possível, com a melhor das intenções. Sempre trabalhei buscando o bem-estar de nosso município”. 

 

JOCELENE AQUINO (PT) 
A parlamentar manifestou seu voto contrário ao Projeto de Lei 168/2022 que prevê que o Executivo escolha a Diretoria das escolas do município: “Defendo a possibilidade da comunidade escolar se manifestar e escolher os seus representantes. É preciso desenvolver atos democráticos em nossas escolas, ensinando a votar e a respeitar quem foi eleito”.

 

TODOS CONTRA A DENGUE




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Visitas: 12819383 Usuários Online: 87
Copyright (c) 2025 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.