noticias863 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Através de arrecadação, Adat pretende acelerar castração de animais em estado crítico

O castramóvel é um programa municipal que já atende aos animais na sede da Adat, mas casos de urgência dependem de parceria

Publicada em 10/02/2023 às 10:56h

Jefferson da Silveira da Silva - estudante de jornalismo


Compartilhe
Compartilhar a noticia Através de arrecadação, Adat pretende acelerar castração de animais em estado crítico     Compartilhar a noticia Através de arrecadação, Adat pretende acelerar castração de animais em estado crítico     Compartilhar a noticia Através de arrecadação, Adat pretende acelerar castração de animais em estado crítico

Link da Notícia:

Através de arrecadação, Adat pretende acelerar castração de animais em estado crítico
Castramóvel, arquivo JM Digital, 2020.  (Foto: JM Digital)

 

A Associação Defensora dos Animais de Tupanciretã (ADAT) divulgou, através das redes sociais, pedido de apoio da comunidade tupanciretanense para atender animais em estado crítico, casos de urgência e emergência junto ao veículo castramóvel, que pertence ao município sendo de reponsabilidade da Prefeitura de Tupanciretã.  

 

 

O Projeto Castramóvel foi possível por intermédio do vereador Carlos Augusto Oliveira dos Santos (Progressistas), que buscou emenda parlamentar, ao então deputado Federal Luiz Carlos Heinze, de R$ 150 mil. O serviço demorou a ser implantado por inúmeras adequações, mas já opera junto à ADAT como explica a presidente, Marina Paiva da Costa.  

 

 

  • "Mas a ‘notícia’ que nós liberamos não tem nada a ver com castramóvel. Como foi falado da última entrevista do prefeito Gustavo, ele começaria na ADAT, então lá só falta agora, a princípio, eu acho, que uns cinco ou seis animais para castrar. Depois, como é da prefeitura o castramóvel, eles vão fazer um cadastro das pessoas para poder começar o serviço, mas pelo critério deles. Não sei como é que vai funcionar", disse Marina.  

 

 

 

 

 

 

A presidente da Associação explica que, a campanha divulgada ontem (09), busca recursos para atender casos de urgência através de uma médica veterinária voluntária. 

 

 

  • "A veterinária Patrícia está castrando os nossos cães (da ADAT). Só que é um processo lento, porque o cão, o cachorro é mais tranquilo, mas a cadela tem que ter um cuidado maior. Então a veterinário atende a todos os cuidados do castramóvel, ali os animais recebem cuidado e medicação. Então, claro que demora um pouco.  Só que enquanto isso, como um processo lento, a ADAT resolveu fazer uma campanha solidária para arrecadar os valores, para poder castrar aos animais em situações críticas. A demanda é muito grande e o trabalho de fiscalização sempre continua. Então são vários casos, então é uma ajuda que a gente tá dando à prefeitura sempre nos auxilia tanto. Então a gente está trabalhando todos junto, quanto mais apoio a gente tiver, mais a gente consegue fazer pelo município. Por isso que eu peço sempre que a comunidade nos ajude, porque quanto mais ela ajudar, mais a gente consegue fazer pelas situações dos animais", encerra.

 

O vereador Carlos Augusto Oliveira dos Santos destaca que o castramóvel já tem funcionado à serviço da ADAT. Mas que a expectativa é de que, assim que concluir o trabalho dos animais atendidos lá, o serviço chegue aos animais de rua, ou de pessoas contempladas em serviços assistenciais, como ser cadastrada no CadÚnico, por exemplo. Mas em breve os critérios serão divulgados, sendo que, o Projeto Castramóvel é da Prefeitura.

PARA AJUDAR: 

  • Chave PIX CNPJ

20898387/0001-52

  • Depósito na Caixa Economica Federal

Agência: 0525 

Operação: 003 

Conta: 0001189-3 

CNPJ: 20.898.387/0001/52

 

 

 

 

      TODOS CONTRA A DENGUE    










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.