As temperaturas bastante baixas para o verão não impediram que o Desfile de Carnaval 2023 em Tupanciretã fosse marcado por muita alegria e samba no pé.
Concentrados nas laterais da Avenida Vaz Ferreira, o público presente acompanhou um desfile animado e caloroso, que espantou o frio daqueles que se rendiam ao ritmo do samba e caiam na folia.
O JM Digital transmitiu o evento ao vivo, direto da Praça Coronel Lima. No Palanque Municipal, autoridades municipais, entre elas o prefeito Gustavo Terra e a secretária Rosani Didone, que fez o primeiro pronunciamento da noite:
Após, foi a vez do prefeito Gustavo Terra saudar a comunidade:
DESFILE
Os cinco blocos que estiveram presentes no Baile Municipal foram os que participaram do Desfile. Eles adentraram a avenida na seguinte ordem: Abre Alas, Verde Branco, Los Malucos, Panelão e Os Sentenciados.
Puxando a fila antes dos blocos, estava a Corte Municipal, formada pelo Rei Momo Neneco; Rainha Adulta e 1ª Princesa Intermunicipal, Kethlen Messias (Abre Alas); Rainha Infantil, Thauany da Silva (Verde Branco); 1ª Princesa Adulto, Laura Moreira (Os Sentenciados); 2ª Princesa Adulto, Emille Teixeira (Verde Branco).
Com fantasias coloridas e brilhantes, que se moviam junto dos passos de samba e combinavam com as pinturas carnavalescas no asfalto da Avenida Vaz Ferreira, as passistas fizeram um belo espetáculo.
Quando a Corte chegou em frente ao Palanque Municipal, o prefeito Gustavo Terra entregou simbolicamente ao Rei Momo, Neneco, a chave da cidade.
Então, foi a vez dos blocos passarem em frente à Praça.
ABRE ALAS
Com cerca de 300 componentes, o bloco abriu o Desfile em Tupanciretã;
A primeira ala era composta pela Corte do bloco, formada pela Rainha da Bateria, Emily Kaiser; Rainha Adulta, Taiana Pereira; Mestre Sala Ernan e Porta Bandeira, Cláudia.
Em seguida, vinha a bateria, comandada pelo Mestre Alex.
Vestindo o tradicional vermelho e branco do bloco, a bateria do Abre Alas também contava com seção infantil.
Quando os foliões chegaram em frente à Praça, ocuparam as duas vias da Avenida Vaz Ferreira, dançando ao ritmo da bateria.
VERDE BRANCO
Criado em 1993, e com sede na Associação Atlética Agropan, o Verde Branco trouxe cerca de 300 foliões para a avenida.
A corte era formada pela Rainha Adulta, Isadora Alves; 2ª Princesa Adulta, Emille Teixeira; Porta-Bandeira, Lavínia Rocha e Rainha Infantil, Thauany Viegas;
O bloco inclusive apresentou samba-enredo autoral, acompanhado da bateria e com participação de cavaquinho ao vivo.
Em frente ao Palanque Municipal, os foliões fizeram a festa, vestindo a clássica camiseta verde característica do bloco.
Em seguida, e quebrando o protocolo, cortes do Carnaval de Cruz Alta entraram na Avenida, embelezando ainda mais a festa momesca de Tupanciretã.
CORTES DE CRUZ ALTA
Corte Intermunicipal: Foto: Jefferson da Silveira
A cidade vizinha trouxe para a Terra da Mãe de Deus uma verdadeira seleção de sambistas:
Da parte da Corte do Carnaval Intermunicipal da Diversidade do Rio Grande do Sul 2023, estavam presentes a 1ª Princesa, Lilia Andreolo (Unidos do Beco) e a Rainha Daniela Bastos (Gaviões da Ferrô).
A Corte Maior e Melhor Idade Municipal 2023 trouxe a Rainha Helenice Melo (Imperatriz da Zona Norte); a 1ª Princesa Kelly Praes (Gaviões da Ferrô), e a 2ª Princesa Marilena Fagundes (Unidos do Beco).
Quanto à Corte Infantil Municipal 2023, compareceram a Rainha era Iansana Terzetti (Unidos do Beco), a 1ª Princesa Maria Eduarda Santos (Imperatriz da Zona Norte) e a 2ª Princesa Anita Hemming (Unidos da São José).
Da Corte Adulta Municipal 2023 estavam: Rei Momo, Jean Lucas Teixeira (Imperatriz da Zona Norte); Rainha Daniela Bastos (Gaviões de Ferrô); 1ª Princesa Milene Andreolo (Unidos do Beco), 2ª Princesa Manuela Cortes (Imperatriz da Zona Norte); Musa do Carnaval, Vitória Santos (Unidos da São José).
LOS MALUCOS
Fundado em 2005, no bairro Anna Terra. Atualmente, é composto por cerca de 50 componentes.
A charanga do bloco, de nome Raízes do Samba, foi comandada por João Veiga e trouxeram uma verdadeira festa para a Avenida.
A rainha da bateria, Daniele Casimiro, e a Rainha Infantil, Kemile Fontoura também encantaram o público.
Quando chegaram em frente ao Palanque Municipal, o verde e o preto da escola encheram os olhos dos espectadores.
PANELÃO
Fundado em 1997, tem sede na Associação Atlética dos Servidores Municipais. Conta com 50 componentes.
Com abadás de cor amarelo vibrante, os foliões do bloco foram cortejados e recebidos pelo Los Malucos, e dançaram juntos em frente ao Palanque Municipal.
1ª Rainha, Daiani Ribas; 1ª Rainha Infantil, Luana Burtet;
Rainha Adulta, Maria Luiza Costa dos Santos; Rainha Infantil, Kemillly Fontoura
OS SENTENCIADOS
Fundado em 1947, atualmente possui cerca de 1500 componentes. Considerado um dos maiores blocos do estado, tem a sede no CTG Tapera Velha.
Com o Mestre Sala, Daniel Brum; a Porta Bandeira, Nathália Vendruscolo; a Rainha Adulta, Isadora Bopp, a Rainha Infantil: Manuela Ceolin; a 1ª Princesa do Carnaval Municipal, Laura Moreira, a corte dos Sentenciados encheu os olhos do público com fantasias coloridas.
Em seguida, veio a bateria e charanga, com as tradicionais roupas listradas em preto e branco.
Os foliões utilizaram inclusive sinalizadores para abrilhantar o festerê e fecharam o Desfile de Carnaval 2023 em Tupanciretã com grande estilo.
Mesmo com o desfile em seu último ato, ainda deu tempo da Rainha Municipal de Cruz Alta e Rainha Intermunicipal, Daniele Bastos, convidar a comunidade para prestigiar o Carnaval de Cruz Alta:
ENTREVISTAS
Ao final do Desfile, o JM Digital falou brevemente com algumas autoridades que estavam presentes:
Chico Cancian:
Prefeito Gustavo Terra:
Secretário de Administração, Giovani Dalmas:
TODOS CONTRA A DENGUE