Está prevista para esta quinta, 23, a visita de uma comitiva de ministros do Governo Federal ao Rio Grande do Sul. Os membros do governo irão anunciar medidas de enfrentamento da estiagem.
Conforme a assessoria de comunicação do Governo Federal, a comitiva será composta pelos seguintes ministros: Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária; Wellington Dias, ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Waldez Goés, ministro de Integração e Desenvolvimento Regional; Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; e Edegar Pretto, futuro presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A agenda se concentrará na região sul do estado, passando pelas cidades de Bagé e Hulha Negra.
O anúncio das medidas para enfrentamento da estiagem está previsto para o início da tarde, durante visita à Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Hulha Negra. Às 16h30, haverá coletiva de imprensa.
ESTIAGEM NO RIO GRANDE DO SUL
Pelo segundo ano seguido, a falta de chuvas impacta significativamente a produção agrícola gaúcha.
Com lavouras secas, plantas mal desenvolvidas e queda de produtividade, os prejuízos são bilionários.
A situação não é diferente em Tupanciretã, onde a chuva está abaixo da média há meses.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o ex-vice-prefeito de Tupanciretã, Gustavo Lírio, mostrou a situação na propriedade da família no Espinilho Grande, onde um açude de mais de 50 anos ficou seco pela primeira vez e a plantação de milho foi bastante prejudicada.
Além das perdas agrícolas, a estiagem também afeta a disponibilidade de água potável para as famílias que vivem na zona rural.
TODOS CONTRA A DENGUE